Conheça os treinadores brasileiros campeões na Europa

Você conhece todos os treinadores brasileiros campeões na Europa?

Alexander Rodrigues
Colaborador do Torcedores

 

Jogadores brasileiros atuando na Europa é uma coisa comum e, de certa forma, um caminho quase certo. Por outro lado, não se pode falar a mesma coisa quando se trata de treinadores.

Diferente de outros países sul-americanos, o nosso praticamente não tem a tradição de exportar técnicos. Por isso vale reverenciar os professores que conseguiram treinar e ser campeões no velho continente.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

 

LUIZ FELIPE SCOLARI

Treinadores brasileiros campeões na Europa: Felipão

Foto: Anvar Ilyasov, AP

Pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, Luiz Felipe Scolari, ou simplesmente Felipão, levantou um troféu na Europa quando ganhou o campeonato do Uzbequistão com o Bunyodkor de forma invicta em 2009

TREINADORES BRASILEIROS CAMPEÕES NA EUROPA

RICARDO GOMES

O ex-zagueiro é um dos treinadores brasileiros com melhor desempenho em gramados europeus, mais precisamente os francenses. Ricardo Gomes conquistou a Copa da França e a Copa da liga francesa com o Paris Saint-Germain em 1998 e, em 2007, levantou mais uma Copa da liga, agora comandando o Bordeaux.

TREINADORES BRASILEIROS CAMPEÕES NA EUROPA

CARLOS ALBERTO PARREIRA

Campeão do mundo com o Brasil nos Estados Unidos em 1994, Parreira foi campeão turco com o Fenerbahçe em 1996, tirando o clube de uma fila de 7 anos sem títulos nacionais.

TREINADORES BRASILEIROS CAMPEÕES NA EUROPA

LEONARDO

Mesmo com a sua carreira de técnico tendo durado tão pouco, Leonardo conseguiu o que muitos treinadores com anos de carreira não alcançaram. Leo foi campeão da Copa da Itália dirigindo a Inter de Milão em 2011.

Leia mais:

Abel Ferreira é “ignorado” em lista dos 50 melhores treinadores do mundo; veja relação que conta com Crespo

 

Gilberto e mais seis: saiba quais jogadores atuaram por Benfica e Fluminense

TREINADORES BRASILEIROS CAMPEÕES NA EUROPA

ZICO

O galo também já teve aventuras europeias e pode-se dizer que com um grande sucesso. Zico foi campeão Turco e da Supercopa da Turquia com o Fenerbahçe, em 2007, levantou os troféus do Campeonato e da Copa do Uzbequistão dirigindo o Bunyodkor, em 2008, e conquistou com o CSKA Moscow a Copa e a Supercopa da Rússia, em 2009.

TREINADORES BRASILEIROS CAMPEÕES NA EUROPA

PAULO AUTUORI

Treinador bicampeão da Libertadores e do Mundial de clubes da FIFA, Autuori foi campeão na Bulgária, ao conquistar a supercopa do país dirigindo o Ludogorets em 2018.

 

TREINADORES BRASILEIROS CAMPEÕES NA EUROPA

CARLOS ALBERTO SILVA

O treinador que conseguiu uma verdadeira façanha ao ser campeão brasileiro com o Guarani em 78, também venceu na Europa. Carlos Alberto Silva foi bicampeão português e campeão da Supercoca de Portugal com o Porto, entre 91 e 93.

OTTO GLÓRIA

O carioca que ficou conhecido por frases como: “Não se faz omelete sem ovos”, quando queria dizer que não tem como ser campeão sem bons jogadores e “Quando o treinador perde é uma besta e quando ganha é bestial”, é o brasileiro mais vezes campeão na Europa. Ao todo, Otto somou nada menos do que 10 títulos em Portugal, sendo 4 ligas e 3 copas com o Benfica, 2 ligas com o Sporting e 1 copa com o Belenenses.