Brasileirão terá apenas duas disputas na última rodada; veja quais jogos ainda vale muito ficar de olho

Rebaixamento e vagas na Libertadores já se definiram

Matheus Camargo
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Ricardo Duarte/Internacional

O Brasileirão 2020 termina na quinta-feira (25) com todos os jogos da rodada sendo disputados simultaneamente. O que ocorre é que não serão tantas as disputas nos últimos jogos do torneio.

Isso porque a 37ª rodada definiu de uma vez os oito times brasileiros que estarão na Copa Libertadores, além de praticamente decretar os quatro rebaixados.

No caso da Libertadores, há uma disputa em aberto, mas o São Paulo pode encerrar isso nesta segunda (22) com uma vitória sobre o lanter Botafogo. O time paulista tem dois pontos de vantagem sobre o Fluminense, que quer uma vaga direta para fugir da pré-Libertadores. Caso derrota o alvinegro carioca, fica com sua vaga e deixa o tricolor na fase prévia. Caso empate ou perca, a decisão fica para a última rodada, mas com larga vantagem para o São Paulo.

O caso do rebaixamento também está encerrado de forma prática. Isso porque Botafogo e Coritiba já estavam rebaixados e o Goiás, com o empate em casa com o Red Bull Bragantino, também caiu para a Série B. A última vaga poderia estar em disputa, mas o Vasco empatou com o Corinthians por 0 a 0, ficou com 38 pontos e está três atrás de Fortaleza e Bahia. O Cruz-Maltino, para se salvar, teria que tirar um saldo de 12 gols na rodada final.

As disputas reais no Brasileirão são apenas duas para a última rodada. São elas por título e vaga na Sul-Americana:

Título
O Flamengo lidera o Brasileirão com 71 pontos e disputa seu último jogo contra o São Paulo, no Morumbi. A equipe depende apenas de si e uma vitória garante a taça. O problema é que o Fla perdeu os três jogos que disputou contra o São Paulo em 2020.

O Inter tem 69 pontos e enfrenta o Corinthians, que já não disputa mais nada no Brasileirão. A equipe colocada precisa vencer e torcer para que o Flamengo não some os três pontos contra o São Paulo, ou seja, empate ou perca. A disputa promete ser até o fim.

Copa Sul-Americana
Uma disputa que pode valer pouco para os principais clubes, mas vale muito para as equipes que pouco disputam competições internacionais. Ainda há uma vaga aberta para a Sul-Americana 2021 e três clubes estão colados na briga. São eles Sport, com 42 pontos, Bahia e Fortaleza, ambos com 41. Sport e Fortaleza jogam fora de casa e enfrentam, respectivamente, Athletico Paranaense e Fluminense, enquanto o Bahia recebe o Santos em casa. Quem ficar na frente, vai para a Sul-Americana, que já tem garantidos Athletico Paranaense, Corinthians, Red Bull Bragantino, Atlético-GO e Ceará.

Veja os jogos da última rodada do Brasileirão:
São Paulo x Flamengo – Vale título para o Flamengo
Internacional x Corinthians – Vale título para o Internacional
Atlético-MG x Palmeiras
Fluminense x Fortaleza – Vale Sul-Americana para o Fortaleza
Red Bull Bragantino x Grêmio
Bahia x Santos – Vale Sul-Americana para o Bahia
Athletico Paranaense x Sport – Vale Sul-Americana para o Sport
Ceará x Botafogo
Atlético-GO X Coritiba

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras