Técnico com passagem bem-sucedida pela base do Flamengo assume time da Série A2 do Carioca

Marcelo Buarque assinou contrato com o Americano até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/ Flamengo

Antes de mais nada, Marcelo Buarque é o novo técnico do Americano. O acerto foi sacramentado neste domingo, após reunião entre o técnico de 58 anos e membros da diretoria alvinegra. O Torcedores.com apurou que seu contrato vai até o fim do ano com a equipe de Campos.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

A princípio, o comandante terá uma missão complicada pela frente, isso porque o Americano não atravessa uma boa fase. Afinal, o clube não conseguiu se classificar para disputar a fase principal do Campeonato Carioca em 2021. Na carreira, ele conquistou dois acessos; um no Duque de Caxias em 2007 e outro com o Nova Iguaçu em 2005.

“Chego extremamente motivado e feliz, de estar chegando ao Americano, sei do tamanho do clube, da sua estrutura, um clube centenário com uma história e torcida enorme, sendo o maior do interior do estado do Rio de Janeiro. Venho com uma metodologia de colocar sempre o clube no topo, brigando em todas as competições”, disse o treinador.

Apesar da confirmação, Marcelo Buarque só irá estrear à beira do campo somente junho. O Americano enfrenta o Duque de Caxias, no Marrentão, na primeira rodada da segundona. Enquanto isso, ele projeta uma série de treinos e amistosos para preparar o time para a competição.

O Americano contratou, até o momento, 19 jogadores para a disputa da Série A2 do Carioca. Entre os nomes mais conhecidos estão o zagueiro André Ribeiro, ex-Macaé e Vasco e o volante Amaral, ex-Vitória e Flamengo.

Marcelo Buarque teve passagem vitoriosa pela base do Flamengo

Marcelo Buarque tem larga experiência no futebol carioca. Ele iniciou a carreira como preparador físico no São Cristóvão em 1985. No ano seguinte, foi contratado para comandar o Serrano na terceira divisão carioca.

Posteriormente, passou por Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Volta Redonda, Portuguesa, Bangu, Resende, Macaé, America-RJ, Quissamã, América-MG, Iraty, Tricordiano e Bonsucesso. Além disso, comandou o time sub-15 do Brasil em 1990 e o sub-17 da Guatemala em 2002.

Ao longo da carreira, Marcelo Buarque teve três passagens bem-sucedidas pelas divisões de base do Flamengo (1988 a 1992, 1993 a 1998 e 2014 e 2015). Nesse ínterim, também foi assistente de Joel Santana no clube da Gávea em 2011.

Nas três passagens pela base rubro-negra, Marcelo Buarque conquistou a Taça Otávio Pinto Guimarães (1992), o Campeonato Carioca sub-20 (1993, 1994, 1996 e 1997 e o Campeonato Carioca sub-15 (1988 e 1992).

Além dos inúmeros títulos, Marcelo Buarque também é conhecido por ter revelado incontáveis craques no passado: Rogério Lourenço, Júnior Baiano, Gélson Baresi, Fabinho, Marquinhos, Djalminha, Marcelinho Carioca, Nélio, Paulo Nunes, Rodrigo Mendes, entre outros.

Na sua última passagem pelo clube, o treinador voltou a colaborar na formação de alguns jogadores que renderam milhões ao Flamengo como Léo Duarte, Jorge, Matheus Sávio, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu.

LEIA MAIS: 

Aposta do Flamengo para a lateral, Ramon deixa boa impressão em estreia com Rogério Ceni 

Em baixa, Hugo Souza sofre questionamento interno após início promissor no Flamengo 

Americano contrata volante campeão da Copa do Brasil com o Flamengo para a Série A2 do Carioca