Home Mercado da Bola Técnico com passagem bem-sucedida pela base do Flamengo assume time da Série A2 do Carioca

Técnico com passagem bem-sucedida pela base do Flamengo assume time da Série A2 do Carioca

Marcelo Buarque assinou contrato com o Americano até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, Marcelo Buarque é o novo técnico do Americano. O acerto foi sacramentado neste domingo, após reunião entre o técnico de 58 anos e membros da diretoria alvinegra. O Torcedores.com apurou que seu contrato vai até o fim do ano com a equipe de Campos.

PUBLICIDADE

A princípio, o comandante terá uma missão complicada pela frente, isso porque o Americano não atravessa uma boa fase. Afinal, o clube não conseguiu se classificar para disputar a fase principal do Campeonato Carioca em 2021. Na carreira, ele conquistou dois acessos; um no Duque de Caxias em 2007 e outro com o Nova Iguaçu em 2005.

PUBLICIDADE

“Chego extremamente motivado e feliz, de estar chegando ao Americano, sei do tamanho do clube, da sua estrutura, um clube centenário com uma história e torcida enorme, sendo o maior do interior do estado do Rio de Janeiro. Venho com uma metodologia de colocar sempre o clube no topo, brigando em todas as competições”, disse o treinador.

Apesar da confirmação, Marcelo Buarque só irá estrear à beira do campo somente junho. O Americano enfrenta o Duque de Caxias, no Marrentão, na primeira rodada da segundona. Enquanto isso, ele projeta uma série de treinos e amistosos para preparar o time para a competição.

O Americano contratou, até o momento, 19 jogadores para a disputa da Série A2 do Carioca. Entre os nomes mais conhecidos estão o zagueiro André Ribeiro, ex-Macaé e Vasco e o volante Amaral, ex-Vitória e Flamengo.

Marcelo Buarque teve passagem vitoriosa pela base do Flamengo

Marcelo Buarque tem larga experiência no futebol carioca. Ele iniciou a carreira como preparador físico no São Cristóvão em 1985. No ano seguinte, foi contratado para comandar o Serrano na terceira divisão carioca.

PUBLICIDADE

Posteriormente, passou por Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Volta Redonda, Portuguesa, Bangu, Resende, Macaé, America-RJ, Quissamã, América-MG, Iraty, Tricordiano e Bonsucesso. Além disso, comandou o time sub-15 do Brasil em 1990 e o sub-17 da Guatemala em 2002.

Ao longo da carreira, Marcelo Buarque teve três passagens bem-sucedidas pelas divisões de base do Flamengo (1988 a 1992, 1993 a 1998 e 2014 e 2015). Nesse ínterim, também foi assistente de Joel Santana no clube da Gávea em 2011.

Nas três passagens pela base rubro-negra, Marcelo Buarque conquistou a Taça Otávio Pinto Guimarães (1992), o Campeonato Carioca sub-20 (1993, 1994, 1996 e 1997 e o Campeonato Carioca sub-15 (1988 e 1992).

Além dos inúmeros títulos, Marcelo Buarque também é conhecido por ter revelado incontáveis craques no passado: Rogério Lourenço, Júnior Baiano, Gélson Baresi, Fabinho, Marquinhos, Djalminha, Marcelinho Carioca, Nélio, Paulo Nunes, Rodrigo Mendes, entre outros.

PUBLICIDADE

Na sua última passagem pelo clube, o treinador voltou a colaborar na formação de alguns jogadores que renderam milhões ao Flamengo como Léo Duarte, Jorge, Matheus Sávio, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu.

LEIA MAIS: 

Aposta do Flamengo para a lateral, Ramon deixa boa impressão em estreia com Rogério Ceni 

Em baixa, Hugo Souza sofre questionamento interno após início promissor no Flamengo 

Americano contrata volante campeão da Copa do Brasil com o Flamengo para a Série A2 do Carioca