Home Esportes Olímpicos Atleta que compete em piscina não pode ficar muito tempo na água por conta de doença rara

Atleta que compete em piscina não pode ficar muito tempo na água por conta de doença rara

Atleta japonês Sho Sakai, dos saltos ornamentais, tem uma rara doença de pele, mas conseguiu competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O japonês Sho Sakai, de 28 anos de idade, vem se superando a cada dia para conseguir ser um atleta profissional. O auge da carreira foi conseguir participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

PUBLICIDADE

Competidor dos saltos ornamentais, Sakai tem uma rara doença de pele que não permite que ele fique muito tempo na água. Na verdade, ele pode ficar até, no máximo, 1 hora. Depois, é como se estivessem enfiando agulhas no seu corpo.

Sho Sakai descobriu que tem urticária colinérgica em 2010. E isso limita seu treinamento. Mesmo assim, o atleta marcou presença nos Jogos do Rio 2016 e, agora, na Olimpíada em casa.

PUBLICIDADE

Nos Jogos de Tóquio, na prova de trampolim 3m sincronizado, Sakai ficou na quinta colocação geral competindo ao lado do companheiro Ken Terauchi. Não deu para faturar medalha.

Tratamento e superação

O mergulhador japonês usa injeções e terapia de acupuntura para ajudar a tratar o problema, mas ele evita muita medicação para que não viole as regras antidoping do esporte.

Em entrevista ao “The Sun”, Sakai disse que os médicos o alertaram para esse problema e sugeriram que encerrasse a carreira de atleta dos saltos ornamentais.

“Um médico até me disse que meu corpo não era adequado para ter uma carreira de atleta”, contou o japonês.

PUBLICIDADE

“É como a dor aguda de uma agulha sendo enfiada na pele e, embora a temperatura corporal baixe e eu possa manter os sintomas sob controle, é impossível para mim, como atleta, fazer tudo isso em 1 hora”, continuou.

Segundo Sho Sakai, quando seu corpo começa a ficar dolorido, ele não consegue mais se concentrar. Por isso, a cada salto, ele precisa se enxugar de imediato.

“Saber da doença foi chocante. Foi difícil para eu aceitar que uma condição rara de pele na qual nunca tinha ouvido falar me fizesse parar de competir”, finalizou o competidor.

PUBLICIDADE

E MAIS

Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista

Iraniano medalha de ouro no tiro esportivo é acusado de ser terrorista em seu país

Chinês fatura ouro no levantamento de peso usando uma técnica nunca vista antes