É campeão! São Paulo vence o Palmeiras, conquista o Paulistão e encerra jejum de quase nove anos sem títulos

Com a vitória por 2 x 0 no Morumbi, São Paulo volta a comemorar um título que não vinha desde dezembro 2012

Flavio Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação / Twitter oficial São Paulo

O São Paulo garantiu neste domingo (23), seu 22º título do Paulistão ao derrotar o Palmeiras no Morumbi, pelo placar de 2 x 0, com gols de Luan e Luciano. Apesar do clássico ter sido mais equilibrado, o Tricolor soube controlar a partida, principalmente após iniciar o segundo tempo com vantagem por um gol. O Palmeiras precisou abrir o time, buscando empatar, mas deixou espaços para o contra-ataques e em um deles Luciano fez o gol que decidiu o título.

Com o resultado, a equipe também impediu que o Palmeiras chegasse ao seu bicampeonato, após ter vencido o Campeonato Paulista em 2020.

Sobre o jogo – São Paulo 2 x 0 Palmeiras

Da mesma forma que na primeira partida, o segundo jogo foi muito equilibrado, com o Palmeiras tendo uma ligeira vantagem. Parte disso se explica pelos desfalques, já que Crespo não pode contar com Daniel Alves e Benítez, lesionado. Além disso, Luciano, ainda longe das melhores condições, iniciou a partida no campo. Os goleiros não foram exigidos e o gol do São Paulo já próximo do fim do primeiro tempo teve uma boa dose de sorte. Isso porque Luan finalizou de fora da área, a bola desviou em Felipe Melo e deixou Weverton vendido no lance.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

O segundo tempo seguiu sem emoções e coube a Abel Ferreira alterar o panorama do jogo. Ele abriu mão do esquema com três zagueiros, tentando abrir a defesa Tricolor. Mas o setor defensivo do São Paulo teve uma partida quase perfeita e ainda ameaçava nos contra-ataques. Além do gol marcado por Luciano, a equipe teve uma chance clara de gol, com Weverton praticando um verdadeiro milagre.

Destaques da partida

Enquanto esteve em campo, Luan se destacou pelo São Paulo, não só pelo gol, mas por tomar conta do meio de campo, fazendo com que os meias rivais não conseguissem jogar. Outro que merece destaque é Miranda, que não deu espaço para os atacantes do Palmeiras.

Já de forma negativa, podemos citar Raphael Veiga e Rony, que tiveram atuações bens ruins, sem conseguir fugir da marcação rival.

Mais informações de São Paulo e Palmeiras

As duas equipes agora focam suas atenções para a Copa Libertadores. Já classificado, o São Paulo terá pouco tempo para comemorar o título. Na próxima terça-feira (25) o clube recebe o Sporting Cristal, buscando a primeira colocação do Grupo E.

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

Já o Palmeiras joga apenas na quinta-feira (27), recebendo o Universitario, mas apenas para cumprir tabela, já que o Verdão garantiu não somente a vaga como também a primeira colocação do Grupo A.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Paulista – Final – 2º jogo

São Paulo 2 x 0 Palmeiras
Data e horário: 23/05/2021, às 16h (de Brasília)
Local: Morumbi – São Paulo – SP
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Neuza Ines Back
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati

Escalações

São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (Rodrigo Nestor), Liziero (Willian), Gabriel Sara, Igor Gomes (Rojas) e Reinaldo; Pablo (Luciano). Técnico: Hernán Crespo
Palmeiras: Weverton; Luan (Gabriel Menino), Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo (Danilo), Danilo Barbosa (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa) e Victor Luis (Wesley); Luiz Adriano e Rony.  Técnico: Abel Ferreira

Gols

Cartões Amarelos:

  • São Paulo – Liziero, Igor Gomes, Hernanes e Bruno Alves
  • Palmeiras – Lucas Lima, Renan e Wesley

LEIA MAIS:

Flamengo e Palmeiras possuem juntos sete dos 10 jogadores mais valiosos do Brasil; confira a lista

Morumbi tem aglomeração nos arredores antes de São Paulo x Palmeiras

Jogador do São Paulo deixa braço no rosto de Rony e é peitado por Abel Ferreira