Home Esportes Olímpicos Arthur Nory diz que teve depressão por críticas a racismo

Arthur Nory diz que teve depressão por críticas a racismo

Em conversa com jornalistas, o atleta justificou baixo rendimento a problemas envolvendo denúncia de racismo. Ele sofreu uma queda em apresentação neste sábado (24)

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O ginasta Arthur Nory desabafou após ser eliminado no primeiro dia da ginástica nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Bronze no Rio de Janeiro em 2016, desta vez sequer se classificou para a final das barras fixas, neste sábado (24), e se emocionou em entrevista para a TV Globo.

PUBLICIDADE

De acordo com Nory, as críticas em torno do caso de racismo denunciado no ano passado, pesaram no seu rendimento nos Jogos Olímpicos e o levaram a ter depressão e burnout: “Fico sempre acuado, pensando em colocar o sorriso no rosto, brigando comigo para isso. E nestes últimos anos vêm isso muito forte, e no momento que você desabafa, assume, vem muita paulada”.

Denúncia de racismo

O caso citado pelo ginasta aconteceu em 2015 e só tomou conhecimento do público em 2020, quando o ex-colega de Pinheiros, Ângelo Assumpção, denunciou falas e atos racistas de Arthur Nory e outros membros do clube. Em gravação, é possível escutar o atleta fazendo comparações preconceituosas sobre a cor da pele de Assumpção: “O saquinho do supermercado é branco. E o do lixo? É preto”, disse.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: