Home Futebol Rescisão com Danilo Avelar pode gerar “grande problema” ao Corinthians no futuro, diz especialista

Rescisão com Danilo Avelar pode gerar “grande problema” ao Corinthians no futuro, diz especialista

Advogado explica quais medidas podem ser tomadas a respeito da conduta praticada por Danilo Avelar, do Corinthians

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O defensor Danilo Avelar, do Corinthians, se envolveu em uma grande polêmica na noite da última terça-feira ao fazer um comentário racista durante partida de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), tradicional jogo de computador.

PUBLICIDADE

Uma imagem com o “username” de Avelar (D.A35) começou a circular nas redes sociais com a frase “fih (filho) de rapariga preta”.

O jogador admitiu que é o autor do comentário e se desculpou através das redes sociais, afirmando que “perdeu a cabeça”. Ele se disse envergonhado pela ofensa e avaliou sua conduta foi um erro pontual.

PUBLICIDADE

Diante de toda repercussão negativa, o Corinthians anunciou que vai encerrar o contrato com Danilo Avelar, válido até dezembro de 2022. O clube ainda estuda de que maneira será feita a rescisão.

Para esclarecer se isso seria possível, segundo a lei trabalhista, o advogado Bruno Gallucci, especialista em Direito do Trabalho, falou sobre o caso.

“A rescisão pode ser feita a qualquer momento, desde que respeitado os termos da lei e do contrato estabelecido entre as partes. Mas para configurar a dispensa por justa causa do atleta, a situação é mais complexa”, disse o magistrado.

Corinthians quer rescindir com Avelar, mas ainda tem valor milionário a pagar para ex-clube do jogador

PUBLICIDADE

“A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aponta em seu artigo 482 um rol taxativo de condutas do empregado que, quando cometidas podem ocasionar a dispensa por justa causa”.

“No caso do jogador Avelar, devemos observar que, a conduta do atleta ocorreu em seu momento de lazer, não mencionando em nenhum momento a instituição empregadora em seu ato”, continuou.

Corinthians pode ter problemas

Segundo Gallucci, os fatos de Danilo Avelar ser uma pessoa pública e a ocorrência ter tomado uma grande proporção, não afastam e nem alteram o texto da lei.

“Vale ressaltar que o atleta reconheceu seu erro publicamente através de nota oficial, logo a rescisão contratual por justa causa não é a melhor alternativa e pode gerar um grande problema futuro para o Corinthians“, avaliou o advogado.

PUBLICIDADE

Por fim, Bruno Gallucci ressaltou que, nesse caso do atleta corintiano, existe muita margem para discussão jurídica. “Acredito na possibilidade das partes chegarem a um acordo e resolver o problema”, finalizou.

Danilo Avelar está afastado dos gramados e se recupera de uma cirurgia no joelho direito, realizada em outubro do ano passado, após uma lesão no clássico contra o Santos.