Home Outros Esportes Quais são os confrontos e os times candidatos ao título nos playoffs da NHL

Quais são os confrontos e os times candidatos ao título nos playoffs da NHL

Busca pela Stanley Cup começa neste sábado e vai até meados de julho

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Por conta da pandemia, essa temporada da NHL foi diferente do que estamos acostumados a ver. Antes do ano começar, a liga reorganizou as divisões para que as equipes fizessem os 56 jogos dentro de uma região (leste, central, oeste e norte). Com isso, os confrontos nos playoffs também terão um esquema diferenciado.

PUBLICIDADE

Sem a rodada do wildcard, nos primeiros dois rounds da pós-temporada, os 16 times só enfrentarão adversários das suas respectivas divisões. No round 1, o primeiro colocado do grupo enfrenta o quarto, e o segundo enfrenta o terceiro. O round 2 será como uma “final da divisão”. A partir da etapa semifinal, as quatro equipes restantes serão reclassificadas de acordo com os pontos da temporada regular, e quem tiver maior pontuação pegará quem tiver feito a menor.

Mesmo com alguns jogos da temporada ainda faltando (algumas partidas atrasaram por conta da pandemia), todos os confrontos da primeira rodada, que acontecerá entre 15 e 31 de maio, já estão definidos:

PUBLICIDADE

Leste:

Pittsburgh Penguins (1) x New York Islanders (4)

Washington Capitals (2) x Boston Bruins (3)

Central:

Carolina Hurricanes (1) x Nashville Predators (4)

Florida Panthers (2) x Tampa Bay Lightning (3)

PUBLICIDADE

Oeste:

Colorado Avalanche (1) x St. Louis Blues (4)

Vegas Golden Knights (2) x Minnesota Wild (3)

Norte:

Toronto Maple Leafs (1) x Montreal Canadian (4)

Edmonton Oilers (2) x Winnipeg Jets (3)

PUBLICIDADE

O QUE ESPERAR NOS PLAYOFFS

Dentre os 16 times que estão nos playoffs da Stanley Cup, alguns despontam como favoritos ao título. São eles: o Colorado Avalanche, o Toronto Maple Leafs, o Tampa Bay Lightning, o Carolina Hurricanes e o Vegas Golden Knights. Correndo por fora podemos citar o Boston Bruins e o Pittsburgh Penguins.

O Colorado Avalanche foi o melhor time da temporada regular, terminando com 82 pontos. Com isso, a equipe conquistou o Presidents’ Trophy pela primeira vez desde 2000-2001, ano em que também ganhou a Stanley Cup. O time do Colorado tem jogado bem principalmente dentro de casa, e vem de uma sequência de 17 partidas invictas na Ball Arena. Nathan MacKinnon, concorrente do prêmio de melhor jogador da temporada, liderou o ataque mais potente da NHL, que marcou 197 gols. A verdade é que desde janeiro o Avalanche é considerado o maior candidato ao título, e nas casas de aposta o time é o favorito nos playoffs.

Entre os times do norte, sem dúvida, o Toronto Maple Leafs é o que está mais próximo de levar a Stanley Cup de volta para o Canadá. A equipe dominou a divisão (composta somente por canadenses) e terminou empatado com a quinta melhor pontuação nesta temporada. A estrela dos Maple Leafs, Auston Matthews, que é a esperança da franquia desde que foi draftado, também concorre ao Hart Trophy. Toronto vem em um ótimo momento, tendo vencido 9 dos últimos 10 jogos do ano, e é sempre entrar nos playoffs em ascensão.

PUBLICIDADE

Mesmo que o ano não tenha sido excelente para o Tampa Bay Lightning, a boa notícia é que ele terá o retorno de Steven Stamkos (que ficou fora dos últimos 16 jogos) e de Nikita Kucherov, que fará seu primeiro jogo desde a última Stanley Cup. Os Bolts terão uma missão difícil já na primeira rodada contra o Florida Panthers – que foi a surpresa mais agradável desta temporada – mas os atuais campeões nunca podem ser descartados, especialmente porque eles estão entre as 8 melhores defesas e ataques da liga.

Os Hurricanes foram o terceiro melhor time da temporada e, dentre as 32 equipes da NHL, foi a que teve melhor campanha dentro de casa, vencendo 25 de 28 jogos. Por isso, será difícil para qualquer time ir jogar em Carolina. A equipe é muito completa, com diversas armas ofensivas que podem fazer gols (cinco jogadores tiveram mais de 40 pontos) e a terceira melhor defesa da NHL. Além disso, eles têm no comando um dos fortes candidatos ao prêmio de técnico do ano.

Desde que entrou na liga em 2017, o Vegas Golden Knights é um dos melhores times da NHL. Essa temporada não foi diferente, afinal a equipe teve a segunda melhor campanha no geral – eles empataram em pontos com o Avalanche, mas perderam nos critérios de desempate. Vegas foi o time que cedeu menos gols aos adversários (não à toa Marc-Andre Fleury está concorrendo ao Vezina – prêmio dado ao melhor goleiro), e também foi o terceiro que mais marcou pontos, tendo assim o melhor saldo da NHL. Com a experiência da equipe nos playoffs, incluindo uma final de conferência na temporada passada, os Golden Knights sem dúvida brigarão pela Stanley Cup.