Home Extracampo Proprietários do VAR pedem “cessação imediata de uso” da ferramenta no futebol, diz jornal

Proprietários do VAR pedem “cessação imediata de uso” da ferramenta no futebol, diz jornal

Inventores do VAR tentam impedir utilização da ferramenta sem o consentimento adequado

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]
PUBLICIDADE

Presença importante nos jogos mais importantes ao redor do mundo, o VAR pode ser alvo de um grande conflito em breve. Isso porque o jornal “AS” garante que os idealizadores da ferramenta desejam interromper, de forma imediata, a utilização da tecnologia no futebol.

Sendo assim, Antonio Ibañez de Alba, criador e proprietário da propriedade intelectual do VAR desde 1995, e Miguel Angel Galan, proprietário da propriedade industrial da marca, não estariam satisfeitos da forma como a FIfa, Uefa e outras entidades estariam utilizando o árbitro de vídeo. Portanto, um acordo foi assinado para solicitar “cessão imediata de uso” em todo o mundo.

Diante disso, um encontro com a Fifa deve ocorrer em breve para que um meio termo seja encontrado. O diário conta que ambos possuem a intenção de realizar “um pedido sério a todas as entidades que utilizam o VAR sem o seu consentimento, visando exigir a cessação imediata do uso do nome da marca e da patente e tecnologia inventada por De Alba”.

PUBLICIDADE

Portanto, caso as conversas não selem um acordo, os proprietários do VAR podem ir à Justiça. Dessa forma, um processo para resguardar os direitos de exclusividade da marca tem chances de ser aberto, cenário que geraria um grande imbróglio nos tribunais.

LEIA MAIS

VAR light e revisão de impedimentos: Fifa deseja aperfeiçoar tecnologia no futebol; veja projeções

Arnaldo Cezar Coelho fala em ‘crime’ e faz duras críticas ao VAR: “Inventaram pra ganhar dinheiro”