Home Futebol America diz ter um título brasileiro e quer reconhecimento da CBF

America diz ter um título brasileiro e quer reconhecimento da CBF

America enfrentou grandes equipes do futebol brasileiro quando venceu torneio em 1982

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o America trabalha para que a Confederação Brasileira de Futebol reconheça um dos títulos mais importantes da sua história: o Torneio Campeão dos Campeões. A competição, que tinha a chancela da CBF, foi conquistada em 1982.

PUBLICIDADE

Os dirigentes do America apresentaram o pedido, que se baseia em padrão já definido pela própria CBF. Afinal, a Resolução da Presidência – RDP 03/2010 trata da “Unificação dos Títulos Brasileiros de Clubes”. Em 2010, só para exemplificar, a entidade reconheceu como oficiais as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Com isso, clubes como Palmeiras e Santos se tornaram os maiores campeões brasileiros da época. Dessa forma, eles superaram Flamengo e São Paulo em número de taças: 8 x 6. Hoje, o clube do Palestra Itália é detento de 10 títulos nacionais.

PUBLICIDADE

O reconhecimento pela CBF do título de Campeão dos Campões de 1982 marca um momento histórico na vida do America, que conta com 116 anos de existência e continua sendo a meca dos amantes do futebol.

Torneio dos Campeões

Em 1982 todas as atenções do mundo do futebol estavam voltadas para a Copa do Mundo FIFA. Além disso, não é exagero afirmar que o Brasil tinha a melhor equipe desde o tricampeonato no México em 1970.

O foco era tanto que, para que a Seleção tivesse tempo para a devida preparação, os campeonatos estaduais teriam início somente em julho, após a final do principal torneio de seleções do Planeta.

Por isso, a CBF organizou e promoveu o Torneio dos Campeões, reunindo todos os campeões e vice-campeões brasileiros e do Torneio Rio-São Paulo. O America foi convidado por ter o maior número de participações nessas competições. Com a desistência do Flamengo, o Santa Cruz o substituiu.

PUBLICIDADE

Dezoito equipes participantes foram divididas em quatro grupos, com quatro ou cinco clubes. Todas se enfrentaram em turno e returno. Os campeões dos turnos se enfrentaram nas quartas de final. Nas semifinais, o America superou a Portuguesa e o Guarani, o Bahia.

Em 12 de julho de 1982, o America sagrou-se Campeão dos Campeões de forma invicta depois de vencer o Guarani por 2×1 no Maracanã, diante de pouco mais de 12 mil pessoas. Entraram em campo: Gasperin; Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zedilson (Sérgio Pinto); Pires, Gilberto e Eloi (João Luiz); Serginho, Moreno e Gilson Gênio. O técnico era Dudu.

LEIA MAIS: 

Morre o técnico que revelou Philippe Coutinho do Barcelona, Rony do Palmeiras, entre outros 

Técnico com passagem bem-sucedida pela base do Flamengo assume time da Série A2 do Carioca 

Americano contrata volante campeão da Copa do Brasil com o Flamengo para a Série A2 do Carioca