Home Futebol Superliga da Europa é anunciada de forma oficial; veja clubes participantes

Superliga da Europa é anunciada de forma oficial; veja clubes participantes

Torneio foi oficializado e irá reunir grandes clubes do continente

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]

O que já era esperado se tornou realidade neste domingo (18). Em comunicado oficial, a Superliga da Europa foi anunciada como o mais novo torneio do futebol europeus. Sendo assim, após reunião entre os clubes, Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, ​​Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham foram classificados como os times fundadores da competição. Além disso, mais três equipes serão convidadas a ingressar antes da temporada inaugural, que vai ter início em breve.

PUBLICIDADE

A motivação para a criação da Superliga da Europa ocorreu, principalmente, por conta da pandemia. Isso porque praticamente todos os clubes do continente foram afetados financeiramente. Dessa forma, o torneio, que ainda prevê uma disputa feminina, irá atrair patrocinadores e veículos interessados pelos direitos de transmissão.

“A criação da nova Liga ocorre quando a pandemia global acelerou a instabilidade do atual modelo econômico do futebol europeu. Durante anos, os Clubes Fundadores têm procurado melhorar a qualidade e intensidade das competições europeias existentes e, em particular, criar um torneio em que os melhores clubes e jogadores possam competir entre si com maior frequência. Os Clubes Fundadores acreditam que as soluções propostas pelos reguladores não resolvem as questões fundamentais, que são tanto a necessidade de oferecer jogos de maior qualidade, como a obtenção de recursos financeiros adicionais para todo o mundo do futebol, Assim que possível, após o início da competição masculina, será lançada a liga feminina correspondente, que contribuirá para o avanço e desenvolvimento do futebol feminino”, afirmou o comunicado.

Veja abaixo o formato da competição, com Florentino Pérez, mandatário máximo do Real Madrid, sendo eleito o presidente da Superliga.

PUBLICIDADE
  • 20 clubes participarão, os 15 clubes fundadores e mais cinco times que serão classificados anualmente com base no desempenho da temporada anterior;
  • Todas as partidas serão disputadas durante a semana, todos os clubes continuarão a competir nas respectivas ligas nacionais, preservando assim o calendário tradicional que está no centro da vida do clube;
  • A temporada terá início em agosto com a participação dos clubes em dois grupos de dez, que farão partidas de ida e volta; Os três primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para as quartas de final. As equipes que terminaram em quarto e quinto lugar jogarão um playoff adicional de duas partidas. Posteriormente, serão disputados playoffs de dois jogos a partir das quartas de final até a final, que será disputada em um único jogo, no final de maio, em local neutro.

MEDIDAS DA UEFA

Totalmente contra a criação da Superliga, a Uefa promete ser rígida com os clubes que participarem da disputa. Como forma de punição “os clubes serão banidos de participar de qualquer competição nacional, continental e internacional e seus jogadores serão proibidos de defenderem as seleções nacionais”, conforme indicado pela entidade. Agora, resta saber se os clubes fundadores vão resistir e seguir com a ideia.

LEIA MAIS

Fifa define potes para o torneio de futebol das Olimpíadas de Tóquio; veja divisões