Home Futebol Oficial: Barcelona anuncia retorno de Jordy Cruyff ao clube

Oficial: Barcelona anuncia retorno de Jordy Cruyff ao clube

Ex-jogador e com carreira vitoriosa à frente do Barça, Jordy Cruyff irá assumir cargo estratégico no clube

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

A primeira semana de junho vem sendo movimentada no Barcelona. Depois de anunciar as contratações de Agüero e Eric García, o Barça oficializou a contratação de Jordi Cruyff. A partir do dia 1º de agosto, o ex-jogador estará de volta ao clube. Mas apesar de estar trabalhando desde 2009 como treinador, o holandês não irá exercer esse cargo na Espanha, pelo menos não no momento. Conforme informação do próprio clube em seu site, Cruyff, que atualmente treinar o Shenzhen FC-CHI, irá assumir um cargo diretivo estratégico.  Inclusive, a equipe catalã agradeceu a colaboração do próprio clube chinês, com quem Jordi ainda tinha contrato vigente.

Conforme apurado pelo “Mundo Deportivo”, o ex-atleta terá um cargo de confiança junto ao presidente Joan Laporta, intermediando os contatos do dirigente com treinador e com o elenco. Além disso, ele deverá ser o braço-direito de Laporta em relação as contratações / dispensas de jogadores.

Carreira de Cruyff

Filho da lenda Johan Cruyff, Jordi atuou nas categorias de base do Ajax antes de se transferir para a base do Barcelona em 1988. No ano de 1992 ele chegou ao clube profissional, mas na equipe B do clube catalão. Já em 1994 ele foi promovido ao time principal, onde ficou até 1996.

PUBLICIDADE

Além do Barça, o holandês defendeu também as camisas do Manchester United, Celta de Vigo, Alavés, Espanyol, Metalurh Donetsk e Valletta, além de atuar nas seleções da Catalunha e Holanda.

Após sua aposentadoria, Jordi trabalhou como assistente e diretor de futebol do próprio Valletta, além do Lamarca e Maccabi Tel Aviv. Inclusive, nessa última equipe ele iniciou seu trabalho como treinador, passado em seguida pelo Chongqing Dangdai, seleção do Equador e mais recentemente o Shenzhen FC.

LEIA MAIS:

Mercado da bola: Barcelona anuncia lateral-direito brasileiro Emerson

Koeman deve permanecer mais uma temporada no Barcelona

PUBLICIDADE