Home Basquete LBF adiou mais quatro jogos da competição

LBF adiou mais quatro jogos da competição

A Liga de Basquete Feminino, divulgou nota oficial sobre o adiantamento de mais partidas da liga

Ricardo Antunes
Colaborador do Torcedores.com.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) decidiu adiar mais quatro jogos da competição, em reunião online na última sexta-feira (19), a decisão foi tomada de forma conjunta entre a liga, os clubes e a representação das atletas. Como cinco das oito equipes da LBF são do estado de São Paulo, onde na quinta-feira (11), o governador João Doria decretou a fase emergencial  de 15 a 30 de março, onde os eventos esportivos estão suspensos nesse período, visando diminuir a gravidade da pandemia do Covid-19 no estado. Assim se tornou necessário o adiantamento das seguintes partidas:

PUBLICIDADE

24/03

Sampaio Basquete x Sodiê Doces/Mesquita/LSB

PUBLICIDADE

25/03

SESI Araraquara x AEC/Tietê/BAX Catanduva

26/03

Ituano Basquete x Vera Cruz Campinas

PUBLICIDADE

28/03

Santo André/Apaba x Blumenau

Veja abaixo a nota oficial da LBF

Imagem: Divulgação LBF

Após o decreto do governo de São Paulo em 11 de março para conter o avanço da pandemia do Covid-19,já foram feitas três reuniões pela LBF em que foi decidido pelo adiamento de sete jogos da competição. O quarto encontro está marcado para o dia 24 de março.

PUBLICIDADE

1ª Reunião 12/03

2ª Reunião 15/03

3ª Reunião 19/03

Dessas sete partidas cinco estavam marcadas para serem  realizados no estado de São Paulo, nos outros dois jogos um envolvia uma equipe paulista e o outro não.

PUBLICIDADE

Veja abaixo como foram as outras decisões da LBF

Imagens: Divulgação LBF
Desde 2018 a liga tem a sua abertura no dia Internacional da mulher, o seu encerramento será em 29 de agosto, veja quem são as participantes de 2021. Serão oito equipes esse ano de quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Maranhão) para disputa do título de 2021 serão: BAX CATANDUVA, ITUANO BASQUETE, SANTO ANDRÉ/APABA, SESI ARARAQUARA, VERA CRUZ/CAMPINAS, SODIÊ DOCES/MESQUITA/LSB, BLUMENAU E SAMPAIO BASQUETE.
Imagem de apresentação das equipes: Divulgação LBF
Campeões
Americana – 4 títulos (11/12, 13/14, 14/15 e 16/17)
Sampaio Basquete – 2 títulos (15/16 e 19)
1 título
Sport (13)
Corinthians (16/17)
Campinas Basquete (18)
Santo André (10/11)
Das 10 edições da LBF, sete tiveram conquistas de equipes paulistas, isso é 70% de aproveitamento nas finais, nas outras três o troféu foi para o nordeste.
Forma de disputa
As oitos equipes se enfrentarão em turno e returno na primeira fase, o que definirá a classificação dos times para os playoffs, a ordem será: 1°x 8°, 2°x 7°, 3° x 6° e 4° x 5°, as quartas de final e semifinal serão disputadas em séries de melhor de três jogos, a final será a melhor de cinco partidas, as campeãs e vice se classificarão para Liga-Sulamericana de 2022.
Apenas três jogos foram disputados nesta edição da LBF, neste domingo (21) será realizada a quarta partida da liga entre Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ e Ituano Basquete às 14:00 na LSB Arena em Mesquita/RJ, com transmissão da TV Cultura que juntamente com a Live LBF transmitem os confrontos do campeonato. A respeito sobre a sequência da competição, uma nova reunião está marcada para o dia 24 de março, por enquanto depois desse jogo no calendário está marcado para o dia 28 de março o duelo entre Sodiê Doces/Mesquita/LSB e Santo André/Apaba, ás 14:00 em Mesquita/RJ novamente com transmissão da TV Cultura.