Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

CFL: sem brasileiros escolhidos no Draft Global, agente de jogadores afirma “ainda há muitas chances de entrarem na liga”

Com brasileiros fora das 36 escolhas do draft global da CFL, a chance para os jogadores ainda entrarem na liga existe e, de acordo com o agente dos atletas, “é grande”

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Crédito: Reprodução/CFL

O Draft Global de 2021 da Canadian Football League, na quinta-feira, dia 15, foi muito esperado por jogadores e fãs do futebol americano, no Brasil. Isso porque 5 jogadores brasileiros participaram da seleção que contou com atletas do mundo inteiro. Amilcar Neto (K), Otávio Amorim (OL), Luis Polastri e Ryan Gomes (LBs), além de Klaus Pais (WR), acabaram não conseguindo uma vaga na liga canadense pelas 36 escolhas, e agora se tornaram Free Agents: jogadores que têm a liberdade para negociar com qualquer um dos 9 times da CFL.

De acordo com Kenneth “KJ” Joshen Jr, agente do Durval Queiroz Neto, na NFL, e dos brasileiros que estão disputando uma vaga na liga canadense, pela Echelon Sports, todos os 5 jogadores que acabaram não sendo escolhidos na seleção global, ainda têm muitas chances de jogar na liga canadense, na próxima temporada.

“Todos agora são Agentes Livre. Sabíamos que o Draft era bem incerto, porque dependia muito de cada necessidade dos times para preencher posições específicas. Agora, vamos conversar com os times para que entrem logo. A CFL tem muita informação de cada um dos atletas, e isso é bom. Eles receberam muitos feedbacks das equipes e tiveram entrevistas, o que é interessante. Até porque capacidade, técnica e precisão, eles têm”, afirmou Joshen Jr.

Austrália e Japão dominando o Draft Global da CFL

Ao todo, 82 jogadores estiveram na lista oficial do Draft Global da CFL. E, dentre os 5 brasileiros disponíveis para a seleção, Otávio Amorim participara anteriormente do programa International Player Pathway da NFL (NFL Undiscovered). E as maiores necessidades dos times canadenses estavam no special team. Foram 11 punters e kickers, entre as 36 escolhas. Além disso, 7 jogadores de linha defensiva e 6 linebackers também marcaram presença na lista. Ao todo, a Austrália liderou a lista, com 7 jogadores selecionados. Seguido por Japão (6), Alemanha (4), Grã Bretanha (3), França, Finlândia e Noruega (2), além de Dinamarca, Holanda, Nigéria, Nova Zelândia, China, Bélgica, África do Sul, México, Bahamas e Suécia, todos com 1 jogador escolhido pelos times.

Além disso, alguns jogadores selecionados no Draft Global da liga canadense podem recusar a oferta dos times. E é o caso do Tight End chileno Sammis Reyes, que assinou um contrato com o Washington Football Team, e o Offensive Tackle Isaac Alarcon, que já tem contrato com o Dallas Cowboys, ambos times da NFL.

Transmissão da CBFA trouxe agente da NFL e Free Agent da CFL

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) realizou uma transmissão ao vivo, apresentada por Danilo Lacalle, e acompanhando cada escolha do Draft Global da CFL e conversando com convidados como o Kicker Amilcar Neto, que agora pode entrar na liga canadense como Free Agent, além de Kenneth Joshen Jr, agente dos atletas, comentaristas da mídia especializada, Dan Muller (ex-Head Coach do Brasil Onças) e Felipe Pereira, representante da CBFA nos Estados Unidos, que criou a ponte oficial entre atletas brasileiros e a CFL. Confira a transmissão completa.

A lista na íntegra dos jogadores escolhidos no Draft Global da Canadian Football League 2021, você pode acompanhar aqui:

PICK NO.TIMEJOGADORPOSIÇÃOPAÍS
1BC LionsJake FordPAustralia
2Edmonton Football TeamSteven NielsenOLDinamarca
3Toronto ArgonautsTigie SankohDBGrã Bretanha
4Winnipeg Blue BombersLes MaruoLBJapão
5Saskatchewan RoughridersChristopher EzealaRBAlemanha
6Montreal AlouettesJoseph ZemaPAustralia
7Calgary StampedersCody GracePAustralia
8Hamilton Tiger-CatsJoel WhitfordPAustralia
9Ottawa REDBLACKSAnthony MahoungouWRFrança
PICK NO.TIMEJOGADORPOSIÇÃOPAÍS
10Ottawa REDBLACKSTyron VredeLBHolanda
11Hamilton Tiger-CatsChris MulumbaDLFinlândia
12Calgary StampedersFranklin AgbasimereDLNigéria
13Montreal AlouettesAkio YamagishiLBJapão
14Saskatchewan RoughridersKaare VedvikPNoruega
15Winnipeg Blue BombersTomoya MachinoOLJapão
16Toronto ArgonautsToshiki SatoKJapão
17Edmonton Football TeamMisiona Aiolupotea-PeiDLNova Zelândia
18BC LionsBoqiao LiDLChina
PICK NO.TIMEJOGADORPOSIÇÃOPAÍS
19BC LionsTakeru YamasakiKJapão
20Edmonton Football TeamTibo DebaillieDLBélgica
21Calgary Stampeders (via TOR)Aaron DonkorLBAlemanha
22Winnipeg Blue BombersAyo OyelolaLBGrã Bretanha
23Saskatchewan RoughridersJohn Henry NellKÁfrica do Sul
24Montreal AlouettesTaku LeeRBJapão
25Calgary StampedersIsaac AlarconOLMéxico
26Hamilton Tiger-CatsDavid IzinyonLBGrã Bretanha
27Ottawa REDBLACKSChristopher FergusonOLBahamas
PICK NO.TIMEJOGADORPOSIÇÃOPAÍS
28Ottawa REDBLACKSTony AndersonDBFrança
29Hamilton Tiger-CatsDominik EberleKAlemanha
30Toronto Argonauts (via CGY)Max DuffyPAustralia
31Montreal AlouettesWilliam JamesDBSuécia
32Saskatchewan RoughridersSebastien SagneWRFinlândia
33Winnipeg Blue BombersArryn SipossPAustralia
34Toronto ArgonautsSammis ReyesWRChile
35Edmonton Football TeamMatt LeoDEAustralia
36BC LionsNiklas GustavDLAlemanha

 

LEIA MAIS

Com exclusividade, Cairo Santos fala sobre trajetória na NFL e renovação de contrato com os Bears: “Espero continuar como parte desta história”

EXCLUSIVO: Complexo de futebol americano em São Paulo terá Hall da Fama para jogadores brasileiros e figuras importantes

Pontapé para construção do estádio de futebol americano em São Paulo é dado com Frota, FEPAFA e CBFA; veja a reportagem