Home Futebol Corinthians: Quais foram os erros e acertos do time na temporada?

Corinthians: Quais foram os erros e acertos do time na temporada?

Após o final do Brasileirão 2020, o Torcedores.com analisa quais foram os erros e acertos do Corinthians durante esta temporada

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O Brasileirão chegou ao fim! Nesta quinta(25), tivemos a rodada final da competição, e com ela, também tivemos o fim da atípica temporada de 2020. E um dos times que mais ‘sofreu’ neste período de pandemia, foi o Corinthians. Seja pela falta de torcida que historicamente empurra a equipe, ou até pela parte financeira que prejudicou o clube quanto à contratações.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com por sua vez, faz um balanço do que foi a temporada 2020/21 do Timão, apontando os erros e os acertos do clube.

Erros do Corinthians na temporada

Conturbada saída de Jadson e Ralf: Logo no início de 2020 com a chegada de Tiago Nunes, os dois ídolos foram dispensados após a apresentação do elenco. Mas se o treinador foi contratado no final de 2019, por que não comunicar Jadson e Ralf anteriormente? Tudo soou estranho nessa história. E não pelo que ambos vinham rendendo, pois os dois já não tinham mais o mesmo futebol de antes. E sim pela forma como essa saída se deu.

PUBLICIDADE

Venda de Pedrinho: Assim como o tópico anterior, não é a própria venda em si que foi um erro. Pois Pedrinho, como um patrimônio do Corinthians, ‘deveria’ ser vendido em algum momento. Mas os valores e a forma de pagamento parcelada, é bem questionável, tendo em vista o que o clube perdeu tecnicamente. E até financeiramente em relação à juros e ao pagamento de intermediários.

Demora para contratar um novo treinador: Quando Tiago Nunes foi demitido no meio do Brasileirão, o Corinthians foi comandado pelo interino Dyego Coelho, e teve aí seu pior momento na competição. O time ‘namorou’ com a zona de rebaixamento, e se viu obrigado a contratar um novo treinador. Veio Vagner Mancini, que por sua vez, ‘salvou’ o time da degola. Supõe-se então, que o Corinthians poderia ter melhor sorte (até se classificar para a Libertadores), se tivesse optado pela contratação de um novo treinador logo quando Tiago Nunes saiu.

Contratações ‘estranhas’: Jonathan Cafu, Yony González, Ederson, Leo Natel… Não precisa dizer nada, né? Numa situação financeira lamentável, o Corinthians tem pagado salários astronômicos para atletas extremamente questionáveis. Como explicar a chegada desses atletas? E tal fato, pode ajudar a responder o próximo tópico.

Não utilizar mais a base: Por que Leo Natel tem tantas chances, e Cauê não? Por que contratar Jonathan Cafu, com Gabriel Pereira no elenco? Por que o Corinthians tem uma das bases mais vencedoras do Brasil, e não revela ninguém? Perguntas talvez sem resposta, mas que ajudam a entender a modestíssima 12ª colocação do Brasileirão, além das eliminações traumáticas em mata-mata.

PUBLICIDADE

Acertos do Corinthians na temporada

Apesar do balanço geral ser negativo, o Corinthians também teve seus acertos em 2020:

Venda dos Naming Rights da Arena Corinthians: Um fôlego ao desfalcado caixa. Mas que terá real impacto quando a torcida voltar a frequentar o estádio, devido à ações de marketing, e maior divulgação do novo nome.

Volta de Fábio Santos: Apesar do Corinthians não acertar na volta de alguns veteranos, Fábio Santos foi extremamente necessário para a melhoria do sistema defensivo de Vagner Mancini.

Manutenção de Vagner Mancini pra 2021: Mancini chegou com o barco afundando, e fez seu papel de tirar o time da zona de rebaixamento. Mas não dá pra cobrar mais do que isso, devido à condição que o Corinthians se encontra. Agora, numa temporada começando do zero, espera-se que o treinador tenha mais autonomia para ‘barrar’ jogadores, pedir contratações pontuais e utilizar melhor a categoria de base. Trocar o técnico agora não seria a solução. E o clube fez bem em manter Mancini para a sequência de 2021.

PUBLICIDADE

Siga o autor no Twitter/Instagram

LEIA MAIS
Por que a Globo não terá futebol às quartas até o fim de março?

Brasileirão 2020: confira 11 jogadores que foram destaques na competição

Brasileirão 2020: confira a seleção com as ‘revelações’ da competição

PUBLICIDADE