Home Futebol Eliminatórias da Copa do Mundo: Como anda a briga por uma vaga na América do Sul

Eliminatórias da Copa do Mundo: Como anda a briga por uma vaga na América do Sul

Brasil foi a única equipe a vencer seus dois jogos nessa Data-Fifa

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

Depois de uma longa pausa por conta da pandemia do Covid-19, as Eliminatórias da Copa do Mundo voltaram a ser disputadas. E a rodada foi perfeita para o Brasil. Isso porque apenas a seleção Canarinho conseguiu vencer suas duas partidas. Com isso, a equipe de Tite segue com 100% de aproveitamento e já abre seis de vantagem para a Argentina. Por outro lado, a briga pelas outras vagas segue bem acirrada.

Nas Eliminatórias da América do Sul, quatro seleções garantem vaga para a próxima na Copa do Mundo. Já o quinto colocado disputa a repescagem mundial.

Confira o desempenho das seleções nas duas últimas rodadas das Eliminatórias

Brasil

Única seleção a vencer seus dois jogos, ambos pelo placar de 2 x 0. Vitória tranquila contra o Equador e em seguida o fim de um tabu de 35 anos contra o Paraguai deixam a equipe comandada por Tite na liderança das Eliminatórias sul-americanas. Seleção brasileira deve garantir sua vaga com várias rodadas de antecedência.

PUBLICIDADE

Argentina

A equipe de Messi empatou suas partidas com Chile (1 x 1) e Colômbia (2 x 2), mas foi beneficiada por tropeços dos rivais. O resultado que mais chama atenção foi o segundo empate, fora de casa. Isso porque a Argentina estava vencendo por 2 a 0, mas acabou deixando a vitória escapar nos acréscimos.

Equador

Rodadas para esquecer. A seleção equatoriana tem o segundo melhor ataque das Eliminatórias, com 14 gols, atrás apenas do Brasil. Mas a seleção foi derrota pelo Brasil, conforme já citado e também pela seleção peruana, pelo placar de 2 x 1. Com isso, o Equador viu seus rivais se aproximarem na tabela de classificação.

Uruguai

Outra seleção que não conseguiu vencer nessa Data-Fifa. Empates sem gols contra Paraguai e Chile evitaram que os uruguaios conseguissem terminar essa rodada dupla das Eliminatórias pelo menos entre os três primeiros. Mas é importante lembra que houve um gol mal anulado no duelo contra os paraguaios. Inclusive, essa partida fez com que a Conmebol afastasse a equipe responsável pelo VAR por tempo indeterminado.

Colômbia

A vitória fora de casa contra o Peru (3 x 0) e o empate conquistado contra seleção da Argentina fizeram com que a equipe assumisse a quinta posição, com o mesmo número de pontos do Uruguai, mas atrás no saldo de gols.

PUBLICIDADE

Paraguai

Os paraguaios iniciaram a rodada dupla das Eliminatórias com a terceira melhor defesa da competição, atrás apenas do Brasil e da Argentina. Mas a equipe segue com apenas uma vitória e perdeu sua invencibilidade ao ser derrotada pelo Brasil. Dessa forma, a seleção termina a Data-Fifa fora da zona de classificação para a Copa do Mundo.

Chile

Outra equipe que acumula empates nessas Eliminatórias. Além do já citado empate contra a Argentina, a equipe também não conseguiu vencer a Bolívia em casa (1 x 1). Dessa forma, os chilenos também perderam a oportunidade de entrar no bloco de classificação para a Copa do Mundo.

Bolívia

Conseguiu sua primeira vitória nas Eliminatórias, ao vencer a Venezuela pelo placar de 3 x 1. Com o já citado empate contra o Chile, os bolivianos diminuíram a diferença para os primeiros colocados.

Venezuela

Na penúltima posição, os venezuelanos terminam a rodada dupla com o pior ataque da competição, apenas três gols marcados. Dessa forma fica claro porque a equipe não está entre os primeiros colocados.

PUBLICIDADE

Peru

Apesar de ocupar a última posição das Eliminatórias, os peruanos conseguiram uma importante vitória fora de casa contra o Equador, conforme já citado. Com isso a seleção finalmente conseguiu sua primeira vitória. A esperança para seus torcedores é que esse desempenho se repita na próxima Data-Fifa.

Classificação Eliminatórias da Copa do Mundo

  1. Brasil – 18 pontos
  2. Argentina – 12 pontos
  3. Equador – 9 pontos
  4. Uruguai – 8 pontos
  5. Colômbia – 8 pontos
  6. Paraguai – 7 pontos
  7. Chile – 6 pontos
  8. Bolívia – 5 pontos
  9. Venezuela – 4 pontos
  10. Peru – 4 pontos

LEIA MAIS:

Neymar iguala Zico e Romário na artilharia do Brasil nas Eliminatórias; veja lista

Brasil vence, Tite evita polêmica, fala sobre prioridade e afirma: “Não sou hipócrita e não sou alienado”