Home Extracampo Vinícius Júnior tem ótima oportunidade para crescer ainda mais no Real Madrid; confira a análise

Vinícius Júnior tem ótima oportunidade para crescer ainda mais no Real Madrid; confira a análise

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira destaca a mudança de posicionamento do camisa 20 no escrete comandado por Zinedine Zidane nas últimas partidas

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.
PUBLICIDADE

Que Vinícius Júnior é um dos jogadores mais promissores dessa nova geração, isso todo mundo sabe. Ele foi promovido aos profissionais do Flamengo ainda em 2017, com apenas 16 anos de idade e uma expectativa enorme em torno do seu futebol por conta das grandes atuações na base rubro-negra. Seus dribles, arrancadas em alta velocidade e a dose cavalar de ousadia com que partia pra cima dos adversários chamaram a atenção do Real Madrid, que desembolsou 45 milhões de euros pela sua contratação. Quatro anos depois (mais maduro e forte), Vinícius Júnior ainda tenta provar que não é apenas uma promessa apesar das atuações irregulares e das cobranças que chegam de toda parte. Mesmo assim, a sorte parece estar sorrindo para o brasileiro. Com as seguidas lesões de Hazard, o camisa 20 vem ganhando mais chances com Zinedine Zidane e subindo de produção a partir de uma pequena mudança de posicionamento.

O torcedor do Flamengo se acostumou com um Vinícius Júnior saindo da esquerda para dentro no 4-1-4-1 de Maurício Barbieri no ano de 2018. Era quem desequilibrava as defesas adversárias com dribles desconcertantes e muita velocidade apesar da deficiência nas conclusões a gol e numa certa afobação (ainda natural para um jogador da sua idade) em lances decisivos. Com o tempo, foi ganhando mais força e mais visão de jogo. Principalmente por jogar ao lado de nomes como Benzema, Modric, Casemiro e Kroos. Aos poucos, Zidane está transformando Vinícius Júnior num atacante mais completo, que circula por todo o campo e que troca de posição constantemente. Na vitória do Real Madrid sobre o Valencia no último domingo (14), o camisa 20 chegou até a jogar no comando de ataque quando Benzema puxava a marcação para a esquerda. Tudo para abrir espaços para a chegada dos jogadores de meio-campo.

PUBLICIDADE

Vinícius Júnior começa pela esquerda, mas troca de posição com Benzema na “inversão da pirâmide” do 4-3-3 de Zinedine Zidane no Real Madrid. Laterais abrem o campo, zagueiros avançam e atacantes jogam um pouco mais por dentro. O camisa 20 ganha novas funções dentro dessa formação. Foto: Reprodução / ESPN Brasil

O interessante aqui é mais a mudança de posicionamento e de postura de Vinícius Júnior (que passou a soltar mais a bola e partir para o drible só quando as condições favorecem essa escolha) do que propriamente a formação do Real Madrid de Zidane. Tanto é assim que o camisa 20 não abre mão das arrancadas pelo lado esquerdo saindo em diagonal em direção ao gol para a finalização ou para servir os companheiros. E nesse ponto, a equipe merengue mantém o posicionamento (com a linha de cinco atacantes criada a partir da variação para o 3-2-5) com Mendy caindo mais por dentro enquanto o brasileiro dá a amplitude que a jogada precisa. Além disso, Vinícius Júnior não é mais um menino de 17 anos. A personalidade e a ousadia ainda estão lá. A diferença é que Zidane vem conseguindo colocar esses talentos a serviço do time. Bom para Vinícius Júnior e melhor ainda para quem aposta no seu talento.

