Home DESTAQUE 10 jogadores que foram ídolos de seus clubes em campo, mas acabaram demitidos como técnicos

10 jogadores que foram ídolos de seus clubes em campo, mas acabaram demitidos como técnicos

Jornal inglês montou lista e inseriu apenas ex-atletas europeus

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O jornal inglês The Sun publicou nesta quarta-feira (2) uma lista com 10 profissionais que brilharam por seus clubes em campo, mas que acabaram demitidos após assumirem como treinadores e irem mal.

PUBLICIDADE

Isso se deu porque dois jogadores que foram bem em campo por importantes clubes europeus estão próximos da demissão nos últimos dias: Mikel Arteta, no Arsenal, e Zinedine Zidane, no Real Madrid. Veja a lista de jogadores que foram mal em seus clubes como treinadores abaixo:

Alan Shearer – Newcastle

PUBLICIDADE

O maior artilheiro da história da Premier League defendeu o Newcastle de 1996 a 2006 e se tornou ídolo. Como treinador teve uma única experiência, pelo próprio clube, em 2009, mas durou apenas oito jogos e saiu.

Graeme Souness – Liverpool

Um dos pilares do Liverpool que dominou a Inglaterra e a Europa nas décadas de 70 e 80, o ex-jogador assumiu o time em 1991 e ficou até por um bom tempo, saindo apenas em 1994, mas acabou demitido como apenas 41% de aproveitamento.

Roberto Di Matteo – Chelsea

PUBLICIDADE

O ex-volante fez sucesso em campo pelo Chelsea no fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Aposentou e se tornou auxiliar, até cair em seu colo a vaga de treinador em 2012, com o Chelsea nos mata-matas da Liga dos Campeões. O treinador levou o time ao sonhado título e ganhou o cargo de técnico principal, mas durou apenas sete meses e foi demitido.

Kenny Dalglish – Liverpool

O jogador foi mais um a fazer história com o Liverpool nas décadas de 70 e 80 e surpreendeu ao ter uma ótima passagem de treinador entre 1985 e 1991. Porém, já quando esperava se afastar do futebol, aceitou voltar ao clube para o comando técnico em 2011. Fez a pior temporada do Liverpool na história da Premier League ao terminar em oitavo e acabou demitido.

Thierry Henry – Monaco

PUBLICIDADE

Revelado pelo Monaco, Henrry deixou o clube ainda jovem para jogar em gigantes como Juventus e Arsenal. Em 2018, porém, retornou ao time como treinador e foi um fracasso. Após quatro vitórias em 20 jogos, acabou demitido com o time na zona do rebaixamento.

Ossie Ardiles – Tottenham

O ex-jogador ficou dez anos como jogador do Tottenham, conquistou títulos na década de 80, aposentou e voltou ao clube nos anos 90. Sua passagem foi curta, já que Ardiles quase rebaixou o Tottenham em 1993/94, terminando em 15º na Premier League.

Tim Sherwood – Tottenham

PUBLICIDADE

O jogador fez mais de 100 jogos pelo Tottenham na Premier League no início dos anos 2000. Após a aposentadoria, entrou para a comissão técnica do clube e acabou contratado como treinador em 2013. Mesmo com um contrato de um ano e meio, durou poucos meses e saiu em 2014 após resultados inexpressivos.

Ruud Gullit – Chelsea

O jogador acertou com o Chelsea em 1995, já veterano e com sucesso por vários clubes, para fazer seus últimos anos de carreira e foi muito bem. Em 1997 aceitou ser jogador-treinador em um período turbulento, mas acabou demitido do Chelsea pelo então presidente Ken Bates, que o chamou de arrogante.

Gareth Southgate – Middlesbrough

PUBLICIDADE

O atual técnico da Inglaterra teve uma das demissões mais inexplicáveis da lista. Ex-jogador do Middlesbrough, assumiu o clube em 2006 e disputou duas edições de Premier League até ser rebaixado em 2008. Iniciou a Championship como comandante e levou o ‘Boro’ até a vice-liderança, mas acabou demitido pelo presidente Steve Gibson, que simplesmente definiu como: “foi para o bem do clube.”

Martin O’Neill – Notthingham Forest

O ex-jogador brilhou nos dois títulos europeus do Forest e também no inglês. Voltou ao clube após quase 30 anos depois de sair, em 2019, para ser treinador. Sua passagem foi ruim e o clube ficou apenas em nono na Championship, não alcançando o retorno à Premier League.

No Brasil, por exemplo, outros nomes são claros. Renato Gaúcho, que está no Grêmio, ídolo do clube em campo, foi demitido em sua primeira passagem, em 2010. O mesmo se deu com Rogério Ceni, que está no Flamengo, mas é ídolo histórico do São Paulo e foi demitido do cargo de treinador do clube em 2017.

PUBLICIDADE

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras