NYT: Fifa sabia de plano de formação da Superliga Europeia

Plano de liga com gigantes da Europa teria conhecimento e até aval de presidente da entidade, Gianni Infantino

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Reprodução/Facebook Oficial Fifa

A Superliga Europeia volta às manchetes dos jornais. Desta vez, é o The New York Times que noticia que a Fifa teria conhecimento prévio dos planos dos principais clubes do futebol europeu de lançar o torneio. E até mesmo certo aval desta.

De acordo com o jornal, documentos obtidos mostrariam que a Fifa teria algum conhecimento da criação da competição, que reuniria alguns dos maiores clubes da Europa. Neles, a entidade aparece com o codinome ‘W01’  e aparecem termos nos quais os integrantes do torneio se colocam para buscar um ‘acordo’ para uma parceria entre a federação internacional para viabilizar o certame.

No tal ‘acordo’, os clubes que fariam parte do projeto iriam participar da nova versão do Mundial de Clubes da Fifa e optavam por renunciar ao pagamento pela participação em tal torneio. Em troca, recebiam a ‘autorização’ da entidade para poder realizar a competição;

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Os documentos mostram um lado contrário ao que a entidade e seu presidente, Gianni Infantino, demonstraram quando a Superliga foi anunciada. Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, teria ligado para o mandatário da Fifa perguntando se existia algum aval da entidade máxima do futebol, o que foi negado pelo suíço na época. Segundo o jornal, a negativa de Infantino a Ceferin foi vista como ‘surpresa’ justamente pelo posicionamento dado aos clubes em segredo.

A entidade e seu presidente não responderam ao jornal sobre o conhecimento prévio ou o aval da criação da Superliga Europeia, que mesmo considerada ‘extinta’ diante de protestos dos mais variados, ainda não estaria morta nas palavras de um de seus idealizadores, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.

LEIA MAIS

Mbappé, Kane, Haaland, Neymar e mais; confira os 10 jogadores mais valiosos do mundo

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

Hansi Flick vira candidato a treinar Barcelona na próxima temporada