PUBLICIDADE

Zinedine Zidane não abriu mão das arrancadas de Vinícius Júnior saindo da esquerda para dentro nos contra-ataques do Real Madrid. O técnico francês quer que o brasileiro coloque seu talento a serviço da equipe merengue. Mais jogo coletivo e menos dribles de cabeça baixa. Foto: Reprodução / ESPN Brasil

A necessidade de se reinventar a cada partida nesse contexto de jogos sem público (por conta da pandemia de COVID-19) e de departamento médico cheio (Hazard que o diga) obrigaram Zidane a mexer na formação do Real Madrid várias vezes nesse início de temporada. O treinador apostou até mesmo num eficiente 3-4-2-1 na vitória sobre o Getafe no dia 9 de fevereiro. Com Marvin Park e Marcelo nas alas, Mendy jogando como zagueiro ao lado de Nacho Fernández e Varane, Vinícius Júnior jogou um pouco mais por dentro e formou ótimo trio ofensivo com Benzema e Asensio. Tanto que fez o cruzamento para o atacante francês marcar o segundo gol do escrete merengue. E isso jogando do lado direito de ataque, setor onde não se sente tão confortável. Aos poucos, Zidane vai lapidando o talento do camisa 20 através dessas mudanças de formação num Real Madrid que ainda pode chegar bem longe nessa temporada.

Os desfalques obrigaram Zidane a escalar o Real Madrid num 3-4-2-1 na vitória sobre o Getafe no dia 9 de fevereiro. Vinícius Júnior começou jogando mais pela esquerda, mas sem deixar de abrir o corredor para as subidas de Marcelo ou até mesmo abrindo o campo naquele lado. Foto: Reprodução / ESPN Brasil

PUBLICIDADE

Não é um processo rápido. Vinícius Júnior é sim um jogador diferenciado e já provou isso mais de uma vez com a camisa do Flamengo e também com a do Real Madrid. Mas ele (e muitos outros atletas de sua idade) ainda precisam de tempo para amadurecer e criar uma consciência tática nas suas equipes. Além disso, o camisa 20 do escrete merengue ainda tende a se afobar demais em lances decisivos e abusar dos erros nas tomadas de decisão. Apesar de toda a cobrança em cima do seu futebol (e também de todo o dinheiro envolvido na sua contratação), esse é o panorama natural de um jogador que ainda busca se afirmar no cenário internacional. No entanto, pelo que se viu nas suas últimas atuações pelo Real Madrid, Vinícius Júnior tem ganhado experiência e ainda mais condições de furar as defesas adversárias. Tudo isso melhora demais a sua percepção e seu posicionamento com e sem a bola.

PUBLICIDADE

Difícil não concluir que a sorte vem sorrindo para o camisa 20. O lado esquerdo de ataque é um dos setores mais concorridos do Real Madrid, mas Vinícius Júnior vem ganhando mais oportunidades no time titular por conta das circunstâncias. Hazard (o titular natural da posição), o também brasileiro Rodrygo (ex-Santos), Isco e Lucas Vázquez estão entregues ao departamento médico. A ausência de um atacante rápido pelos lados do campo e que consiga manter a posse da bola através da força física vem fazendo com que Zinedine Zidane olhe Vinícius Júnior com mais carinho. Não é por acaso que o jogador vem melhorando seu desempenho aos poucos com os minutos em campo. Não é só o talento que será lapidado. O brasileiro vai aprendendo com erros e acertos ao longo de cada jogo quais são as melhores saídas e os caminhos mais rápidos para se chegar ao gol adversário.

Vinícius Júnior pode muito mais. Seu potencial é imenso e todo mundo sabe disso. Mas é preciso ter paciência consigo mesmo para entender e apreender todos os conceitos passados por Zidane e seus companheiros de Real Madrid. O camisa 20 não vai virar uma “lenda” da noite para o dia. É preciso trabalhar, treinar e melhorar sempre. Ainda mais num ambiente onde a cobrança por resultados extrapola qualquer nível razoável.

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Porto de Sérgio Conceição mostra que existem muitas maneiras de competir em alto nível na Liga dos Campeões

PUBLICIDADE

Mbappé desequilibra, Paris Saint-Germain dá show de jogo coletivo e Barcelona vai morrendo abraçado com seus veteranos