Home Futebol Mercado da bola: como os clubes brasileiros da Libertadores estão se reforçando para 2021

Mercado da bola: como os clubes brasileiros da Libertadores estão se reforçando para 2021

Pandemia e problemas financeiros estão dificultando a situação das equipes que vão disputar a Libertadores nesta temporada. Atlético-MG e São Paulo são exceções até o momento

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Como os dois últimos campeões da Copa Libertadores foram brasileiros – Flamengo (2019) e Palmeiras (2020) -, a responsabilidade do país em se colocar novamente no topo da América é ainda maior para 2021. Para isso, as equipes garantidas no principal torneio de futebol do continente estão de olho no mercado da bola em busca de reforços para a temporada. E pode-se dizer que São Paulo e Atlético-MG largaram na frente dos rivais.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com listou as principais contratações e negociações dos clubes brasileiros que estão na disputa da Libertadores 2021. Confira!

ATLÉTICO-MG:

Classificado para a Libertadores pela terceira colocação no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG, que já havia se reforçado com nomes importantes em 2020, anunciou para a atual temporada a contratação do técnico Cuca, que assume a vaga deixada por Jorge Sampaoli, além do lateral-esquerdo Dodô, os meio-campistas Nacho Fernández e Tchê Tchê, e o atacante Hulk.

PUBLICIDADE

O clube ainda manteve os principais nomes do elenco, como Matías Zaracho, Eduardo Vargas, Keno, Guilherme Arana, Eduardo Sasha, Marrony, Alan Franco e Junior Alonso.

FLAMENGO:

A única contratação efetiva do Flamengo para 2021 é a do zagueiro Bruno Viana, que estava no Braga, de Portugal, e foi anunciado por empréstimo até o fim do ano. Vale lembrar que o clube já havia investido quase R$ 90 milhões na compra definitiva de Pedro junto a Fiorentina. A diretoria rubro-negra chegou a tentar repatriar o lateral-direito Rafinha, mas as conversas não evoluíram.

O Flamengo agora monitora a situação do volante Lucas Torreira, que pertence ao Arsenal, mas está emprestado ao Atlético de Madrid. O uruguaio manifestou o desejo de voltar ao futebol sul-americano, com preferência para o Boca Juniors.

+ Pai de Torreira coloca Grêmio e Flamengo como clubes interessados na contratação do volante do Atlético de Madrid

PUBLICIDADE

FLUMINENSE:

De volta a disputa da Libertadores após oito anos afastado da competição, o Fluminense já anunciou quatro reforços para a temporada de 2021. São eles: o lateral-direito Samuel Xavier, o volante Wellington e o zagueiro Rafael Ribeiro, além do técnico Roger Machado.

O clube ainda sonha com as contratações do zagueiro David Braz e do meia Jean Pyerre, ambos do Grêmio, o defensor David Duarte, do Goiás, e com o atacante Willian, do Palmeiras. O Tricolor das Laranjeiras também tentou a contratação de Matheus Babi, do Botafogo, mas acabou desistindo do negócio.

Fluminense tenta empréstimo de Jean Pyerre; Grêmio prioriza venda

GRÊMIO:

O Grêmio ainda não está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores, mas está buscando reforços de peso para a temporada. O clube anunciou a contratação do lateral-direito Rafinha, ex-Flamengo, e do volante Thiago Santos, ex-Palmeiras. A diretoria do time gaúcho ainda sonha com o retorno de Douglas Costa, e chegou a sondar a situação de Soteldo, do Santos.

PUBLICIDADE

Veja o valor que o Grêmio precisa investir para tentar tirar Soteldo do Santos

Vale lembrar ainda que o clube chegou a um princípio de acordo com Santos Borré, do River Plate, mas acabou desistindo da negociação por causa da demora do colombiano em assinar o pré-contrato.

A equipe comandada por Renato Portaluppi enfrenta o Independiente Del Valle em busca de uma vaga na fase de grupos.

INTERNACIONAL:

Vice-campeão do Campeonato Brasileiro, o Inter tem como principal novidade para a temporada a chegada do técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez. Além do comandante, o clube contratou o atacante chileno Carlos Palácios, ex-Unión Española. O clube do Beira-Rio ainda tem um princípio de acordo para repatriar o atacante Taison, atualmente no Shakhtar Donetsk, onde tem contrato até o fim de junho – ou seja, o jogador deve ser integrado ao elenco apenas no segundo semestre.

PUBLICIDADE

PALMEIRAS:

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras já anunciou a contratação do volante Danilo Barbosa, e tenta oficializar as chegadas dos atacantes Ademir, do América-MG, e Valentin Castellanos, do New York City, além do meio-campista Eduard Atuesta, do Los Angeles FC. A diretoria Alviverde, no entanto, optou por ser cautelosa nas negociações para preservar a saúde financeira do clube, o que está dificultando a busca por reforços – e que, inclusive, fez o clube desistir de Santos Borré.

O técnico Abel Ferreira já deixou claro que quer um centroavante para disputar posição com Luiz Adriano e um ponta esquerda.

Castellanos, Ademir e mais: como está a busca do Palmeiras no mercado por um atacante

SANTOS:

Assim como Grêmio, o Santos ainda precisa confirmar a vaga na fase de grupos, mas tem a situação bem encaminhada após a vitória por 3 a 1 sobre o San Lorenzo, na Argentina. O atual vice-campeão, no entanto, está impedido de registrar novos jogadores devido a uma punição da Fifa por causa da dívida do clube com o Huachipato, do Chile, pela contratação de Soteldo, em 2019. Vale destacar que o Peixe contratou o técnico Ariel Holan para substituir Cuca.

PUBLICIDADE

Nesse cenário, o principal objetivo da diretoria é manter nomes importantes, como Marinho e Soteldo, além de ampliar os contratos dos jovens promovidos das categorias de base.

SÃO PAULO:

Ativo no mercado da bola, o São Paulo já anunciou sete reforços para a temporada de 2021: o técnico Hernan Crespo, o zagueiro Miranda, o lateral-direito Orejuela, os meio-campistas William e Martín Benítez, além dos atacantes Bruno Rodrigues e Éder.

A quantidade de reforços é para tentar encerrar um jejum de títulos que dura desde 2012, quando foi campeão da Copa Sul-Americana. A última vez que conquistou a Libertadores foi em 2005.

LEIA MAIS:
Casemiro comenta possibilidade de retornar ao São Paulo: “É muito difícil falar”
Destaque do Palmeiras em 2020, Raphael Veiga recebe sondagens do futebol russo

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes