Home Extra Brasileirão: Corinthians bate Sport e vence primeira em casa

Brasileirão: Corinthians bate Sport e vence primeira em casa

Ataque funciona e Timão vence a primeira em casa no Campeonato Brasileiro; vitória foi também a primeira de Sylvinho na Neo Quimica Arena

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O Corinthians finalmente venceu em casa no Brasileirão. Com gols de Jô e Iago Maidana (contra), o Timão bateu o Sport por 2 a 1 nesta quinta-feira (24), na Neo Quimica Arena, e chegou a 8 pontos no campeonato.

PUBLICIDADE

O resultado também representou a primeira vitória do alvinegro em casa sob o comando do técnico Sylvinho, que assumiu o cargo no fim de maio. O treinador vem suando para encontrar a formação ideal da equipe, e, pelo menos nesta partida, conseguiu fazer os jogadores ofensivos, principalmente Gustavo Silva e Mateus Vital, renderem.

O Sport, por sua vez, custou em levar perigo à defesa adversária, no esquema que teve o atacante André quase como um “armador” em certos momentos do jogo. Na 15ª colocação, o time de Recife terá a oportunidade de se reencontrar ofensivamente contra o Cuiabá, no domingo (27), as 20:30, na Ilha do Retiro.

PUBLICIDADE

No mesmo dia, o Corinthians visita o Fluminense, as 16h. Por conta da Copa América, que mandará jogos no Maracanã, a partida será disputada em São Januário, o estádio do Vasco.

O jogo

O jogo começou com o Corinthians determinado a se recuperar. Atento, o time protagonizou uma jogada que tinha tudo para ser um das grandes do campeonato: com menos de dois minutos, Mateus Vital lançou Gustavo Silva, o Mosquito, pela direita.

O jogador, que perdeu o pai para a Covid-19 na semana passada, arrancou, levou a bola até a pequena área e tocou na saída do goleiro Mailson. Na comemoração, a emoção e a homenagem ao Seu Gerson. O gol acabou anulado, pelo pé do camisa 19 que estava à frente da linha de defesa do Sport na hora do passe.

O gol foi como um aviso aos visitantes, que entenderam o recado — pelo menos nos minutos seguintes. Mais postados e atentos, travaram o meio campo dos donos da casa, que até controlaram as ações, mas não conseguiram mais levar perigo no restante da primeira metade da etapa inicial.

PUBLICIDADE

A bola só foi ameaçar a meta de Mailson aos 25, quando a falta cruzada por Fágner passou a milimetros da cabeça do zagueiro João Victor. Depois, aos 27, foi a vez de Gustavo Silva levar perigo novamente, em jogada individual que começou na entrada da área e terminou com uma finalização que resvalou na trave esquerda e foi para fora.

O Corinthians usou e abusou da velocidade do seu atacante pela direita, que foi sua principal — se não a única — arma ofensiva. Foi o atacante que apareceu novamente pela direita, aos 44, para invadir a área e soltar uma bomba que pegou na rede, pelo lado de fora.

Houve tempo ainda para o Sport responder, primeiro aos 45, com Betinho. O volante, que entrou no lugar do lesionado Thiago Lopes, mandou uma bomba da intermediária que exigiu a boa e única intervenção de Cássio no primeiro tempo. O escanteio gerado pelo lance levou ainda mais perigo, com a cabeçada no primeiro pau de Salino, que passou zunindo pelo travessão.

Quando todo mundo já estava esperando o árbitro apitar, Gustavo Silva apareceu novamente. Recebendo uma bela inversão de jogo de Mateus Vital, o camisa 19 mostrou que ainda tinha fôlego para mais uma explosão pela direita. Dessa vez, o ponta cruzou forte para o meio da área. Jô e Iago Maidana disputaram a bola, e ela acabou batendo no zagueiro antes de morrer no fundo da rede.

PUBLICIDADE

Segundo tempo de Corinthians x Sport

O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma disposição com a qual começou o primeiro. Com os espaços melhor mapeados, o dono casa já encontrou Vital em velocidade pela esquerda, que deu bom drible dentro da área e cruzou rasteiro. A defesa tirou para o escanteio.

O próprio Vital foi cobrar a bola parada, e deu outra “pré-assistência”. O meia encontrou Gil no primeiro pau, que desviou a bola para trás e encontrou Jô, no segundo pau. O camisa 77 pegou de perna direita, quase no susto, e mandou a bola para o fundo rede. 2 a 0 no placar da Neo Quimica Arena.

O Timão tentou manter um ritmo forte após o segundo gol mas, sentindo a dificuldade do Sport, passou a controlar o jogo a partir do meio campo. Com vinte minutos passados no segundo tempo, os espaços voltaram a a aparecer.

Primeiro na esquerda, aos 23, com Mateus Vital entrando na área e batendo fraco. Depois, pela direita, Mosquito tabelou cruzou rasteiro e a bola, que era para ser cortada por Patric, acabou, novamente no susto, no pé esquerdo de Jô, que ainda conseguiu mandá-la na trave esquerda.

PUBLICIDADE

O bom momento acabou relaxando o Timão, que a partir dos 30 começou a pensar em manter o resultado. A estratégia deu mais certo para o Sport, que pegou gosto do jogo e começou a chegar bem pelos lados. Aos 36, então, Patric conseguiu cruzar pela direita, João Victor não afastou, e Trellez mergulhou para diminuir o placar.

Os minutos finais foram de pressão dos visitantes. Os donos da casa conseguiram se segurar e até a ameaçar mais nos contra-ataques, em especial com Roni, já aos 45. O goleiro Mailson até chegou a subir ao ataque em escanteio aos 48, mas nada foi capaz de tirar a vitória do Corinthians, a primeira na Neo Química no Brasileirão.

Corinthians (4-1-4-1): Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel; Gustavo Silva (Ramiro), Vitinho (Roni), Cantillo e Mateus Vital; Jô. Técnico: Sylvinho

Sport (5-4-1): Mailson; Hayner, Rafael Thyere, Iago Maidana, Sabino e Victor Gabriel; Gustavo (Neílton), Marcão, Thiago Lopes (Betinho) e Paulinho Moccelin (Trellez); André. Técnico: Umberto Louzer

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Corinthians? Red Bull Bragantino? Entenda a situação de Paulinho

Voando! Red Bull Bragantino domina 5 grandes estatísticas do Brasileirão