Home Mercado da Bola Roger Machado: tática, times, títulos, luta contra o racismo e mais da carreira do novo técnico do Fluminense

Roger Machado: tática, times, títulos, luta contra o racismo e mais da carreira do novo técnico do Fluminense

Roger Machado irá substituir Marcão no comando do Fluminense em 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

Roger Machado, novo técnico do Fluminense, retorna as Laranjeiras com o objetivo de conduzir o clube ao primeiro título internacional da sua história. Afinal, a Copa Libertadores da América habita o sonho de todo torcedor tricolor há anos.

O técnico é adepto do sistema 4-2-3-1 com variação para o 4-3-1-2 ou 4-4-2 (losango). À princípio, Roger Machado prefere sair da defesa para o ataque através da troca de passes. No entanto, seus comandados, quando necessário, também saem através da bola longa.

Seus jogadores são orientados a fazer pressão após a perda da bola e a subida da marcação em conjunto. Por outro lado, seus times sofreram diversos gols através de escanteios. Ele, inclusive, ainda encontra dificuldades para ajustar a bola aérea defensiva.

PUBLICIDADE

Ao longo da carreira, Roger Machado ficou conhecido por montar times ofensivos, com dois volantes fortes na marcação para dar liberdade a um trio de meias velozes, habilidosos e finalizadores, além de não abrir mão de um falso 9.

Atualmente o elenco tem um atacante com faro de gol: Fred. Apesar de não ter mais a mobilidade de anos atrás, o ídolo ainda incomoda os adversários explorando os deslocamentos em diagonal, é muito forte fazendo o pivô abrindo e nas finalizações dentro da área.

No Fluminense, Roger Machado não encontrará um elenco recheado de estrelas. Porém, terá de administrar a vaidade de três jogadores com personalidade forte e grande ascendência no vestiário: Fred, Nenê e Paulo Henrique Ganso.

A carreira de Roger Machado

Roger Machado Marques, lateral-esquerdo, foi revelado pelo Grêmio. Foi considerado um dos melhores jogadores da posição no futebol brasileiro nos anos 90. Ele, inclusive, foi peça fundamental no time multicampeão comandado por Luiz Felipe Scolari.

PUBLICIDADE

Pelo clube gaúcho, o defensor atuou em 327 partidas e marcou seis gols. Além disso, ele conquistou quase tudo com a camisa do Tricolor Imortal: a Recopa Sul-Americana (1996), a Copa Libertadores da América (1995), o Campeonato Brasileiro (1996), a Copa do Brasil (1994, 1997 e 2001), a Copa Sul (1999) e o Campeonato Gaúcho (1995, 1996, 1999 e 2001).

Posteriormente, Roger se transferiu para o futebol asiático. Lá, ele jogou por duas temporadas no Vissel Kobe, do Japão. Apesar de não ter conquistado títulos, o lateral-esquerdo é considerado até hoje um dos maiores ídolos do clube.

Em 2006, Roger retornou ao Brasil. Ele foi contratado pelo Fluminense a pedido do técnico Ivo Wortman. No ano seguinte, ele cravou seu nome na história do Tricolor das Laranjeiras ao marcar o gol que deu o título da Copa do Brasil. Em 2008, o defensor encerrou a carreira.

Os títulos de Roger Machado

Aos 45 anos, Roger Machado conquistou três títulos ao longo da carreira. Em 7 anos, só para exemplificar, levantou as taças do Campeonato Mineiro (2017) e o Campeonato Baiano (2019 e 2020). Como auxiliar-técnico foi Campeão Gaúcho pelo Grêmio (2010).

PUBLICIDADE

Ativista político e social

Roger Machado também é conhecido no futebol pelo engajamento político em temas relacionados ao combate ao racismo e à desigualdade social. Em 2019, só para exemplificar, promoveu, ao lado de Marcão, atual técnico do Fluminense, o primeiro duelo entre treinadores negros na primeira divisão do futebol brasileiro.

A partida entre Bahia e Fluminense, na Arena Fonte Nova, em Salvador, teve repercussão mundial. Afinal, a partida teve ampla cobertura da imprensa e foi utilizada para a promoção da igualdade social no esporte. Após o confronto, Roger fez um discurso histórico durante a coletiva de imprensa.

LEIA MAIS: 

‘Craque das estatísticas’ na Série B, cria do Fluminense é o novo reforço do Ceará para 2021 

Fluminense tenta convencer o Tombense a prorrogar empréstimo de Caio Paulista; saiba os detalhes! 

Madureira faz exigências para iniciar conversas com Botafogo e Fluminense por Guilherme Bala; saiba mais!