Home Futebol As piores campanhas do São Paulo até a 4ª rodada do Brasileirão

As piores campanhas do São Paulo até a 4ª rodada do Brasileirão

Em 2021, o São Paulo alcançou a marca negativa de uma das piores campanhas de sua história nas primeiras quatro rodadas dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro.

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O São Paulo é um dos maiores vencedores do Brasileirão. Com seis títulos — três deles conquistados já na era dos pontos corridos, e de maneira consecutiva — o tricolor paulista é um dos principais times do campeonato. Junto das conquistas, porém, convivem em sua história algumas das piores campanhas no início da competição.

PUBLICIDADE

A adição mais recente se deu ao fim da quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2021. Ao empatar com a Chapecoense, no Morumbi, o São Paulo somou apenas o seu segundo ponto na tabela. O número configura o pior início do clube no certame desde 2003, quando este se tornou um torneio de pontos corridos.

Curiosamente, a pontuação tirou do ano de 2008 a “liderança” das piores campanhas do São Paulo no começo do Campeonato Brasileiro. A edição, para quem não lembra, foi vencida pelo próprio Tricolor, que conseguiu o incrível e até então inédito tricampeonato consecutivo dentro da história do novo regulamento.

PUBLICIDADE

Completam o ranking as temporadas de 2003 e de 2009. Em ambas, o clube paulista somou cinco pontos nas primeiras quatro partidas. Em 2008, foram apenas três pontos no mesmo período. Abaixo, listamos em detalhes as campanhas de cada um desses jogos. Confira:

PUBLICIDADE

Piores campanhas do São Paulo até a 4ª rodada do Brasileirão

  1. 2021: 2 pontos
  2. 2008: 3 pontos
  3. 2003: 5 pontos
  4. 2009: 5 pontos

2021 (2 pontos)

1ª rodada: São Paulo 0 x 0 Fluminense
2ª rodada: Atlético-GO 2 x 0 São Paulo
3ª rodada: Atlético-MG 1 x 0 São Paulo
4ª rodada: São Paulo 1 x 1 Chapecoense

2008 (3 pontos)

1ª rodada: São Paulo 0–1 Grêmio
2ª rodada: Atlético PR 1 x 1 São Paulo
3ª rodada: São Paulo 1 x 1 Coritiba
4ª rodada: Santos 0 x 0 São Paulo

2003 (5 pontos)

1ª rodada: Juventude 2 x 2 São Paulo
2ª rodada: São Paulo 2 x 4 Cruzeiro
3ª rodada: Criciúma 1 x 1 São Paulo
4ª rodada: São Paulo 3 x 1 Fortaleza

2009 (5 pontos)

1ª rodada: Fluminense 1 x 0 São Paulo
2ª rodada: São Paulo 2 x 2 Paraná Atlético-PR
3ª rodada: Palmeiras 0 x 0 São Paulo
4ª rodada: São Paulo 3 x 0 Cruzeiro

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Daniel Alves detona arbitragem do jogo do São Paulo: “Tá de sacanagem”

Mercado da Bola: treinador especulado no Inter pode parar na Rússia