Home Futebol Corinthians? Red Bull Bragantino? Entenda a situação de Paulinho

Corinthians? Red Bull Bragantino? Entenda a situação de Paulinho

Volante está livre no mercado e é disputado por clubes brasileiros e do exterior; Timão e Bragantino sonham

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Não que um jogador de Seleção Brasileira e de duas Copas do Mundo precise de muito motivo, mas o nome de Paulinho voltou às pautas da mídia e às bocas dos torcedores brasileiros, em especial de dois clubes paulistas. Livre no mercado, o volante é o pivô de uma verdadeira corrida pela sua contratação, protagonizada, pelo menos no Brasil, entre Corinthians e Bragantino.

PUBLICIDADE

No último domingo (20), o jogador rescindiu seu contrato com Guangzhou Evergrande (CHI) e animou os torcedores dos dois clubes brasileiros que o volante atuou antes de seguir carreira na Europa. Até porque eles já estavam de olho nele desde o começo do ano.

Os problemas na China e os treinos de Paulinho no Bragantino

Ao final de março, começaram a pipocar fotos e notícias de Paulinho treinando no CT do Bragantino. Naquela altura, mais do que uma indicação do seu futuro, a ação foi uma alternativa paliativa do jogador, que estava “preso” no Brasil enquanto aguardava a liberação para entrar na China — e a resolução do problema da “bolha” do futebol chinês.

PUBLICIDADE

No começo daquele mês, o futebol chinês passou por uma crise inusitada. Com o rearranjo das regras financeiras do esporte no país, alguns clubes reduziram drasticamente seus investimentos e outros — o campeão de 2020 incluso — fecharam as portas. E tudo a um mês do início do campeonato nacional.

A questão, claro, fez o “Chinesão” ser adiado. Mais: somada aos problemas burocráticos que impediam  Paulinho de retornar ao país asiático, fez o jogador começar a repensar o seu futuro. Então, três meses depois, em junho, o volante acertou a rescisão do seu contrato com o Guangzhou Evergrande, e ficou oficialmente livre no mercado.

A corrida pela contratação de Paulinho

A nova situação de Paulinho se configurou automaticamente em uma oportunidade de mercado para os clubes brasileiros. Sem o clube chinês na jogada, os times precisariam “apenas” negociar com o staff do jogador que, ainda assim, dado o enorme salário que recebia no exterior, teria que invariavelmente aceitar uma redução nos seus ganhos — e por isso Corinthians e Red Bull Bragantino saíram na frente na corrida por sua contratação.

O volante, que começou sua carreira como profissional em 2006 pelo Audax, ganhou projeção justamente no Bragantino. Contratado em 2009, atuou em 45 partidas pelo clube entre a Série B daquele ano e o Paulistão do ano seguinte. Marcou 14 gols, um número bastante alto para alguém de sua posição.

PUBLICIDADE

O período no Massa Bruta marcou tanto Paulinho como o clube, em especial após o sucesso que se seguiu na carreira doo atleta. Clube e jogador se mantiveram próximos e estreitaram suas relação após a chegada da Red Bull em Bragança Paulista, em 2019. Em 2020 o volante visitou o estádio Nabi Abi Chedid e posou para fotos com a camisa 8 da equipe.

Essa boa relação, portanto, torna possível um cenário em que o jogador, por identificação, aceite abaixar seu salário. O respaldo financeiro da empresa de energéticos também deixa tudo mais palpável.

O sonho do Corinthians e a promessa de Paulinho

Se o Bragantino conta com a identificação de Paulinho, o Corinthians aposta todas suas fichas no carinho que o volante tem pelo clube. Afinal, se o Braga o projetou nacionalmente, o Timão o mostrou para o mundo.

Contratado ao final do Campeonato Paulista de 2010, Paulinho se tornou peça-chave no elenco corintiano em 2011, com a chegada do técnico Tite. O atual comandante da seleção brasileira montou um esquema que permitiu que o volante chegasse muito ao ataque, o que rendeu o apelido de “homem-surpresa”.

PUBLICIDADE

O casamento entre o jogador e o Corinthians se deu justamente num dos momentos mais gloriosos da história do clube. Com o camisa 8 entre os 11 titulares, o alvinegro foi campeão do Campeonato Brasileiro de 2011, e da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes, em 2012.

O grande momento de ambos se deu nas quartas da Liberta, com Paulinho marcando o gol da vitória minutos depois do icônico lance entre Cássio e Diego Souza. Aquele foi um dos 25 gols do meia em 112 jogos pelo Timão. Com as 16 assistências que distribuiu, sua média foi de uma participação direta em gol a cada três jogos. Novamente, números impressionantes para alguém de sua posição.

As conquistas, o impressionante desempenho em campo, a idolatria, tudo convergiu para um momento decisivo em 2013. Negociado para o Tottenham, da Inglaterra, o volante fez sua despedida numa coletiva de imprensa. Despedida não, “até logo”:

O carinho que Paulinho demonstrou naquele momento se mantém até hoje e é o grande trunfo corintiano em uma possível negociação. O clube vive há anos uma crise financeira e teria de contar com a boa vontade do jogador em topar os termos oferecidos.

As chances, porém, são encaradas como pequenas. A análise interna da diretoria é de que o time até consegue montar uma proposta interessante ao volante, mas não consegue bater uma possível concorrência do exterior. Que existe.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

De volta? Romero responde torcedor sobre retorno ao Corinthians

Saída de Bruno Mendez, criptomoedas e quitação de dívidas: veja as notícias do Corinthians nesta terça-feira(22)

Borja no Palmeiras: entenda por que o clube não conta com o atacante

Reforços definidos, lateral devolvido, joia na mira, escalação: as notícias do Flamengo nesta terça (22)

PUBLICIDADE

Meia indo para o Bahia, Bigode fica, bronca de Felipe Melo e escalação: as notícias do Palmeiras nesta terça (22)