Home Futebol FIFA terá problema após seleção importante ser proibida de disputar a Copa do Mundo

FIFA terá problema após seleção importante ser proibida de disputar a Copa do Mundo

Entidade máxima do futebol deve ter dor de cabeça

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Corte Arbitragem do Esporte (CAS, em inglês) até reduziu a pena de banimento da Rússia por doping de quatro para dois anos, mas com o tempo somado, a tradicional seleção europeia está proibida de disputar qualquer competição, incluindo Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. A prória Agência de Antidoping da Rússia decidiu não recorrer, mas a FIFA terá uma dor de cabeça para resolver quanto ao problema, segundo publicou o blog Lei em Campo, do jornalista e advogado Andrei Kampff, no UOL.

PUBLICIDADE

Isso porque, teoricamente, a FIFA também é uma entidade que respeita o código da WADA (Agência Mundial Antidoping), já que é um esporte olímpico e se trata de uma federação internacional. O que acontece, porém, é que o futebol tem maneiras diferentes de se comportar quanto a esses assuntos. Vale lembrar que a Rússia já teve problema semelhante para as Olimpíadas de 2016.

“Acredito que a Wada (Agência Mundial Antidoping) gostaria que as delegações russas fossem banidas de todas as competições. No caso da Fifa, em teoria, eles têm que respeitar a decisão da Wada, porque a Fifa é uma federação internacional signatária do código da Wada. E o futebol é um esporte olímpico. Só que é cedo para saber porque algumas brigas de jurisdição vão acontecer para que a Rússia possa competir. É uma incógnita bem grande por que é uma questão política e diplomática”, disse Lara Santi, ao blog Lei em Campo, biomédica e especialista em controle de dopagem pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

PUBLICIDADE

A Rússia está na disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo e a decisão é de que ela participe normalmente da atual fase, já que a decisão pode mudar a qualquer momento. O blog de Andrei Kampff ainda lembrou uma medida tomada pela seleção de handebol da Rússia para disputar o Mundial. Os atletas entraram em quadra com o nome “Equipe da Federação Rússia de Handebol”, e não sob a bandeira da Rússia. Os jogadores também trocaram até mesmo o brasão nos uniformes. A FIFA terá que encontrar medida semelhante para que o país dispute a Copa do Mundo – ou torcer por sua desclassificação nas Eliminatórias.

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras