Home Futebol Em baixa, Hugo Souza sofre questionamento interno após início promissor no Flamengo

Em baixa, Hugo Souza sofre questionamento interno após início promissor no Flamengo

Hugo Souza tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Em pouco mais de um ano no elenco principal do Flamengo, Hugo Souza venceu o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. No entanto, é um dos jogadores mais questionados do atual elenco rubro-negro.

PUBLICIDADE

Após um início avassalador, ele vive seu pior momento no clube desde que foi promovido ao profissional. Afinal, ele é apontado como o sucessor de Diego Alves no Flamengo. Entre muitos ‘alvos’, um se destaca: Hugo Souza.

O goleiro teve atuação abaixo do esperado contra a LDU, em Quito, pela Copa Libertadores da América. Por isso, parte da torcida já pede que o camisa 45 deixe de o substituto imediato de Diego Alves, dando espaço a Gabriel Batista.

PUBLICIDADE

À primeira vista, a comissão técnica e diretoria avaliam que Hugo Souza ainda tem crédito. No entanto, entendem que o jogador precisa estar mais focado no clube. Em abril, o goleiro promoveu uma festa clandestina em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O evento que ficou conhecido entre os boleiros como ‘Resenha do Neca’, em alusão ao apelido de Hugo, Neneca. A princípio, a exposição desnecessária para comemorar o Bicampeonato da Supercopa do Brasil só fez abalar a confiança dos integrantes do Comitê Gestor do Futebol.

Apesar do mau momento, Hugo Souza será titular contra o Unión La Calera, terça-feira, pela Copa Libertadores da América. Ele entra no time no lugar de Diego Alves que está machucado. Com isso, Gabriel Batista, que teve atuação destacada na vitória sobre o Volta Redonda, ontem, pelo Campeonato Carioca, volta para o banco de reservas.

As falhas do goleiro

Apesar de ser considerado um goleiro promissor, Hugo Souza começou a ter suas atuações questionadas internamente pela diretoria. Afinal, o goleiro cometeu falhas cruciais contra o São Paulo que custou a eliminação do Flamengo na Copa do Brasil de 2020.

PUBLICIDADE

Naquele ano, o clube acabou conquistando o Campeonato Brasileiro. Mas Hugo Souza voltou a falhar contra o São Paulo na última rodada da competição. No entanto, Rogério Ceni seguiu prestigiando o arqueiro.

O alerta vermelho, porém, foi ligado após a vitória do Flamengo por 4 a 1 sobre o Resende, em março, pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, o arqueiro recebeu uma bola recuada por Léo Pereira e quando fez a reposição, jogou a bola nos pés do atacante adversário.

Diretoria mira janela de transferências

O Flamengo não vive um bom momento financeiro. Após receber premiações robustas da CBF pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e Supercopa do Brasil, a diretoria se vê obrigada a vender jogadores para não passar sufoco neste ano.

Valorizado no mercado da bola, Hugo Souza tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025. O clube é dono de 90% dos direitos econômicos. O restante pertence ao jogador. A diretoria rubro-negra vê com bons olhos um possível negócio.

PUBLICIDADE

Por outro lado, há um consenso de que o goleiro precisa voltar a jogar em alto nível para não ficar desvalorizado até a próxima janela de transferências. Recentemente, seu nome entrou no radar do Ajax, Benfica e Milan.

A princípio, os clubes europeus fizeram apenas uma consulta ao empresário do jogador, André Bahia, para saber a possibilidade de uma negociação no futuro. A multa rescisória do goleiro está estipulada em 70 milhões de euros (R$ 445 milhões, pela cotação atual).

LEIA MAIS: 

Americano contrata volante campeão da Copa do Brasil com o Flamengo para a Série A2 do Carioca 

A vez de Ramon? Lateral pode ganhar mais chances no Flamengo com Rogério Ceni 

Tchau Flamengo? Entenda por que Gerson ainda não renovou com o clube 

‘Resenha do Neca’: Indisciplina de Hugo Souza irrita dirigentes do Flamengo