Home Futebol Botafogo: Relembre as estreias de Enderson Moreira nos clubes onde passou

Botafogo: Relembre as estreias de Enderson Moreira nos clubes onde passou

Enderson Moreira tem no currículo dois títulos da Série B do Campeonato Brasileiro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o Botafogo enfrenta o Confiança, neste sábado, às 16h, em Sergipe, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em primeiro lugar, o confronto marca início do trabalho de Enderson Moreira no clube da Estrela Solitária.

PUBLICIDADE

Enderson Moreira chega ao Botafogo, aos 49 anos, após acumular experiência em clubes como Cruzeiro, Ipatinga, América-MG, Internacional, Fluminense, Goiás, Grêmio, Santos, Athletico Paranaense, Fluminense, Bahia, Ceará e Fortaleza.

Nesse ínterim, o treinador venceu duas vezes a Série B do Brasileirão. Em 2012, conquistou a competição pelo Goiás. Cinco anos depois, conduziu o América-MG ao título. Ou seja, Enderson Moreira conhece o caminho que volta à elite do futebol nacional.

PUBLICIDADE

Antes de mais nada, o lastro na competição motivou o presidente Durcesio Mello a apostar na sua contratação. Ele chega, inclusive, para o lugar de Marcelo Chamusca que foi demitido na última semana após uma sequência de maus resultados na segundona.

Por isso, o Torcedores.com levantou o retrospecto de Enderson Moreira nos clubes por onde passou. A reportagem levou em consideração somente os trabalhos à frente de equipes profissionais. Confira o desempenho do novo comandante alvinegro!

30/01/2011: Grêmio x Internacional (Campeonato Gaúcho)

Enderson Moreira, então técnico da equipe sub-20, assumiu interinamente o comando da equipe após a demissão de Celso Roth. Logo na sua estreia, ele comandou o colorado em um Grenal. Apesar da boa atuação, o Internacional perdeu o clássico por 1 a 0.

07/10/2011: Goiás x Criciúma (Campeonato Brasileiro Série B)

Foi contratado com a missão de livrar o Goiás do rebaixamento na Série B. E conseguiu! Enderson Moreira estreou com uma vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma. O resultado positivo foi fundamental para a permanência do clube na segundona.

PUBLICIDADE

26/01/2014: Grêmio x Aimoré (Campeonato Gaúcho)

Após três temporadas no Goiás, Enderson Moreira foi contratado pelo Grêmio. Apesar da demissão devido aos maus resultados na Série A do Brasileirão, o treinador iniciou seu trabalho à frente do tricolor com uma goleada por 4 a 0 sobre o Aimoré pelo Gaúchão.

06/09/2014: Santos x Vitória (Campeonato Brasileiro)

Antes de tudo, Enderson Moreira foi contratado para substituir Oswaldo de Oliveira. O experiente treinador foi demitido após entrar em rota de colisão com a diretoria do Santos. Logo de cara, o time derrotou por 3 a 1 o Vitória-BA na estreia do novo treinador alvinegro.

22/03/2015: Athletico Paranaense x Nacional (Campeonato Paranaense)

O técnico foi contratado para substituir Claudinei Oliveira. Porém, ficou menos de dois meses no cargo e foi demitido devido a campanha irregular no Campeonato Paranaense. Estrou no Furacão com uma goleada por 7 a 0 sobre o Nacional.

25/05/2015: Fluminense x Corinthians (Campeonato Brasileiro)

Antes de mais nada, Enderson Moreira foi o terceiro técnico contratado pelo Fluminense em 2015. Chegou nas Laranjeiras após as demissões de Cristóvão Borges e Ricardo Drubscky. No seu primeiro jogo, o time tricolor empatou em 0 a 0 com o Corinthians.

PUBLICIDADE

25/07/2016: Flamengo x América-MG (Campeonato Brasileiro)

De antemão, é bom ressaltar que Enderson Moreira conquistou pelo América-MG a Série B do Campeonato Brasileiro de 2017. Um ano antes, porém, o início do seu trabalho no clube mineiro ficou marcada pela derrota por 2 a 1 para o Flamengo na Série A.

2018: Bahia x Ceará (Copa do Nordeste)

Após duas temporadas à frente do América-MG, Enderson Moreira foi contratado pelo Bahia. Foi, portanto, seu primeiro trabalho à frente de uma equipe do Nordeste. Na estreia, um 0 a 0 sem emoção com o Ceará pela Copa do Nordeste.

28/04/2019: Ceará x CSA (Campeonato Brasileiro)

Antecipadamente, Enderson Moreira foi contratado para o lugar de Lisca Doido após o Ceará ver o rival Fortaleza faturar o Campeonato Cearense. Ele saiu vitorioso na primeira vez que comandou o Vozão. Afinal, o time goleou por 4 a 0 o CSA na Série A do Brasileirão.

26/07/2020: Cruzeiro x URT (Campeonato Mineiro)

Antes de mais nada, Enderson Moreira foi o segundo técnico a comandar o Cruzeiro após a queda para a Série B. Apesar da estreia ter sido marcada por uma vitória por 3 a 0 sobre a URT no Estadual, ele não resistiu aos maus resultados do time na segundona e foi demitido. 

PUBLICIDADE

09/01/2021: Fortaleza x Grêmio (Campeonato Brasileiro)

Antes de mais nada, Enderson Moreira foi o segundo técnico após o fim da ‘era’ Rogério Ceni no Fortaleza. Na primeira vez que comandou o Tricolor de Aço, ele saiu de campo com um empate. O time tropeçou em casa diante do Grêmio. Um 0 a 0 sem graça pelo Brasileirão.

LEIA MAIS: 

Goiás: Relembre as estreias de Marcelo Cabo nos clubes onde passou 

Vasco: Relembre as estreias de Lisca nos clubes por onde passou 

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Enderson Moreira, novo técnico do Botafogo