Home Futebol AFA oficializa suspensão das competições de futebol na Argentina

AFA oficializa suspensão das competições de futebol na Argentina

Devido os crescentes casos de Covid-19, entidade optou pela suspensão das partidas de futebol no país

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Um dos assuntos mais comentados dessa semana foi o surto de Covid-19 no River Plate. O alto número de casos obrigou a equipe a enfrentar o Santa Fe com um jogador de linha improvisado no gol e sem reservas. Por conta dos crescentes casos no país, a AFA (Associação de Futebol Argentino) optou por suspender todas as competições de futebol na Argentina.

PUBLICIDADE

A entidade comunicou essa suspensão através de nota oficial em seu site.

Confira a nota da AFA

“A Associação de Futebol Argentina comunica ao público que a fim de acompanhar as medidas sanitárias anunciadas pelo Presidente Alberto Fernández ontem (20), para combater a segunda onda da pandemia do Covid-19 que estamos vivendo, decidiu suspender as partidas de todas as competições que organiza desde às 20 horas de hoje (21) até o domingo, 30 de maio de 2021.

PUBLICIDADE

Esta Associação vem trabalhando em conjunto com as autoridades nacionais, províncias e municípios deste 20 de março de 2020 na elaboração de protocolos sanitários destinados ao cuidado da família do futebol e da sociedade em geral. Respeitando todas e cada uma das decisões tomadas por nossos mandatários e os especialistas epidemiológicos. É por isso, que neste momento onde nosso querido país deve fazer um esforço extra para controlar essa angustiante pandemia que nos aflige, que AFA e todos nós que compomos o futebol acompanharemos as autoridades nacionais, suspendendo a programação das partidas correspondentes a todas as competições locais pelo período de nove dias.

Neste sentido, trabalharemos em conjunto com os governos das províncias de San Jua, Santiago del Estero e as autoridades da Liga Profissional de Futebol a fim de reprogramar as semifinais e final da Copa da Liga nos cenários originalmente previstos”.

Partidas da Libertadores e Copa América

A suspensão da AFA é relacionada apenas as competições organizadas pela entidade. Dessa forma, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana não são afetadas. Por hora, as informações são de que os clubes envolvidos estão buscando alternativas para os jogos que acontecem nesse intervalo. Dentre os jogos temos  a partida entre River Plate x Fluminense, marcada para o próximo dia 25 de maio e Boca Juniors x The Strongest, que deve acontecer no dia 26 de maio.

Algo que levanta atenção é a disputa da Copa América. Isso porque a competição está prevista para ser iniciada em junho. E ontem a Conmebol comunicou que a Colômbia não será mais sede do torneio. Dessa forma, será necessário aguardar o parecer da Argentina. Isso porque se a suspensão continuar, a Copa América precisará ser disputada em outro país ou ser adiada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Libertadores tem quatro brasileiros classificados para as oitavas; veja a situação de cada equipe para a última rodada

Conmebol anuncia que a Colômbia não será mais sede da Copa América 2021