Brasileirão: o Palmeiras depende só de si para ser campeão?

A equipe Alviverde tem dois jogos a menos e quatro confrontos diretos, incluindo o clássico contra o São Paulo

Danielle Barbosa
Colaboradora do Torcedores.com.

Crédito: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O Palmeiras está de olho na final da Copa do Brasil contra o Grêmio e buscando confirmar a classificação para a decisão da Libertadores passando pelo River Plate na semifinal, ainda sim, a equipe comandada por Abel Ferreira segue com chances matemáticas de buscar o título do Brasileirão também. E mais: dependendo apenas de si para ficar com a taça.

A equipe ocupa atualmente a sexta colocação na tabela de classificação, com 47 pontos conquistados – nove a menos que o líder São Paulo e seis a menos que o vice-líder Internacional. O clube, no entanto, ainda tem dois jogos atrasados, contra Vasco e Corinthians, e quatro confrontos diretos até o fim da competição.

Veja todos os confrontos diretos até o fim do Brasileirão

Além de precisar conquistar os seis pontos dos jogos atrasados e seguir com resultados positivos nas próximas rodadas, o Verdão ainda pode alcançar a pontuação do próprio São Paulo se vencer a equipe do Morumbi em clássico que será disputado na 34ª rodada, fora de casa.

Além do confronto contra o São Paulo, o Palmeiras ainda enfrenta Grêmio (30ª rodada), Flamengo (31ª) e o Atlético-MG (38ª) – as três equipes também estão na briga pelo título do Brasileirão. Até a última rodada, serão 11 confrontos diretos, incluindo um São Paulo x Internacional no Morumbi, o que influencia diretamente a briga pelo título, já que pelo menos uma equipe vai deixar de somar pontos.

Vale ressaltar que o critério de desempate pode definir o campeão, isso porque caso Palmeiras e Internacional vençam todos seus respectivos jogos, por exemplo, ambos terminam a 38ª rodada com 80 pontos e 24 vitórias cada.

A ordem do critério de desempate é: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos; menor número de cartões amarelos recebidos; e sorteio.

Atualmente, até a 29ª rodada e com o Palmeiras tendo dois jogos a menos, o Internacional leva a melhor no saldo de gols (18 – 13), gols marcados (44 – 38) e confronto direto (um empate e uma vitória), por exemplo. O Verdão, por sua vez, tem vantagem na disputa dos cartões: quatro do time Alviverde contra seis do Colorado para cartões vermelhos e 70 contra 75 para os amarelos.

JOGOS DO PALMEIRAS ATÉ O FIM DO BRASILEIRÃO:

30ª rodada: Grêmio (casa)
31ª rodada: Flamengo (fora)
32ª rodada: Ceará (fora)
33ª rodada: Botafogo (casa)
34ª rodada: São Paulo (fora)
35ª rodada: Coritiba (fora)
36ª rodada: Fortaleza (casa)
37ª rodada: Atlético-GO (casa)
38ª rodada: Atlético-MG (fora)

*1ª rodada (jogo atrasado): Vasco (casa)
**28ª rodada (jogo atrasado): Corinthians (casa)

Standings provided by SofaScore LiveScore

sofa_embed(‘sofa-standings-embed-83-27591’, window);

LEIA MAIS:
Torcedor do Flamengo ‘viraliza’ por preocupação com chegada do Palmeiras no Brasileirão
Brasileirão: veja os confrontos dos times que estão na briga pelo título nas dez últimas rodadas
Diretor do Sport insinua ajuda a Botafogo e Vasco e detona VAR após pênalti anulado contra o Palmeiras

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes