Home Outros Esportes Pontapé para construção do estádio de futebol americano em São Paulo é dado com Frota, FEPAFA e CBFA; veja a reportagem

Pontapé para construção do estádio de futebol americano em São Paulo é dado com Frota, FEPAFA e CBFA; veja a reportagem

Complexo de futebol americano será construído ao lado do CT do Corinthians e a previsão para ser inaugurado é o início de 2022

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.
PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (19/03) foi dado o pontapé para a construção do 1º Complexo projetado exclusivamente para futebol americano do Brasil. Nele, estiveram presentes o Deputado Federal Alexandre Frota, o Sub Prefeito de Cidade Tiradentes, Ozziel Souza, a Presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Cristiane Kajiwara, e o Presidente da Federação Paulista de Futebol Americano (FEPAFA), Ricardo Trigo. O Projeto, que será realizado pela FP2 Engenharia, tem previsão de término para início de 2022.

Assista à reportagem e conheça cada detalhe do Complexo de Futebol Americano de São Paulo

O novo estádio de futebol americano será construído em um terreno que vale, aproximadamente, R$74 milhões de reais, e que foi cedido pelo Governo do Estado, próximo ao CT Joaquim Grava, e que por ser uma concessão, não pode ser elencado para futuras vendas. O Projeto da Federação Paulista buscava sair do papel há 10 anos. Agora, será colocado em prática com a verba de R$1.000.000, doados por Emenda Parlamentar do Deputado Frota.

PUBLICIDADE

Estádio sustentável

O projeto, que será construído pela FP2 Engenharia, terá uma preocupação especial com o meio ambiente, visto que o local a ser implementado é o Parque Ecológico do Tietê. Serão painéis solares para gerar energia ao complexo, de forma que o consumo seja totalmente sustentável, cercas vivas a partir de árvores catalogadas antes de serem realocadas, visando, inclusive, aumentar o nível de vegetação local, sistema de reuso de água, entre outras novidades que buscam fazer do Complexo o 1º deste tipo, no Estado.

Estrutura do Complexo

O terreno concedido para uso pela completo da FEPAFA (inclusive, de forma comercial com patrocínios e venda de ingressos), contará com a estrutura de:

– Campo 1: Medidas oficiais de 100 jardas para o futebol americano
– Campo 2: Medidas oficiais de 60 jardas para o flag football (esporte que pode entrar nos Jogos Olímpicos em breve)
– Arquibancada para 3 mil pessoas
– Vestiários e Banheiros para os atletas e público
– Centro de Treinamento completo: Academia, área de Fisioterapia, cabines de Imprensa, sala multimídia para aulas teóricas e escritórios.

Projeto social dará aulas de futebol americano

A construção do Complexo, ainda, abrange o projeto “Touchdown do Futuro”, que vai buscar dar aulas de futebol americano para 400 crianças e jovens, gerando interação para um desenvolvimento integral em sociedade, além de apresentar uma vida saudável com a prática do esporte e manter os jovens longe dos riscos sociais, como violência, drogas e a criminalidade. A previsão é que, para 100 anos de projeto com terreno concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, sejam atendidas mais de 20 mil pessoas.

PUBLICIDADE

Com isso, o futebol americano terá, após 14 anos de prática no estado de São Paulo, um espaço próprio para a modalidade.  O projeto poderá ser utilizado por atletas da bola oval de todo o Brasil, inclusive, do exterior, visto que o complexo conta com alojamentos e fica a exatos 4 quilômetros do aeroporto de Guarulhos.

LEIA MAIS

Com exclusividade, Cairo Santos fala sobre trajetória na NFL e renovação de contrato com os Bears: “Espero continuar como parte desta história”

Ronald Jones II fala sobre jogar seu primeiro Super Bowl “em casa”, pelo Tampa Bay Buccaneers