Home Outros Esportes EXCLUSIVO: Complexo de futebol americano em São Paulo terá Hall da Fama para jogadores brasileiros e figuras importantes

EXCLUSIVO: Complexo de futebol americano em São Paulo terá Hall da Fama para jogadores brasileiros e figuras importantes

O estádio, que está previsto para ser entregue em 2022, contará com um memorial para jogadores e personalidades que contribuíram para o crescimento do futebol americano no Brasil

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

O Complexo de futebol americano que será construído em São Paulo já é esperado por praticantes e fãs da modalidade em todo o Brasil. O estádio, que tem previsão de entrega para 2022, e teve projeto divulgado em março, com as obras já em andamento, vai contar com um adicional que engloba todo o Brasil: um Hall da Fama nacional para jogadores e figuras relevantes no desenvolvimento do esporte.

PUBLICIDADE

O Projeto, idealizado por Ricardo Trigo, Presidente da Federação Paulista de Futebol Americano, e que conta com o apoio da Presidente da CBFA, Cristiane Kajiwara, além do Sub Prefeito de Cidade TiradentesOzziel Souza, será o 1º 100% voltado para a prática da modalidade. E a decisão que, anteriormente, não estava no projeto, busca englobar ainda mais todo o cenário do futebol americano do Brasil. Dando o reconhecimento para aqueles que fazem ou fizeram parte do cenário da bola oval nacional.

“O terreno pra a construção do complexo é de 30 mil metros quadrados e será 100% voltado para o futebol americano. Usaremos 50% disso, no primeiro momento. Então, por que não proporcionar experiências completas aos visitantes do espaço?”- Afirma Ricardo Trigo, Presidente da Federação Paulista de Futebol Americano, órgão que está à frente do projeto. “Ao mesmo tempo, queremos homenagear os grandes jogadores, técnicos e todos aqueles que prestaram serviços relevantes para a modalidade. Serão desde os pintores de campo, fotógrafos, narradores e dirigentes, aos campeões.”

PUBLICIDADE

No Brasil, atualmente, times utilizam campos próprios nas respectivas cidades e, até mesmo, estádios cedidos pela Prefeitura local ou pelo Governo, para a realização de campeonatos. A Arena-Complexo de São Paulo está sendo construída exclusivamente para a prática da modalidade. E a estrutura deverá contar com um estádio oficial para receber partidas, um campo de Flag Football com medidas oficiais e um Centro de Treinamento.

Além disso, o terreno concedido para uso pela completo da FEPAFA (inclusive, de forma comercial com patrocínios e venda de ingressos), também conterá a seguinte estrutura:

– Campo 1: Medidas oficiais de 100 jardas para o futebol americano
– Campo 2: Medidas oficiais de 60 jardas para o flag football (esporte que pode entrar nos Jogos Olímpicos em breve)
– Arquibancada para 3 mil pessoas
– Vestiários e Banheiros para os atletas e público
– Centro de Treinamento completo: Academia, área de Fisioterapia, cabines de Imprensa, sala multimídia para aulas teóricas e escritórios.

“Nossa intenção com o Hall da Fama é manter a história da modalidade resguardada através de gerações. Teremos avaliações periódicas, por meio de um comitê, para verificar os que realmente merecem entrar no Hall da Fama do Brasil.” – Revela Ricardo Trigo.  “Queremos ouvir as indicações do público, também. A comunidade do futebol americano é quem mais sabe do esporte. Então, por que não saber deles, quem seriam os 20 primeiros personagens a compor este Hall de imortais do FABR? A maior contribuição para modalidade é não deixar a história dos primórdios da modalidade se perder ao longo dos anos. E, assim como os estadunidenses valorizam seus heróis, devemos valorizar os nossos, preservando na história”, conclui.

PUBLICIDADE

Assista a reportagem completa do complexo de futebol americano de São Paulo:

 

A liberação do local para a construção veio com  o Termo de Permissão de Uso, que concedeu a área no Parque Ecológico do Tietê para a criação de uma arena 100% voltada à prática da modalidade. Ainda, por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Alexandre Frota, uma doação de 1 milhão de reais foi cedida para o incentivo da modalidade no Brasil.

O complexo, ainda, vai abrigar o Projeto Social Touchdown do Futuro. Este vai proporcionar aulas de futebol americano para 380 crianças por ano, de comunidades da capital paulista. A proposta, inclusive já está aprovada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, estando apto para captação de recursos.  O Projeto, ainda, busca criar uma relação de respeito entre crianças e jovens, gerando uma interação para um desenvolvimento integral em sociedade, além de apresentar uma vida saudável com a prática do Futebol Americano e manter jovens longe dos riscos sociais, como violência, drogas e a criminalidade.

LEIA MAIS

Pontapé para construção do estádio de futebol americano em São Paulo é dado com Frota, FEPAFA e CBFA; veja a reportagem

PUBLICIDADE

Com exclusividade, Cairo Santos fala sobre trajetória na NFL e renovação de contrato com os Bears: “Espero continuar como parte desta história”