Grêmio é superado pelo Del Valle e deixa Libertadores na fase prévia

Grêmio não aproveita caminhão de chances no primeiro tempo e acaba sendo totalmente superado na segunda etapa; Ortiz foi decisivo com dois gols

Fabrício Carvalho
Colaborador desde 2015 com matérias e artigos nas editorias Games (E-sports), Esportes Americanos, Automobilismo e Futebol.

Crédito: Conmebol Media

O Grêmio foi surpreendido pelo Independiente del Valle em nova derrota por 2 a 1 e acabou sendo eliminado da Conmebol Libertadores no último jogo antes da fase de grupos.

Os gaúchos abriam o placar com Jean Pyerre aos 22 minutos do primeiro tempo, mas a cobrança de falta executada por Christian Ortiz nos acréscimos acabou sendo determinante para os equatorianos empatarem antes do intervalo.

Precisando marcar pelo menos mais um gol para levar a decisão da vaga para os pênaltis, o Grêmio viu sua missão ficar muito mais difícil a partir do momento em que Maicon foi expulso aos 18 minutos do segundo tempo. Três minutos depois, Ortiz definiu a vaga a favor dos equatorianos.

Com isso, o Independiente del Valle disputará a fase de grupos da Libertadores no Grupo A, com Palmeiras, Defensa y Justicia e Universitario. Enquanto isso, o Grêmio jogará a Copa Sul-Americana no Grupo H com Lanús, La Equidad e Aragua.

Primeiro tempo

O Grêmio apresentou melhora constante em relação ao jogo anterior e construiu nos 45 minutos iniciais o melhor período da equipe no confronto diante dos equatorianos.

Apesar disso, o del Valle foi quem teve a primeira grande chance na batida de falta de Ortiz. Hurtado acionou Montenegro na pequena área, mas o atacante chutou para fora.

Os gremistas chegaram aos 11 minutos no chute de Ferreirinha por cima, cabeceando livremente após batida de escanteio. Três minutos depois, o jovem marcou gol após passe de Matheus, mas a arbitragem marcou impedimento.

Melhor na partida, o Grêmio abriu o placar aos 21 minutos em grande jogada. Alisson cruzou, Pacho afastou de cabeça e Jean Pyerre apareceu para concluir com categoria para abrir o placar na Arena.

Construindo chances e pressionando o adversário, os gremistas voltaram a ameaçar a partir dos 34 minutos no toque de Jean Pyerre para Maicon invadir a área com liberdade e chutar, parando em boa defesa de Ramírez.

Aos 37, Ferreira invadiu a área e finalizou após passe de Diego Souza, mas o Grêmio voltou a desperdiçar uma enorme chance e parou no goleiro adversário novamente.

Na última chance gremista, Jean Pyerre novamente deixou um jogador na cara do gol. Desta fez, foi a vez do lateral Alisson dar um carrinho e finalizar para fora.

Por fim, aos 47 minutos do primeiro tempo, Cortez cometeu falta em cima de Christian Ortiz na entrada da área. O meia cobrou e acertou no ângulo do goleiro Brenno, empatando o jogo.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o del Valle voltou com Chávez na lateral no lugar do meia Caicedo, modificando a estrutura da equipe. O Grêmio não conseguiu mais ter liberdade para construir e finalizar estava muito mais difícil.

Pepê foi chamado no lugar de Alisson aos nove minutos, mas os gremistas não conseguiram finalizar em nenhuma oportunidade com erros de passe e boa marcação adversária.

Aos 17 minutos, Maicon foi expulso por tomar o segundo cartão amarelo após tentar parar Ferreira na disparada em direção ao gol. Foram necessários três minutos para o confronto ser definido.

Christian Ortiz foi mais uma vez protagonista ao se descolar de Pepê e receber de Faravelli para chutar forte ao gol e virar o jogo a favor dos equatorianos. Com placar de 4-2 no agregado, o Grêmio precisaria marcar mais três gols.

A última cartada gremista foi jogar com Darlan e Luiz Fernando nos últimos vinte minutos, mas o Grêmio rodou bastante a bola sem objetividade. Na segunda etapa, os gremistas finalizaram duas vezes e não houve nenhum chute ao gol.

Enquanto isso, o del Valle teve 64% de posse e nove finalizações, com quatro chutes no alvo e um gol, sendo completamente superior em relação à equipe brasileira e avançando para a fase de grupos.

Ficha técnica

GRÊMIO 1-2 INDEPENDIENTE DEL VALLE (AGG: 2-4)

Data: 14/04/2021, 19:15
Estádio: Arena do Grêmio
Árbitro: Patricio Loustau, Argentina

Gols: 1T 22′ Jean Pyerre (GRE); 1T 46′ Chávez (IDV); 2T 21′ Ortíz (IDV)

Cartão Vermelho: 2T 18′ Maicon (GRE)

Substituições GRE: Pepê (Alisson); Luiz Fernando (Ferreira); Darlan (Jean Pyerre); Ricardinho (Diego Souza); Lucas Silva (Matheus Henrique)

Substituições IDV: Chávez (Caicedo); Murillo (Montenegro); García (Vite); Landázuri (Hurtado); Escobar (Ortíz)

Grêmio (4-2-3-1): Brenno; Felipe Felippi, Tonhão Rorigues, Walter Kannemann, Bruno Cortez; Matheus Henrique, Maicon; Alisson, Jean Pyerre, Ferreira; Diego Souza. Técnico: Alexandre Mendes

Independiente Del Valle (4-1-4-1): Ramírez; Hurtado, Schunke, Pacho, Segovia; Pellerano; Ortíz, Vite, Faravelli, Caicedo; Montenegro. Técnico: Renato Paiva

LEIA MAIS:
Os três jogadores do elenco do Grêmio que deixaram Thiago Santos feliz pelo “respaldo” e recepção no clube

Mercado da Bola: Manoel se despede do Cruzeiro e já aparece em novo clube

Mercado da Bola: Vasco se interessa por jogador destaque do Campeonato Carioca

Mercado bola: Possível interesse do Flamengo em Lucas Lima revolta torcedores na web