Home Futebol Racismo: Súmula revela palavras que teriam sido usadas contra Diakhaby em Cádiz x Valencia

Racismo: Súmula revela palavras que teriam sido usadas contra Diakhaby em Cádiz x Valencia

Jogo do Campeonato Espanhol tem paralisação com a equipe do Valencia deixando o campo por causa de racismo

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

O duelo entre Cádiz e Valencia, vencido pelo time da casa, por 2 a 1, ficou marcado por mais um caso de racismo no futebol.

PUBLICIDADE

Ainda na primeira etapa do jogo, Diakhaby, zagueiro do Valencia, acusou o também defensor Juan Cala, do Cádiz, de ter proferido xingamento como conotação racial em sua direção.

O francês e toda a equipe do Valencia deixaram o gramado em protesto e o jogo foi paralisado.

PUBLICIDADE

Poucas horas depois, o árbitro David Medié Jiménez divulgou a súmula com o suposto conteúdo da agressão verbal.

Aos 29 do 1º tempo, interrompi a partida devido a um confronto entre jogadores das duas equipes. O jogador nº 12 do Valencia, Mouctar Diakhaby, após levar cartão amarelo por discutir com um adversário, me disse: ‘Ele me chamou de negro de merda’, em referência ao jogador nº 16 do Cádiz, Juan Cala. Este fato não foi ouvido por nenhum integrante da equipe de arbitragem“, relatou o árbitro espanhol.

Após o entrevero, os jogadores do time visitante retornaram a campo, mas o alvo do racismo, Diakhaby, foi substituído. O fato foi também relatado na súmula do confronto.

Transcorridos alguns instantes, o Valencia decidiu abandonar o campo de jogo. Por esse motivo, a partida foi temporariamente suspensa. As duas equipes foram para seus respectivos vestiários. Depois de alguns minutos de suspensão, o delegado do Valencia, David Rangel Pastor, em presença do delegado do Cádiz, Antonio Navarrete Reyes, nos comunicou que decidiu realizar a substituição de Diakhaby e continuar com a partida. Além disso, ficou acordado em dar cinco minutos de aquecimento para as equipes, de forma a evitar lesões. A partida foi retomada após 24 minutos de suspensão, transcorrendo depois com normalidade.

PUBLICIDADE

Na segunda etapa, o Cádiz marcou mais um gol, com Marcos Mauro, e ficou com a vitória por 2 a 1.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE