Home Rugby CFL: sem brasileiros escolhidos no Draft Global, agente de jogadores afirma “ainda há muitas chances de entrarem na liga”

CFL: sem brasileiros escolhidos no Draft Global, agente de jogadores afirma “ainda há muitas chances de entrarem na liga”

Com brasileiros fora das 36 escolhas do draft global da CFL, a chance para os jogadores ainda entrarem na liga existe e, de acordo com o agente dos atletas, “é grande”

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

O Draft Global de 2021 da Canadian Football League, na quinta-feira, dia 15, foi muito esperado por jogadores e fãs do futebol americano, no Brasil. Isso porque 5 jogadores brasileiros participaram da seleção que contou com atletas do mundo inteiro. Amilcar Neto (K), Otávio Amorim (OL), Luis Polastri e Ryan Gomes (LBs), além de Klaus Pais (WR), acabaram não conseguindo uma vaga na liga canadense pelas 36 escolhas, e agora se tornaram Free Agents: jogadores que têm a liberdade para negociar com qualquer um dos 9 times da CFL.

PUBLICIDADE

De acordo com Kenneth “KJ” Joshen Jr, agente do Durval Queiroz Neto, na NFL, e dos brasileiros que estão disputando uma vaga na liga canadense, pela Echelon Sports, todos os 5 jogadores que acabaram não sendo escolhidos na seleção global, ainda têm muitas chances de jogar na liga canadense, na próxima temporada.

“Todos agora são Agentes Livre. Sabíamos que o Draft era bem incerto, porque dependia muito de cada necessidade dos times para preencher posições específicas. Agora, vamos conversar com os times para que entrem logo. A CFL tem muita informação de cada um dos atletas, e isso é bom. Eles receberam muitos feedbacks das equipes e tiveram entrevistas, o que é interessante. Até porque capacidade, técnica e precisão, eles têm”, afirmou Joshen Jr.

PUBLICIDADE

Austrália e Japão dominando o Draft Global da CFL

Ao todo, 82 jogadores estiveram na lista oficial do Draft Global da CFL. E, dentre os 5 brasileiros disponíveis para a seleção, Otávio Amorim participara anteriormente do programa International Player Pathway da NFL (NFL Undiscovered). E as maiores necessidades dos times canadenses estavam no special team. Foram 11 punters e kickers, entre as 36 escolhas. Além disso, 7 jogadores de linha defensiva e 6 linebackers também marcaram presença na lista. Ao todo, a Austrália liderou a lista, com 7 jogadores selecionados. Seguido por Japão (6), Alemanha (4), Grã Bretanha (3), França, Finlândia e Noruega (2), além de Dinamarca, Holanda, Nigéria, Nova Zelândia, China, Bélgica, África do Sul, México, Bahamas e Suécia, todos com 1 jogador escolhido pelos times.

Além disso, alguns jogadores selecionados no Draft Global da liga canadense podem recusar a oferta dos times. E é o caso do Tight End chileno Sammis Reyes, que assinou um contrato com o Washington Football Team, e o Offensive Tackle Isaac Alarcon, que já tem contrato com o Dallas Cowboys, ambos times da NFL.

Transmissão da CBFA trouxe agente da NFL e Free Agent da CFL

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) realizou uma transmissão ao vivo, apresentada por Danilo Lacalle, e acompanhando cada escolha do Draft Global da CFL e conversando com convidados como o Kicker Amilcar Neto, que agora pode entrar na liga canadense como Free Agent, além de Kenneth Joshen Jr, agente dos atletas, comentaristas da mídia especializada, Dan Muller (ex-Head Coach do Brasil Onças) e Felipe Pereira, representante da CBFA nos Estados Unidos, que criou a ponte oficial entre atletas brasileiros e a CFL. Confira a transmissão completa.

A lista na íntegra dos jogadores escolhidos no Draft Global da Canadian Football League 2021, você pode acompanhar aqui:

PUBLICIDADE
PICK NO. TIME JOGADOR POSIÇÃO PAÍS
1 BC Lions Jake Ford P Australia
2 Edmonton Football Team Steven Nielsen OL Dinamarca
3 Toronto Argonauts Tigie Sankoh DB Grã Bretanha
4 Winnipeg Blue Bombers Les Maruo LB Japão
5 Saskatchewan Roughriders Christopher Ezeala RB Alemanha
6 Montreal Alouettes Joseph Zema P Australia
7 Calgary Stampeders Cody Grace P Australia
8 Hamilton Tiger-Cats Joel Whitford P Australia
9 Ottawa REDBLACKS Anthony Mahoungou WR França
PICK NO. TIME JOGADOR POSIÇÃO PAÍS
10 Ottawa REDBLACKS Tyron Vrede LB Holanda
11 Hamilton Tiger-Cats Chris Mulumba DL Finlândia
12 Calgary Stampeders Franklin Agbasimere DL Nigéria
13 Montreal Alouettes Akio Yamagishi LB Japão
14 Saskatchewan Roughriders Kaare Vedvik P Noruega
15 Winnipeg Blue Bombers Tomoya Machino OL Japão
16 Toronto Argonauts Toshiki Sato K Japão
17 Edmonton Football Team Misiona Aiolupotea-Pei DL Nova Zelândia
18 BC Lions Boqiao Li DL China
PICK NO. TIME JOGADOR POSIÇÃO PAÍS
19 BC Lions Takeru Yamasaki K Japão
20 Edmonton Football Team Tibo Debaillie DL Bélgica
21 Calgary Stampeders (via TOR) Aaron Donkor LB Alemanha
22 Winnipeg Blue Bombers Ayo Oyelola LB Grã Bretanha
23 Saskatchewan Roughriders John Henry Nell K África do Sul
24 Montreal Alouettes Taku Lee RB Japão
25 Calgary Stampeders Isaac Alarcon OL México
26 Hamilton Tiger-Cats David Izinyon LB Grã Bretanha
27 Ottawa REDBLACKS Christopher Ferguson OL Bahamas
PICK NO. TIME JOGADOR POSIÇÃO PAÍS
28 Ottawa REDBLACKS Tony Anderson DB França
29 Hamilton Tiger-Cats Dominik Eberle K Alemanha
30 Toronto Argonauts (via CGY) Max Duffy P Australia
31 Montreal Alouettes William James DB Suécia
32 Saskatchewan Roughriders Sebastien Sagne WR Finlândia
33 Winnipeg Blue Bombers Arryn Siposs P Australia
34 Toronto Argonauts Sammis Reyes WR Chile
35 Edmonton Football Team Matt Leo DE Australia
36 BC Lions Niklas Gustav DL Alemanha

 

LEIA MAIS

Com exclusividade, Cairo Santos fala sobre trajetória na NFL e renovação de contrato com os Bears: “Espero continuar como parte desta história”

EXCLUSIVO: Complexo de futebol americano em São Paulo terá Hall da Fama para jogadores brasileiros e figuras importantes

Pontapé para construção do estádio de futebol americano em São Paulo é dado com Frota, FEPAFA e CBFA; veja a reportagem

PUBLICIDADE