Home Futebol Jornalista sugere que CBF mude o rebaixamento do Brasileirão; veja o formato proposto

Jornalista sugere que CBF mude o rebaixamento do Brasileirão; veja o formato proposto

Profissional sugeriu playoffs

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O rebaixamento de quatro clubes da Série A para que quatro clubes da Série B subam para o Brasileirão do ano seguinte é uma “crueldade”, segundo afirmou o jornalista Gilmar Ferreira em sua coluna do jornal Extra desta quinta-feira (25).

PUBLICIDADE

O profissional do Grupo Globo disse que a CBF tem muitos acertos na mudança do formato do Brasileirão para os pontos corridos, incluindo a modificação no início dos anos 2000 até que seguissem apenas 20 clubes.

Porém, o jornalista criticou o fato do atual rebaixamento seguir o mesmo formato há mais de 15 anos. Segundo ele, não é mais aceitável que o 17º e o 18º colocados do Brasileirão Série A caiam para o acesso do 3º e do 4º colocados da Série B.

PUBLICIDADE

Veja um trecho do que publicou Gilmar Ferreira em sua coluna do Extra:

“Já não se justifica a punição sumária do 17º e do 18º colocados da Série A para a promoção dos 3º e 4º colocados da Série B sem que haja um playoff entre eles.

Foi assim no Campeonato Espanhol da década de 90, até que se chegasse ao modelo comum às principais ligas europeias, com três rebaixados.

Há três anos, os dois primeiros da La Liga SmartBank (segunda divisão) ascendem diretamente.

PUBLICIDADE

E os clubes que ficam entre o 3º e o 6º lugares disputam um playoff para ver quem fica com a terceira vaga na cobiçada La Liga Santander.

Algo que a CBF deveria pensar para as próximas edições do Brasileiro – até os argentinos já se renderam ao modelo europeu.”

Caso a primeira sugestão do profissional fosse aceita, Vasco e Goiás disputariam playoffs contra Juventude e Cuiabá, 3º e 4º colocados do Brasileirão Série B, respectivamente.

No modelo espanhol, o Vasco se salvaria, o Goiás cairia ao lado de Botafogo e Coritiba, e Chapecoense e América-MG subiriam diretamente. Disputariam a terceira vaga Juventude, Cuiabá, CSA e Sampaio Corrêa.

PUBLICIDADE

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras