Home Futebol Eurocopa: Goretzka salva, Alemanha empata se classifica

Eurocopa: Goretzka salva, Alemanha empata se classifica

Goretzka marcou aos 40 e, com o empate entre Portugal e França, alemães avançaram para as oitavas na segunda colocação

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Em jogo emocionante, a Alemanha empatou em 2 a 2 com a Hungria na Allianz Arena e se garantiu nas oitavas de final da Eurocopa 2020.

PUBLICIDADE

Os alemães somaram quatro pontos e, com o empate de França e Portugal, alcançaram a segunda colocação do grupo F. Eles enfrentarão a Inglaterra, na próxima terça-feira (29). Os húngaros, que por mais de 70 minutos tinham a classificação na mão, caíram para a última colocação e foram eliminados.

Os gols de Alemanha x Hungria

O gols da partida foram marcado por Adam Szalai, Kai Havertz, Schäfer e Goretzka. O capitão húngaro marcou aos 10 minutos do primeiro tempo, concluindo com um belo peixinho um cruzamento de Sallai, pela direita.

PUBLICIDADE

Havertz igualou o placar aos 20 do segundo tempo, de cabeça, após saída errada do goleiro Gulácsi. Trinta segundos depois da saída de bola, Schäfer, também de cabeça, desempatou, aproveitando um lançamento do campo de defesa e a indecisão da zaga alemã.

Já Goretzka empatou, novamente, aos 40 do segundo tempo, aproveitando o rebote do chute de Timo Werner com uma bomba na entrada da área.

O primeiro tempo de Alemanha x Hungria

A Alemanha começou o primeiro tempo buscando imprimir o mesmo ritmo avassalador mostrado contra Portugal. A equipe jogava bem compacta e pressionando a defesa da Hungria com e sem a bola. A finalização de Kimmich, aos 3 minutos, anunciava que a estratégia seria acertada.

Os húngaros, no entanto, também usaram do advento deu seu jogo anterior, no caso a as chamadas “faltas táticas”, que picavam o jogo e quebram o ritmo dos alemães. A velocidade e concentração no contra-ataque também se mantiveram, e, mesmo assim, surpreenderam.

PUBLICIDADE

Aos 10 minutos, a Hungria puxou um rápido e inteligente contragolpe após uma falta cobrada pela Alemanha. A bola foi parar no pé de Sallai na ponta direita, que cruzou na medida para o peixinho do “quase xará” Szalai acertar o canto de Neuer e abrir o placar.

Como o roteiro era parecido do jogão entre alemães e portugueses, os então derrotados não se desesperaram e seguiram organizados, ocupando o campo de ataque. E levando perigo, primeiro aos 20 minutos com uma sequência de bola na trave de Hummels e uma bola a queima roupa de Ginter.

A forte chuva e a boa marcação da Hungria, no entanto, impediram o melhor desenvolvimento do jogo da Alemanha a partir dos 30 minutos do primeiro tempo. Ao final dos dois apitos, 1 a 0 o placar e a zebra passeando no grupo F.

O segundo tempo de Alemanha x Hungria

Na segunda etapa, a Alemanha contou com arrefecimento da chuva e, principalmente da marcação da Hungria. Os primeiros dez minutos tiveram os alemães mais próximos da área adversária, ainda que sem tanto perigo.

PUBLICIDADE

A entrada de Goretzka no lugar de Gündogan deu mais gás e uma presença ofensiva ainda maior aos alemães, que começaram pressionar de maneira mais intensa mais perto dos 20 minutos. Então, numa bola cruzada e mal rebatida pelo goleiro Gulácsi, o time conseguiu empatar, com Havertz.

O alívio do empate durou bem pouco. Trinta segundos depois do gol da Alemanha, o meia Schäfer aproveitou a indecisão da defesa alemã para dar um toque de cabeça na saída do goleiro Neuer e voltar a colocar a Hungria na frente do placar — e nas oitavas da Euro.

Os gols colocaram fogo na partida, mas também aumentaram a tensão. Mais espaços começaram a aparecer, e assim como a apreensão nos gritos e suspiros dos torcedores em Munique. Os alemães passaram a apostar nas bolas cruzadas, que, pelo menos nos trinta minutos, era o que levava mais perigo à defesa húngara.

Foi pelo, chão, porém, que a Alemanha levou mais perigo. Aos 35, Kroos tabelou com Gosens e chutou na saída do goleiro. A bola passou raspando a trave. O lance “acordou” Joachim Löw, que imediatamente lançou mais dois atacantes em campo, Musiala e Volland, que se juntaram à Müller, que tinha entrado mais cedo.

PUBLICIDADE

O pelotão de frente foi efetivo. Mais uma vez tabelando, Timo Werner teve um chute travado. No rebote, Goretzka pegou na veia e a bola quase furou o lado direito da rede. O gol do alívio, o gol da classificação.

Alemanha (3-4-3): Neuer; Ginter(Volland), Hummels e Rüdiger; Kimmich, Gündogan (Goretzka), Kroos e Gosens (Musiala); Kai Havertz (Müller), Gnabry (Werner) e Leroy Sané. Técnico: Joachim Löw.

Hungria (5-3-2): Gulácsi; Loic Négo, Botka, Orbán, Attila Szalai e Attila Fiola; Kleinheisler, Adam Nagy e Schäfer; Roland Sallai (Schön) e Adam Szalai(Varga). Técnico: Marco Rossi.

LEIA MAIS

Eurocopa: Croácia vence com golaço de Modric e se classifica

PUBLICIDADE

Eurocopa: Dinamarca goleia e se classifica; Bélgica fica em 1º

Eurocopa: Áustria vence e se classifica; Holanda garante 1º lugar

Conheça a luta de um zagueiro da Eurocopa contra a homofobia