Home Futebol Seleção olímpica tem pré-lista com craques da seleção principal e diversos jogadores que atuam no Brasil, com destaque para Flamengo e Palmeiras

Seleção olímpica tem pré-lista com craques da seleção principal e diversos jogadores que atuam no Brasil, com destaque para Flamengo e Palmeiras

Por conta do protocolo dos Jogos Olímpicos, a CBF precisou enviar de forma antecipada uma lista com 50 nomes que podem representar o país em Tóquio

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Na próxima quinta-feira (17), o técnico André Jardine irá anunciar a convocação oficial para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Apenas 18 atletas serão convocados, mas seguindo o regulamento da competição, o treinador informou à organização uma lista com 50 nomes.  A ESPN Brasil teve acesso com exclusividade a esta lista e chama atenção a quantidade de atletas que estão defendendo a seleção principal na Copa América. Nada mais que 11 nomes são de jogadores que estão disputando a competição sul-americana.

PUBLICIDADE

Por outro lado, destaque também para o número de atletas que jogam no futebol brasileiro. Palmeiras e Flamengo, juntos, têm sete nomes nesta pré-lista.

Confira a pré-lista para os Jogos Olímpicos

Goleiros

Alisson (Liverpool)
Weverton (Palmeiras)
Santos (Athletico-PR)
Gabriel Brazão (Real Oviedo)
Brenno (Grêmio)
Ivan (Ponte Preta)
Cleiton (Red Bull Bragantino)

PUBLICIDADE

Zagueiros

Nino (Fluminense)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Ibañez (Roma)
Marquinhos (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)
Felipe (Atlético de Madrid)
Vitão (Shakhtar Donetsk)
Rodrigo Caio (Flamengo)
Luiz Felipe (Lazio)
Lucas Veríssimo (Benfica)

Laterais

Guilherme Arana (Atlético-MG)
Guga (Atlético-MG)
Gabriel Menino (Palmeiras)
Caio Henrique (Monaco)
Emerson (Barcelona)
Abner (Athletico-PR)
Dodô (Shakhtar Donetsk)

Meias

Bruno Guimarães (Lyon)
Gerson (Olympique de Marselha)
Claudinho (Red Bull Bragantino)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Maycon (Shakhtar Donetsk)
Patrick de Paula (Palmeiras)
Fernandinho (Manchester City)
Liziero (São Paulo)
Matheus Henrique (Grêmio)
Pedrinho (Benfica)
Paulinho (Bayer Leverkusen)
Reinier (Borussia Dortmund)
Alison (Santos)

Atacantes

Neymar (Paris Saint-Germain)
Richarlison (Everton)
Vinicius Jr (Real Madrid)
Gabigol (Flamengo)
Antony (Ajax)
Matheus Cunha (Hertha Berlim)
Yuri Alberto (Internacional)
David Neres (Ajax)
Malcom (Zenit)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Evanílson (Porto)
Pedro (Flamengo)

PUBLICIDADE

Jogadores com mais de 24 anos na lista

Alisson
Weverton
Santos
Marquinhos
Felipe
Rodrigo Caio
Fernandinho
Alison
Neymar
Gabigol

Mais informações da pré-lista da seleção olímpica brasileira

Um dos pontos principais é o fato dos Jogos Olímpicos não serem uma competição oficial da Fifa. Dessa forma, os clubes não são obrigados a cederem seus jogadores. E conforme publicamos recentemente no Torcedores.com, Neymar, Marquinhos e Weverton não devem ser liberados por PSG e Palmeiras, respectivamente.

É improvável que a lista final conte com os atletas que estão com Tite na Copa América. Dessa forma, não devemos ter na lista final de convocados para seleção brasileira os seguintes jogadores: Alisson, Emerson, Éder Militão, Felipe, Douglas Luiz, Richarlison, Vinicius Jr. e Gabigol.

Por outro lado, é bem provável que Jardine não tenha problemas para contar com os demais jogadores que atuam no Brasil. Inclusive alguns clubes poderão ter até dois jogadores convocados. A grande questão seria ter a liberação por parte dos clubes do exterior.

PUBLICIDADE

Um outro ponto de destaque é a quantidade de jogadores de defesa na acima da idade olímpica. Dos 10 atletas listados, oito exercem funções defensivas. São três goleiros, três zagueiros e dois volantes.

LEIA MAIS:

Seleção olímpica terá convocação definitiva no dia 17 de junho para os jogos olímpicos

Jogo coletivo foi o grande trunfo da Seleção Feminina na vitória sem sustos sobre a Rússia