Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Em fase de ajustes financeiros, Barcelona recebe importante aval de agência de crédito

Diretoria do Barcelona vem trabalhando para equilibrar as contas do clube

Flavio Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução / Twitter oficial Barcelona

Não é só no Brasil que os times de futebol convivem com problemas financeiros. Em abril deste ano, quando assumiu o Barcelona, Joan Laporta encontrou uma dívida bruta de quase 1,2 bilhão de euros (cerca de R$ 7,8 milhões). Isso explica por que o Barça segue com contratações mais modestas, optando por assinar com jogadores livres no mercado. Mas nesta quarta-feira (28), o clube divulgou em seu site uma importante notícia.

A agência Fitch, uma das maiores do mundo em avaliação de crédito, classificou a equipe catalão com um triplo B negativa estável da agência. Essa pontuação é atribuída às empresas que são satisfatórias no momento da classificação. Com este rating negativo estável BBB, o Barcelona consegue um importante aval no seu projeto financeiro. Mas vale ressaltar que os dirigentes entendem que mais reajustes serão necessários. O foco do clube vem sendo organizar seu plano de viabilidade financeira e também seu plano estratégico.

Mais informações do Barcelona

Essa notícia pode alterar o planejamento da equipe catalã para a temporada 2021-22. Isso porque esse aval de crédito pode fazer com que o Barcelona possa negociar empréstimos com bancos. Dessa forma, o clube poderia investir em contratações.

Mas vale citar que por hora a situação ainda é de contenção de gastos. Além disso, ainda existe a pendência envolvendo Lionel Messi, que segue sem contrato. A questão fiscal era apontada como entrave, só que esse aval da Fitch pode favorecer também na questão com o craque argentino.

LEIA MAIS:

Mercado da Bola: Barcelona entra na briga com o Tottenham por zagueiro argentino da Atalanta

Mercado da bola: Técnico do Barcelona, Koeman impede duas contratações