Home Futebol José Pékerman pode abrir negociações para assumir Seleção Colombiana

José Pékerman pode abrir negociações para assumir Seleção Colombiana

José Pékerman comandou a Colômbia nos Mundiais de 2014 e 2018

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O fraco desempenho da Seleção Colombiana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 coloca um ponto de interrogação no futuro de Carlos Queiroz. Por enquanto, o treinador segue no comando técnico da equipe. No entanto, muitos apostam sem sua saída e apontam um argentino como potencial substituto: José Pékerman.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

E segundo informações da “Rádio Caracol”, da Colômbia, o treinador estaria disposto a aceitar um convite da Federação Colombiana de Futebol (FCF) com duas condições. A primeira é que Pékerman não vai conversar com ninguém sobre o cargo a menos que Carlos Queiroz e sua comissão técnica estejam totalmente fora.

O outro ponto, e que talvez seja um motivo de entrave porque é também uma questão política, seria dar a Pékerman a autonomia de formar a sua comissão técnica e o departamento de futebol. Assim, nomes de confiança do argentino teriam lugar na Seleção Colombiana. O treinador, enfim, deseja levar nove profissionais.

PUBLICIDADE

Com isso, o coordenador técnico Pascual Lezcano e o secretário técnico Gabriel Wainer seriam o elo de ligação da comissão técnica com a diretoria da entidade. Além deles, o treinador não abre mão de contar com Néstor Lorenzo, Patrício Camps, Pablo Garabello, Eduardo Urtasún, Gustavo Metral e Esteban Cambiasso.

Por ora, não há acerto entre as partes. A conversa foi apenas iniciada na última semana. O presidente da FCF, Ramón Jerusún, é quem centraliza a negociação. O dirigente telefonou diretamente a Pékerman, com quem trabalhou entre 2012 e 2018, período que o treinador comandou a seleção em dois Mundiais.

José Pékerman se enquadra no perfil estabelecido pela direção de buscar um nome experiente. Recentemente, o argentino recebeu duas sondagens de seleções, mas as conversas não amadureceram. Afinal, o treinador não chegou a um acordo financeiro para comandar a China e a Coréia do Sul nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Como fica a situação de Carlos Queiroz?

Anunciado como substituto de José Pékerman em fevereiro de 2019, Carlos Queiroz deve deixar o comando da seleção colombiana depois de quase dois anos no comando. Nesse ínterim, ele ficou à beira do campo em 18 partidas. Ao todo, foram nove vitórias, três empates e quatro derrotas.

PUBLICIDADE

Carlos Queiroz tem contrato com a FCF até julho de 2022. A demissão do treinador português deve custar US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões, pela cotação atual). Além disso, o valor será pago parceladamente nos próximos anos. A expectativa é que dívida seja liquidada antes do Mundial do Qatar.

LEIA MAIS: