Home Futebol NYT: Fifa sabia de plano de formação da Superliga Europeia

NYT: Fifa sabia de plano de formação da Superliga Europeia

Plano de liga com gigantes da Europa teria conhecimento e até aval de presidente da entidade, Gianni Infantino

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Superliga Europeia volta às manchetes dos jornais. Desta vez, é o The New York Times que noticia que a Fifa teria conhecimento prévio dos planos dos principais clubes do futebol europeu de lançar o torneio. E até mesmo certo aval desta.

PUBLICIDADE

De acordo com o jornal, documentos obtidos mostrariam que a Fifa teria algum conhecimento da criação da competição, que reuniria alguns dos maiores clubes da Europa. Neles, a entidade aparece com o codinome ‘W01’  e aparecem termos nos quais os integrantes do torneio se colocam para buscar um ‘acordo’ para uma parceria entre a federação internacional para viabilizar o certame.

No tal ‘acordo’, os clubes que fariam parte do projeto iriam participar da nova versão do Mundial de Clubes da Fifa e optavam por renunciar ao pagamento pela participação em tal torneio. Em troca, recebiam a ‘autorização’ da entidade para poder realizar a competição;

PUBLICIDADE

Os documentos mostram um lado contrário ao que a entidade e seu presidente, Gianni Infantino, demonstraram quando a Superliga foi anunciada. Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, teria ligado para o mandatário da Fifa perguntando se existia algum aval da entidade máxima do futebol, o que foi negado pelo suíço na época. Segundo o jornal, a negativa de Infantino a Ceferin foi vista como ‘surpresa’ justamente pelo posicionamento dado aos clubes em segredo.

A entidade e seu presidente não responderam ao jornal sobre o conhecimento prévio ou o aval da criação da Superliga Europeia, que mesmo considerada ‘extinta’ diante de protestos dos mais variados, ainda não estaria morta nas palavras de um de seus idealizadores, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.

LEIA MAIS

Mbappé, Kane, Haaland, Neymar e mais; confira os 10 jogadores mais valiosos do mundo

PUBLICIDADE

Hansi Flick vira candidato a treinar Barcelona na próxima temporada