Home Futebol Santos e Grêmio decidem quem avança para as semifinais da Libertadores; saiba tudo sobre o jogo

Santos e Grêmio decidem quem avança para as semifinais da Libertadores; saiba tudo sobre o jogo

Como chegam as equipes, as prováveis escalações, arbitragem, retrospecto e onde assistir Santos x Grêmio ao vivo na TV e online

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

O Santos recebe o Grêmio na noite desta quarta (16), a partir das 19h15, no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, pelo segundo e decisivo jogo das quartas de final da Copa Libertadores da América.

PUBLICIDADE

O confronto na Baixada Santista, em São Paulo, será realizado sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

Como chegam Santos e Grêmio

Na primeira partida, disputada na semana passada na Arena gremista em Porto Alegre, Peixe e Tricolor ficaram no empate em 1 x 1, com gols de Kaio Jorge para o time alvinegro e Diego Souza, em cobrança de pênalti nos acréscimos do segundo tempo, a favor dos donos da casa.

PUBLICIDADE

Com o resultado, quem vencer na Vila Belmiro se classifica às semifinais da principal competição de clubes do continente. Em caso de um placar em 0 x 0, o Santos avança. Qualquer empate igual ou acima de 2 x 2, o Grêmio segue adiante. Com nova igualdade em 1 x 1, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

Quem sair vitorioso, enfrentará o vencedor de Racing x Boca Juniors, que fazem nesta quarta (16), às 21h30 (horário de Brasília), o duelo argentino pelo jogo de ida das quartas de final, no estádio Presidente Perón, também conhecido por “El Cilindro”,  em Avellaneda.

Pelo Campeonato Brasileiro, três pontos separam as duas equipes. O Tricolor possui os mesmos 41 pontos de Palmeiras e Internacional, mas aparece na sexta posição pelos critérios de desempate, fechando a zona de classificação para a Libertadores de 2021. O Peixe é o oitavo colocado somando 38 pontos.

Pela última rodada, o Grêmio empatou sem gols fora de casa com o Goiás, alcançando uma série invicta de 18 partidas (sendo 13 vitórias e cinco empates). Já o Santos foi ao Maracanã com um time inteiro de reservas e saiu goleado diante do Flamengo pelo placar de 4 x 1.

PUBLICIDADE

Para o confronto decisivo desta quarta (16), o técnico Cuca terá três desfalques certos: o meio-campista Diego Pituca, que foi expulso no primeiro jogo em Porto Alegre, mais o meia Vinícius Balieiro e o atacante Soteldo, que cumprem isolamento por contaminação de Covid-19. Arthur Gomes, recuperado da doença, voltou a treinar.

Como previsto, o meia Jean Pyerre viajou com o elenco gremista e deve entrar em campo contra o Santos. Por outro lado, Maicon não foi relacionado por Renato Portaluppi e Darlan provavelmente será seu substituto no meio de campo.

O primeiro jogo das quartas de final entre Grêmio e Santos, disputado em Porto Alegre, terminou com empate em 1 x 1 (Foto: Ivan Storti/ Reprodução/ Flickr oficial do Santos FC)

O primeiro jogo das quartas de final, disputado em Porto Alegre, terminou com empate em 1 x 1 (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)

Prováveis escalações

Santos: John, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry e Jobson; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga; treinador: Cuca

Grêmio: Vanderlei, Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan, Luiz Fernando e Jean Pyerre; Pepê e Diego Souza; treinador: Renato Portaluppi

PUBLICIDADE

Arbitragem

O duelo decisivo na Vila Belmiro será apitado pelo árbitro Wilmar Roldán, que terá Dionisio Ruiz e Wilmar Navarro como seus assistentes, mais a participação de Nicolás Gallo no comando do sistema de VAR (arbitragem de vídeo), todos da Colômbia.

Retrospecto de Santos x Grêmio

Segundo o site “Acervo Histórico do Santos FC”, este será o 92º confronto entre os dois clubes e o retrospecto é favorável ao Santos, que venceu 37 vezes contra 29 triunfos da Grêmio, mais 25 partidas que terminaram em igualdade no marcador. O Peixe assinalou 121 gols na equipe gaúcha e sofreu 101, mantendo um saldo positivo de 20 tentos.

Antes da partida realizada em Porto Alegre na semana passada pela Copa Libertadores, os dois times se enfrentaram em outubro deste ano na Vila Belmiro, em partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão, e o Alvinegro Praiano superou o Tricolor pelo placar de 2 x 1 com dois gols de Marinho, enquanto Diego Souza descontou para os gaúchos.

Como assistir Santos x Grêmio AO VIVO

Santos x Grêmio será transmitido ao vivo e com exclusividade para todo o Brasil pelo FOX Sports, canal fechado que pertence ao Grupo Disney e detém os direitos de exibição da Copa Libertadores da América, podendo ser adquirido por meio de um plano de TV por assinatura.

PUBLICIDADE

O assinante também pode assistir ao jogo ao vivo online pelo FOX Play. Basta acessar o site ou o aplicativo do canal e preencher com os dados do cadastro na operadora de TV.

O melhor de Grêmio 1 x 1 Santos

Assista abaixo aos melhores momentos de Grêmio 1 x 1 Santos, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, disputado na Arena gremista:

LEIA MAIS

Inter de Milão x Napoli: onde assistir ao clássico pelo Campeonato Italiano AO VIVO

Confira os jogos da semana com transmissão AO VIVO pelo SporTV e o Premiere

Novo presidente do Santos critica oferta do Benfica por Lucas Veríssimo: ‘Um insulto’

Jovem volta a ganhar chance de Renato, mas encerra temporada ao romper ligamentos do joelho: “Difícil de acreditar”