Home Extra Messi faz golaço, mas Argentina apenas empata com Chile no Grupo A da Copa América

Messi faz golaço, mas Argentina apenas empata com Chile no Grupo A da Copa América

Messi fez um golaço e foi bem participativo, mas não foi o suficiente para garantir a vitória. Argentina e Chile empataram em suas estreias na Copa América

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Em jogo muito bem disputado no Estádio Nilton Santos, Argentina e Chile empataram por 1 a 1 no primeiro jogo do Grupo B da Copa América 2021.

PUBLICIDADE

A partida até começou equilibrada, mas a Argentina logo assumiu as ações tomou controle do jogo no primeiro tempo. Depois de oito finalizações, o gol saiu na reta final em cobrança de falta espetacular executada por Lionel Messi, deixando o goleiro Claudio Bravo sem chances de defesa.

Contudo, a segunda etapa foi diferente com amplo domínio da seleção chilena até conseguir marcar o gol de empate. Na cobrança de pênalti, Arturo Vidal bateu e parou na defesa do goleiro argentino Martínez. Na sobra, Eduardo Vargas aproveitou e testou para o gol.

PUBLICIDADE

No restante do tempo, a seleção argentina equilibrou novamente as ações e teve oportunidades claras de vencer com bastante pressão nos acréscimos, mas não conseguiu sair com a vitória do confronto.

Primeiro tempo

O jogo começou bem movimentado com as duas equipes buscando o caminho do gol através de jogadas bem trabalhadas e na velocidade. Nos primeiros minutos, o Chile esteve mais em cima, mas a Argentina acabou assumindo o protagonismo depois dos dez minutos iniciais.

Na primeira investida chilena do jogo, Mena fez lançamento nas costas de Palacios e o goleiro Emiliano Martínez saiu afastando de cabeça, mas a arbitragem assinalou impedimento.

Quando a Argentina esteve melhor, Lionel Messi teve sua primeira chance de marcar no lançamento de Parede para Tagliafico acionar o atacante do Barcelona pela esquerda. O chute de canhota foi para fora.

PUBLICIDADE

Aos 11′ foi a vez de Lautaro Martínez receber cruzameno de Lo Celso na grande área. O atacante chegou na bola na segunda trave mas acabou mandando por cima.

Quando a seleção chilena defendia, optava por uma linha de cinco para evitar as subidas de Montiel e Tagliafico. A partir da retomada da bola, mandava os atacantes da última linha para o campo de ataque rapidamente.

Um exemplo disso ocorreu aos 13 minutos quando Meneses arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para a grande área, mas o zagueiro Otamendi cortou no momento exato e evitou uma chance de muito perigo.

Aos 15′, a Argentina chegou novamente com duas conclusões do atacante Nicolás González. Tagliafico desceu pela esquerda e passou para Lo Celso acionar González que chutou firme e parou no goleiro Bravo. No lance seguinte, recebeu cruzamento pela esquerda e a bola passou muito perto.

PUBLICIDADE

Trabalhando muito bem na profundidade, a seleção argentina conseguiu finalizar cinco vezes em 20 minutos, enquanto o Chile estava zerada nas conclusões e cada vez maia recuada, apostando na velocidade de Eduardo Vargas que sempre buscava as costas da zaga nos contragolpes.

Algo que chamava bastante atenção era a liberdade na movimentação de González pelo corredor esquerdo, o que possibilitou a arrancada aos 23 minutos até ser parado por Isla perto da grande área. Na cobrança, Lionel Messi pegou forte demais na bola e o goleiro Martínez defendeu firme.

Na metade do primeiro tempo, os chilenos optaram por novamente adiantar a marcação, encontrando mais espaço no corredor esquerdo com Meneses, se livrando de Quarta para invadir a grande área e bater rasteiro.

Aos 29′, os argentinos responderam novamente na ligação direta de Emiliano Martínez até Lautaro ganhar a disputa de bola e entregar para Lo Celso na entrada da área, sendo derrubado por Pulgar.

PUBLICIDADE

Na cobrança de falta, Lionel Messi não desperdiçou e acertou o ângulo esquerdo num golaço indefensável para o goleiro Bravo, que chegou a tocar na bola mas não conseguiu espalmar. Aos 32′,a Argentina abriu o placar no Nilton Santos.

