Home Outros Esportes Tampa Bay e o sucesso nos esportes em 2020

Tampa Bay e o sucesso nos esportes em 2020

Veja como os três times da cidade chegaram às finais da NHL, da MLB e da NFL

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Setembro de 2020: Lightning campeão da Stanley Cup. Outubro de 2020: Rays chegam até a World Series. Fevereiro de 2021: Buccaneers campeão do Super Bowl LV. Em seis meses, os times da cidade no oeste da Flórida chegaram em três das quatro finais das principais ligas dos esportes norte-americanos e os fãs estão em lua de mel com as equipes.

PUBLICIDADE

Mas esse nem sempre foi o caso. Historicamente, as equipes da região não têm um retrospecto positivo. Entre as três, o Lightning é a mais nova e bem sucedida delas. Desde 1992/93, quando o time foi fundado, os Bolts somam 15 temporadas com aproveitamento acima dos 50%, 12 aparições nos playoffs da NHL e 3 finais, sendo campeões em 2004, contra o Calgary Flames, e em 2020, contra o Dallas Stars.

Os Rays são o time mais novo da cidade e fazem parte da última expansão da MLB, que aconteceu em 1998. De lá para cá, foram 14 temporadas com aproveitamento abaixo dos 50% e apenas seis classificações aos playoffs, com duas derrotas na World Series (em 2008 contra os Phillies e em 2020 contra os Dodgers).

PUBLICIDADE

A situação é ainda pior quando analisamos o histórico dos Buccaneers. O time mais antigo de Tampa foi fundado em 1976 e perdeu seus primeiros 26 jogos. No total, os Bucs têm somente 13 temporadas com mais vitórias do que derrotas e 10 aparições nos playoffs da NFL, e o outro agora contra o Kansas City Chiefs.

Mas como uma cidade que não é conhecida pelas suas conquistas nos esportes conseguiu ter tanto sucesso em 2020? Nas redes sociais, muitos atribuem isso à chegada de Tom Brady, que trouxe seu espírito campeão. Outros destacam a coincidência. Mas a verdade é que para ser bem sucedido em um mercado pequeno (a cidade tem cerca de 400 mil habitantes), o segredo está nas trocas e nas escolhas do draft. A seguir vamos analisar como as três equipes da região construíram seus atuais elencos vencedores.

TAMPA BAY LIGHTNING

O título de 2020 do Lightning está em construção há mais de uma década. Na última temporada, 16 dos 31 atletas que participaram dos jogos dos Bolts foram draftados pelo time entre 2008 e 2019. Entre eles estão as principais peças do elenco, como Stamkos, Hedman, Vasilevsky, Point, Kucherov, Johnson, Palat e Killorn. Mesmo com tantos jogadores talentosos, o time não conseguia vencer a Stanley Cup. Sempre faltava algo para a equipe de Jon Cooper dar o passo final, como foi o caso em 2015.

Porém, nos últimos dois anos, o general manager Julien BriesBois parece ter encontrado a fórmula do sucesso. Ele se desfez de algumas peças importantes do elenco, como J.T. Miller e Ryan Callahan, mas trouxe atletas com contratos curtos e de pouco impacto no salary cap por meio de trocas e aquisições, como Maroon, Goodrow, Bogosian e Coleman, o que deu mais fisicalidade ao time.

PUBLICIDADE
Crédito foto: Bruce Bennett/Getty Images

TAMPA BAY RAYS

O que mais impressiona na campanha de Tampa até a World Series de 2020 é a folha salarial do time. Os Rays gastaram cerca de US$ 29 milhões com seu roster, o terceiro menor valor dentre os 30 times da MLB. Entre os jogadores mais caros da equipe estivavam os arremessadores Charlie Morton e Blake Snell, e o center fielder Kevin Kiermaier, que juntos somaram 45% do dinheiro gasto.

Mas o segredo do time está no scout, nas trocas e no farm system. Assim eles conseguiram desenvolver bons jogadores e trocar prospectos ou atletas com altos salários por jogadores mais baratos e que estavam sendo subaproveitados em outras equipes, como foram os casos de Arozarena, Adames, Meadows, Anderson e Choi, que não ganharam mais do que US$ 600 mil no ano. Dessa forma, eles construíram um dos melhores bullpens da liga, algo essencial nos playoffs, e um line up produtivo sem ter muitas estrelas.

Crédito foto: Sean M. Haffey/Getty Images

TAMPA BAY BUCCANEERS

Quando Tom Brady assinou com os Bucs, o time automaticamente virou forte candidato ao título. Com ele também vieram Rob Gronkowski, Antonio Brown e Leonard Fournette, fazendo do ataque de Tampa um dos mais dinâmicos da NFL. Além das contratações no ataque, os Bucs também fizeram adições pontuais e essenciais na defesa, com Suh, Pierre-Paul e Barrett. Com esse investimento, a equipe foi de um recorde 7-9 em 2019 para 11-5 e o troféu do Super Bowl em 2020.

Para construir este time vencedor, foi necessário não só contratar, mas trabalhar muito bem no draft. Entre as principais peças da equipe estão atletas que foram draftados ao longo dos anos, como Mike Evans, Devin White, Scott Miller, Vita Vea, Ronald Jones, Chris Godwin, Jordan Whitehead, Carton Davis, Tristan Wirfs, Antoine Winfield Jr, Lavonte David e Donovan Smith. A construção com jogadores jovens ajudou a salvar espaço na folha salarial do time. Entrando em 2020, os Bucs eram a quarta equipe com o maior salary cap disponível, e assim foi possível pagar os veteranos mais caros e que acrescentaram os elementos necessários para se conquistar um título.

PUBLICIDADE
Crédito foto: Stacy Revere/Getty Images