Home Futebol Botafogo marca no fim, mas cai para ABC-RN nos pênaltis e acaba eliminado na Copa do Brasil

Botafogo marca no fim, mas cai para ABC-RN nos pênaltis e acaba eliminado na Copa do Brasil

Botafogo conseguiu um gol heroico no final do jogo, mas foi superado nos pênaltis e deixou a Copa do Brasil na 2ª fase após eliminação para o ABC-RN

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil nesta quarta-feira (14) após ter sido derrotado pelo ABC-RN nos pênaltis, em jogo disputado no Frasqueirão.

PUBLICIDADE

A equipe do Rio Grande do Norte abriu o placar rapidamente com Maycon Douglas. Assim, conseguiu administrar o jogo em boa parte do tempo total, enquanto o Botafogo encontrava diversos problemas para criar situações de gol.

Depois de muita insistência, o Fogão conseguiu empatar o jogo aos 57 minutos do segundo tempo com Gilvan, no último lance do jogo. O gol deu uma esperança para os botafoguenses para a cobrança de pênaltis, mas a situação voltou a ficar complicada.

PUBLICIDADE

Com o péssimo chute de Cesinha e a boa defesa do goleiro Wellington na cobrança de Marcinho, o Botafogo acabou sendo eliminado na cobrança de pênaltis por 4-1

Primeiro tempo

O ABC foi responsável em propor o jogo no início do primeiro tempo alternando chances na esquerda e direita, desde o primeiro minuto com Netinho invadindo a área e batendo para fora.

A zaga do Botafogo só conseguia afastar as bolas no último terço do campo, deixando margem para o perigo. Desta forma, a equipe da casa abriu o placar aos 10 minutos com Maycon Douglas ganhando na intermediária e chutando firme com perna direita, no canto do goleiro Douglas Borges.

Aos poucos, o ABC foi adotando marcação mais compacta, chamando o Botafogo para o ataque. Assim, o Botafogo começou a construir chances e chegou com perigo pela primeira vez aos 17 minutos na cabeçada de Matheus Nascimento.

PUBLICIDADE

Já ocupando mais o campo ofensivo, o Botafogo chegou mais uma vez aos 30 minutos com Ricardinho tendo chance de finalizar na grande área, chutando por cima do gol.

Enquanto isso, o ABC esperava pelos contra-ataques para deixar o campo defensivo e tentar marcar o segundo. A chance final do primeiro tempo surgiu na cobrança de falta de Linderberg aos 39 minutos, parando em boa defesa do goleiro Douglas Borges.

Segundo tempo

Com as entradas dos atacantes Warley e Marcinho, o técnico Marcelo Chamusca sinalizou que ocuparia o campo ofensivo desde o início da segunda etapa. Por isso, o ABC acabou recuando desde o princípio disposto à resistir ao bombardeio.

Aos dois minutos, Kanu teve uma rara oportunidade após cobrança de área e apareceu sozinho, mas furou na conclusão. Para a sorte do jogador, o bandeirinha marcou impedimento.

PUBLICIDADE

Apesar das boas intenções, o Botafogo não tinha criação e esbarrava direto na marcação compacta do adversário; quando conseguia chegar, recorria aos cruzamentos diversos devido à falta de espaço.

Na marca dos 25′, a melhor chance do Fogão no jogo ocorreu justamente em chute de fora com Marcinho batendo no funil e Wellington espalmando a bola em grande defesa. Na sobra, Warley chegou na frente da marcação para concluir, mas bateu em cima do goleiro.

Após uma longa paralisação devido ao choque de cabeça do volante Matheus Frizzo, o meia Cesinha entrou e a bola voltou a rolar depois de seis minutos de paralisação; mas a arbitragem considerou mais tempo e deu 11 minutos de acréscimos.

Aos 47′, mais uma chance grandiosa. No escanteio cobrado na área, Kanu subiu e cabeceou com muito perigo. Três minutos depois, Ricardinho recebeu na entrada da área e a bola passou perto do canto direito do goleiro.

PUBLICIDADE

Quando tudo parecia definido, o Botafogo surpreendeu e empatou no último lance do jogo. No escanteio cobrado na área, Gilvan subiu desmarcado e empatou o jogo aos 57 minutos do segundo tempo, levando a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

Contudo, apesar da viração efusiva dos jogadores botafoguenses após o gol de empate, o Botafogo caiu diante do ABC na cobrança de pênaltis.

O time do Rio Grande do Norte foi perfeito nas cobranças: Marcílio, Alef, Marcos Antônio e Janderson bateram firme seus penais e deram poucas chances para o goleiro Douglas Borges defender.

Enquanto isso, o Botafogo teve problemas a partir da 2ª cobrança. Após o gol de Ricardinho em batida firma, Cesinha desperdiçou e chutou para fora. Em seguida, Marcinho cobrou no canto esquerdo com pouca força e Wellington defendeu. O Fogão não deve oportunidade de bater novamente e foi eliminado.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Mercado da Bola 2021: veja as principais transferências no futebol brasileiro nesta quarta (14)

Velloso critica Luan e comentarista cita venda como solução ao Palmeiras: “Se tirar, tem que vender”