No último lance do primeiro tempo, os argentinos quase ampliaram em jogada muito bem trabalhada. Montiel executou um ótimo passe e Lautaro recebeu de primeira dentro da área, mas dominou mal e desperdiçou. O VAR chegou a analisar um possível penal no desvio de Maripán, mas o jogo prosseguiu.

Segundo tempo

Mesmo sem substituições, o Chile voltou para o segundo tempo mais competitivo e com passes mais verticais. A primeira chegada foi aos três minutos no lançamento de Aránguiz para Meneses, mas o atacante não dominou.

Aos sete minutos em saída de contra-ataque, Pulgar enfiou uma bola espetacular para Eduardo Vargas ficar no confronto 1v1 contra o goleiro Martínez nas costas de Otamendi. No rebote, Vidal se atirou na bola mas não conseguiu finalizar pois foi atingido por Tagliafico dentro da grande área.

PUBLICIDADE

Depois de uma longa conferência do VAR, o árbitro marcou pênalti. Arturo Vidal foi para a cobrança e parou no goleiro Emiliano Martínez que espalmou para a trave. No rebote, Eduardo Vargas testou firme de primeira para o gol e empatou o jogo, aos 11 do segundo tempo.

Os argentinos tentaram responder rapidamente na chegada de Tagliafico que acionou González dentro da área, mas a bola subiu e resvalou em Medel que jogou para escanteio. Messi tentou cobrar fechado, mas Bravo defendeu firme e armou o contra-ataque, interrompido por Palacios.

A primeira metade do segundo tempo foi dominado pelo Chile graças à mudança tática com Vidal jogando mais à frente junto de Eduardo Vargas enquanto Meneses e Palacios recuaram, formando o 4-4-2. Percebendo isso, Scaloni fez alterações com as entradas de Dí Maria e Palacios nos lugares de Lo Celso e Paredes.

Aos 25′, a Argentina construiu sua melhor chance do segundo tempo. Gozález fez a jogada perto da área e acionou Lionel Messi que ajeitou com a perna canhota e bateu rasteiro, parando na firma defesa do goleiro Bravo.

PUBLICIDADE

Em jogada muito bem trabalhada, a Argentina quase marcou o segundo gol aos 34′ em duas jogadas bem construídas por Lionel Messi, a partir dos 33′.

Na rápida troca de passes, Messi achou González dentro da área, mas o meia acabou desperdiçando. No lance seguinte, Messi fez o cruzamento certeiro na cabeça de Gozález que testou firme e por muito pouco não marcou em bola que saiu pelo lado.

Os minutos finais ficaram marcados pela pressão argentina que fez modificações pensando em conseguir a vitória. Aos 45′ do segundo tempo, Messi aproveitou levantamento pela direita e desviou de cabeça deslocando o goleiro Bravo, mas a defesa chilena conseguiu cortar.

Já nos acréscimos, De Paul cobrou falta pela direta perto da área mas a bola acabou sobrando para contra-ataque argentino, que acabou não rendendo em nada. No último lance do jogo após boa jogada de Correa pelo lado esquerdo, Roco deu carrinho na bola e jogou para escanteio, mas a cobrança foi cortada pela zaga chilena e o jogo terminou empatado.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA: ARGENTINA 1-1 CHILE

Data: 14/06/2021, 18:00
Estádio: Nilton Santos
Árbitro: Vilmar Roldan (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzman Bonilla, John Alexander Leon
VAR: Ospina Londoño

Gols: 1T 32′ Messi (Argentina); 2T 11′ Vargas (Chile);

Substituições – Argentina: Dí Maria (Lo Celso); Palacios (Paredes); Aguero (Lautaro Martínez); Joaquín Correa (Nicolás González); Molina Lucero (Montiel)

PUBLICIDADE

Substituições – Chile:  Brereton (Palacios); Pinares (Vargas); Roco (Medel); Alarcón (Vidal); Galdames (Meneses)

Argentina (4-3-3): Emiliano Martinez; Gonzlo Montiel, Martínez Quarta, Nicolás Otamendi, Tagliafico; Rodrigo De Paul, Paredes, Lo Celso; Messi, Lautaro Martínez, Nicolás González. Técnico: Lionel Scaloni

Chile (4-3-3): Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Mripán, Eugenio Mena; Arturo Vidal, Erick Pulgar, Charles Aránguiz; Jean Meneses, Carlos Palacios, Eduardo Vargas. Técnico: Martín Lasarte

LEIA MAIS

PUBLICIDADE