Home Extracampo Jogadores em atividade entram em curso para treinadores da CBF e indicam sequência no futebol

Jogadores em atividade entram em curso para treinadores da CBF e indicam sequência no futebol

Três deles estiveram na Copa do Mundo de 2018

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A CBF tem realizado seu curso de treinador de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus e isso atraiu a participação de personalidades importantes do futebol nas aulas. Três alunos do curso são muitos conhecidos dos torcedores: Filipe Luís, Paulinho e Thiago Silva.

PUBLICIDADE

Os três foram companheiros na Copa do Mundo de 2018 e indicaram a sequência no futebol logo após a carreira em campo chegar ao fim. Filipe Luís, do Flamengo, é o único a estar no futebol brasileiro e já havia antecipado o desejo de trabalhar como técnico. Aos 35 anos, tem participado das aulas online, que devem terminar em julho.

Thiago Silva, do Chelsea, é o mais velho dos três. O zagueiro admitiu em entrevista ao Estadão que tem usado o curso para adiantar um processo que teria que fazer após o fim da carreira.

PUBLICIDADE

“Com as aulas, as palestras, você vai acumulando conhecimento para usar lá na frente”, disse Thiago Silva.

“Minha ideia é completar todas as licenças, até porque se for para eu continuar no futebol é ali que eu me vejo, como um auxiliar ou como técnico principal.”

Coordenador da CBF Academy, que organiza o curso, Marco Dalpozzo elogiou a participação de atletas tão relevantes no curso. Isso pode abrir precedents para outros atletas investirem na carreira antes mesmo da aposentadoria.

“Acho que eles são os primeiros de uma longa sequência (de jogadores), porque todos estão percebendo que não basta ser só jogador para se tornar um grande treinador ou executivo”, disse Dalpozzo, também ao Estadão.

PUBLICIDADE

“O treinador precisa de formação e profissionalização. Muitos mais vão buscar esse valor da formação (…) Eles têm conhecimento técnico e tático que aprenderam como atletas de alto nível, mas muitas coisas da ciência do esporte e da metodologia de ensino são importantes para eles dominarem.”

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras