Home Futebol É decisão! Palmeiras x Grêmio vale o título da Copa do Brasil; confira tudo sobre o duelo

É decisão! Palmeiras x Grêmio vale o título da Copa do Brasil; confira tudo sobre o duelo

Como chegam, prováveis escalações, desfalques, arbitragem, retrospecto e onde assistir Palmeiras x Grêmio ao vivo na TV e online

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

A temporada de 2020 se encerra oficialmente na noite deste domingo (7) no Allianz Parque, em São Paulo, onde Palmeiras e Grêmio medem forças a partir das 18h00, pelo segundo e decisivo jogo das finais da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

O confronto na capital paulista será realizado sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

Como está a disputa?

Como terminou o Campeonato Brasileiro na sexta posição, o Tricolor gaúcho busca o título da Copa do Brasil para entrar diretamente na fase de grupos da Copa Libertadores da América, uma vez que neste momento só tem a vaga na etapa preliminar do torneio sul-americano.

PUBLICIDADE

Diferentemente do Verdão, que já está garantido na competição continental por ser o atual campeão da Libertadores.

No último domingo (28), as duas equipes disputaram o jogo de ida das finais na arena gremista, em Porto Alegre, e o Palmeiras largou na frente ao vencer o Grêmio pelo placar de 1 x 0, com gol do zagueiro Gustavo Gómez marcado aos 30 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o clube paulista garante o quarto troféu da competição com mais um triunfo ou qualquer empate. Já o time gaúcho precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ser hexacampeão.

Em caso de vitória do Grêmio por apenas um gol de vantagem, qualquer que seja o marcador, o título será decidido nas cobranças de pênaltis.

PUBLICIDADE

Para o duelo decisivo em casa neste domingo (7), o técnico português Abel Ferreira não poderá contar com o zagueiro Luan, que foi expulso na partida anterior e cumpre suspensão. Por outro lado, tem à disposição o meio-campista Patrick de Paula, que se recuperou da Covid-19.

De contrato renovado com o Grêmio por mais uma temporada, Renato Portaluppi entende que sua equipe precisa de uma “postura diferente” para sair campeão do Allianz Parque e deve promover mudanças, como a entrada de Ferreirinha no lugar de Alisson, por exemplo. Contundidos, Pedro Geromel e Leonardo são desfalques certos.

Prováveis escalações

Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Matías Viña; Felipe Melo, Raphael Veiga, Wesley e Zé Rafael; Rony e Luiz Adriano; treinador: Abel Ferreira

Grêmio: Paulo Victor, Paulo Miranda, Kannemann, Victor Ferraz e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Ferreira e Jean Pyerre; Pepê e Diego Souza; treinador: Renato Portaluppi

PUBLICIDADE
No primeiro jogo das finais, o Palmeiras superou o Grêmio pelo placar de 1 x 0, em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel/ Reprodução/ Flickr oficial do Grêmio FBPA)

No primeiro jogo das finais, o Palmeiras superou o Grêmio pelo placar de 1 x 0, em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA)

Arbitragem

O duelo decisivo no Allianz Parque será apitado pelo carioca Bruno Arleu de Araújo, que terá o goiano Bruno Raphael Pires e o catarinense Kleber Lúcio Gil como seus assistentes.

O também catarinense Braulio da Silva Machado será o quarto árbitro e o mineiro Igor Junio Benevenuto de Oliveira comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo).

Grêmio x Palmeiras: quem mais venceu?

De acordo com informações do site “O Gol”, os dois clubes já se enfrentaram em 92 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao Palmeiras, que venceu 39 vezes contra 20 triunfos do Grêmio, mais 33 partidas que terminaram em igualdade no marcador.

Antes do confronto de ida das finais da Copa do Brasil, que terminou com vitória palmeirense por 1 x 0 no último fim de semana, as duas equipes se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Brasileiro de 2020, sendo dois empates em 1 x 1, pela 11ª e 30ª rodadas da competição.

PUBLICIDADE

Palmeiras x Grêmio AO VIVO na TV e online

A decisão entre Palmeiras e Grêmio será transmitida ao vivo pela TV Globo para todo o Brasil, com narração de Cleber Machado e comentários de Caio Ribeiro e Paulo Nunes.

O jogo também será exibido ao vivo e para todo o país pelo SporTV e o Premiere. Gustavo Villani narra e Maurício Noriega e Pedrinho comentam.

Premiere (em sistema de pay-per-view) e SporTV são canais fechados que pertencem ao Grupo Globo e podem ser adquiridos por meio de um plano de TV por assinatura.

É possível ainda assistir à final ao vivo online pela TV Globo através do GloboPlay, pelo SporTV no Canais Globo (ex-Globosat Play) ou pelo Premiere Play, todas plataformas de streaming compatíveis com dispositivos Android, iPhone (iOS) e navegadores de internet.

PUBLICIDADE

No GloboPlay, é necessário inserir o login e a senha cadastrados no portal “Globo.com”. Pelo site ou aplicativo do Canais Globo ou Premiere Play, basta preencher com os dados do cadastro na operadora de TV para acompanhar quem fica com o título da Copa do Brasil pelo celular, tablet, computador, Smart TV ou Chromecast.

LEIA TAMBÉM

Abel não confirma substituto de Luan em Palmeiras x Grêmio: “Quem entrar vai querer levantar mais um troféu”

Renato Gaúcho admite que poderia ter fechado com outro clube do Brasil: “Nunca coloquei dinheiro em primeiro lugar”

Palmeiras x Grêmio: dá para apostar tranquilo no título do Verdão na Copa do Brasil?

PUBLICIDADE