Home Futebol Eurocopa: Holanda vence a Áustria e avança para as oitavas

Eurocopa: Holanda vence a Áustria e avança para as oitavas

Memphis Depay marcou de pênalti no primeiro tempo e Dumfries fechou a conta na metade da segunda etapa

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

A Holanda bateu a Áustria por 2 a 0 nesta quinta-feira (17), em jogo válido pela segunda rodada do grupo C da Eurocopa 2020. A vitória holandesa, que teve mais dedicação e inteligência do que criatividade, rendeu à seleção laranja a classificação para as oitavas do torneio.

PUBLICIDADE

À Áustria, o embate resultou na tensão de um jogo de vida ou morte na última rodada do grupo, em que, ao menos, joga pelo empate. A partida em questão é contra a Ucrânia, que tem os mesmos três pontos, na segunda-feira (21), as 13h.

Na mesma data e hora será disputada a última partida da Holanda na fase de grupos, contra a eliminada Macedônia do Norte.

PUBLICIDADE

Os gols de Holanda x Áustria

Os gols da partida foram anotados pelo atacante Memphis Depay e pelo ala Denzel Dumfries. O gol de Depay foi marcado logo aos 10 minutos do primeiro tempo. O camisa 10 cobrou pênalti sofrido por Dumfries e cometido por Alaba — e que só foi marcado por recomendação do VAR e revisão do árbitro no monitor.

Já o gol de Dumfries — o segundo dele na competição — saiu com 21 minutos do segundo tempo. O ala acompanhou a jogada que começou com o atacante Malen disparando nas costas da defesa e só precisou concluir o passe quando ambos estavam na frente do goleiro.

O primeiro tempo de Holanda x Áustria

O jogo começou bastante disputado. Com formações praticamente espelhadas (3 zagueiros, cinco homens no meio e dois no ataque), Holanda e Áustria batalharam por cada centímetro de espaço do campo, com muita intensidade.

Nessa “pegada”, Alaba, jogando como zagueiro, deu um bote seco em Dumfries. O juiz até deixou seguir, mas o VAR recomendou a revisão. Pênalti marcado e convertido por Memphis Depays aos nove minutos do primeiro tempo.

PUBLICIDADE

https://twitter.com/GolsBrasilTT/status/1405604499557957632

O gol abriu um pouco mais o campo, mas não diminuiu a intensidade do confronto, especialmente da marcação. Tanto que as chances na metade do período foram encontradas por meio de “escapadas” nas costas das linhas de defesa. Primeiro foi Depay, para a Holanda, depois Baumgartner, para a Áustria.

Conforme o relógio foi se aproximando dos 40 minutos, a dedicação defensiva cobrou seu preço, e o número de passes errados disparou. Para mudar o cenário, somente a inspiração individual, como a de Gregoritsch, que conseguiu escapar pela esquerda e finalizar com perigo contra o gol de Sketelenburg.

Dpois, foi a vez de Van Aanholt. O ala holandês primeiro deu um lançamento primoroso para Weghorst, que deixou Depay na cara de um gol sem goleiro. O camisa 10, inacreditavelmente, chutou por cima do travessão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Minutos depois, Van Aanholt fez outra jogada, dessa vez rasteira e dentro da área. A bola caiu no pé de Wijnaldum na marca do pênalti, que teve seu chute, que aumentaria a vantagem, travado pela defesa. O juíz apitou o fim do primeiro tempo minutos depois, para o alívio austríaco.

O segundo tempo de Holanda x Áustria

O segundo tempo recomeçou um pouco mais aberto, com a Holanda dando mais espaço para a criação da Áustria, mas também aproveitando os espaços deixados pelo avanço do adversário. Tanto que o primeiro saiu o primeiro escanteio do jogo, cobrado pelos austríacos aos sete minutos.

Quem se beneficiou dessa dinâmica foi o meia Frenkie De Jong, que teve mais espaço para carregar a bola e organizar o ataque holandês. Numa de suas projeções, armou um ataque que terminou no primeiro escanteio e na primeira grande chance da equipe na segunda etapa, com a cabeçada à queima roupa de De Ligt.

Vendo o adversário crescer, o técnico Franco Foda colocou Grillitsch e Kalajdzic em campo. De Boer respondeu com uma mexida tripla, promovendo as entradas de Aké, Wijndal e Malen.

PUBLICIDADE

Da para dizer que a intervenção do treinador holandês foi certeira. Depois de triangulação envolvendo Aké e Wijndal, a bola sobrou para Depay, que lançou Malen nas costas da defesa austríaca. O atacante do PSV disparou e, de cara com o goleiro, rolou para Dumfries, que acompanhava a jogada pela direita, só completar para o fundo das redes.

https://twitter.com/goleada_info/status/1405623714612404228

Como resposta, a Áustria se lançou para frente e quase conseguiu diminuir com um escanteio. Kalajdzic cabeceou, a bola entrou naquele bate-e-rebate perigoso e passou beijando a trave direita do gol da Holanda.

O ímpeto austríaco, no entanto, não se converteu em pressão, ainda que a equipe contasse com um Alaba adiantado como meia e comandando a organização ofensiva. O jogador, que vai atuar pelo Real Madrid após a Euro, até acertou um perigoso chute aos 35.

PUBLICIDADE

A equipe visitante até ocupou o campo de ataque e deu o seu all-in com as entradas de Onisiwo e Lienahrt, mas a situação nunca pareceu muito fora do controle dos donos da casa, que nos minutos finais sequer buscou o contra-ataque, optando por prender a bola na frente. Uma atitude madura de uma equipe madura. E classificada para as oitavas da Eurocopa 2020.

HOLANDA (3-5-2): Stekelenburg; , De Ligt, De Vrij, Blind (Aké); Dumfries, Frenkie De Jong, De Roon e Wijnaldum, e Van Aanholt (Wijndal); Depay (Luuk De Jong) e Weghorst (Malen). Técnico: Frank de Boer

ÁUSTRIA (3-1-4-2): Bachmann; Dragovic (Lienhart), Alaba e Hinteregger; Schlager; Lainer(Grillitsch), Ulmer, Laimer, e Sabitzer; Gregoritsch (Kalajdzic) e Baumgartner (Lázaro). Técnico: Franco Foda

LEIA MAIS

Euro: Bélgica quebra tabu e mantém marca contra a Dinamarca

PUBLICIDADE

Eurocopa: Ucrânia bate Macedônia e segue com chances

Cristiano Ronaldo é “barrado” antes de jogo da Euro; assista

Eurocopa: Holanda corta o segundo jogador em uma semana