Home Futebol Mundial de Clubes contará com cinco substituições e troca extra em casos de concussão; veja detalhes

Mundial de Clubes contará com cinco substituições e troca extra em casos de concussão; veja detalhes

Mundial de Clubes está marcado para acontecer em fevereiro

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]

Nesta sexta-feira (8), a Fifa anunciou detalhes importantes sobre a próxima edição do Mundial de Clubes. Dessa forma, o torneio vai ser a primeira competição internacional que testará o sistema de substituições permanentes adicionais para casos de concussão real ou suspeitas. O modelo foi aprovado pela IFAB (órgão que controla as regras do futebol) e estará presente no torneio disputado no Qatar.

PUBLICIDADE

A medida em questão busca evitar maiores danos aos atletas que venham a sofrer traumas na região da cabeça. Portanto, mesmo se o número máximo de substituições já tiver sido feito, será autorizada uma troca extra. Além disso, a situação tem outras intenções que foram relatadas pela Fifa.

  • enviar uma mensagem forte de que, em caso de dúvida, o jogador deve ser retirado;
  • evitar que um jogador sofra outra concussão durante a partida, pois vários incidentes com lesões na cabeça podem ter consequências muito graves;
  • reduzir a pressão sobre o pessoal médico para fazer uma avaliação rápida; e
  • estabelecer um procedimento simples que pode ser aplicado em todos os níveis do jogo.

CINCO SUBSTITUIÇÕES E SORTEIO

Também foi divulgado que os clubes presentes no Mundial vão poder realizar cinco substituições nos jogos. O modelo foi aprovado para evitar o desgaste dos atletas em meio à pandemia, e continuará a ser usado na competição. Cada equipe terá três paradas para fazer suas mudanças, com as trocas também podendo ser feitas no intervalo.

PUBLICIDADE

Por fim, a Fifa informou que o sorteio dos confrontos das quartas e cruzamentos com os semifinalistas será definido em 19 de janeiro. Vale lembrar que resta apenas a definição do representante da América do Sul para que o grupo de classificados para o torneio esteja completo.

LEIA MAIS

Mundial de Clubes já possui seis times classificados; veja participantes