Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Final da NBA entre Bucks e Suns terá confronto entre amigos de infância

Chris Paul e PJ Tucker, veteranos da liga, são amigos de infância do estado da Carolina do Norte e se enfrentam na final da NBA 2021 entre Bucks e Suns

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: Pool/Getty Images

A Final da NBA 2021, entre Milwaukee Bucks e Phoenix Suns, está repleta de histórias. Há a busca do primeiro título do Suns, da consagração de Giannis Antetokounmpo…e do confronto entre Chris Paul e PJ Tucker, amigos de infância e ex-companheiros de equipe.

Nascidos no estado da Carolina do Norte, Paul e Tucker cresceram em Winston-Salem e Raleigh, respectivamente, cidades a menos de duas horas de carro uma da outra. “Basqueteiros” desde muito jovens, se enfrentaram ali pelos 10 anos de idade no AAUU, o basquete colegial dos EUA. E formaram uma bela amizade.

Adversários na infância, quase foram companheiros na juventude. Por muito pouco, PJ Tucker não ingressou na mesma universidade de Chris Paul, a Wake Forest, localizada na mesma Winston-Salem do armador. “Tuck”, no entanto, foi parar na Universidade do Texas, em Austin.

A maior distância não impediu que ambos mantivessem uma boa relação. Segundo Paul, suas famílias são próximas e a dupla se conhece muito bem. Até porque, já veteranos, conseguiram, enfim, ser colegas de equipe.

Chris Paul foi decisivo para ida de PJ Tucker para o Rockets

 

Em 2017, Chris Paul foi envolvido numa troca entre LA Clippers e Houston Rockets, e foi parar na franquia texana. Ao mesmo tempo, PJ Tucker se tornava agente livre após curta passagem pelo Toronto Raptors. Considerado um cara bom de grupo e um defensor de elite, o ala-pivô interessava o Rockets, mas faltava espaço no teto salarial — quer dizer, faltaria, não fosse por “CP3”.

Como ainda tinha contrato vigente quando foi trocado, Paul podia optar por manter os valores e cláusulas em Houston. Isso significaria menos dinheiro para o armador, mas também a possibilidade de trazer seu “parça” de tantos anos.

A negociação aconteceu, os amigos se juntaram à James Harden e o resto é história. O Rockets chegou à final de conferência naquela temporada, depois às semis no ano seguinte. Em ambas as ocasiões, o time foi eliminado pelo Golden State Warriors.

Os “fracassos” — se é que ser eliminado por Steph Curry, Kevin Durant e cia pode ser assim consideraram — começaram a estremecer a franquia. Os resultados não seguraram mais a má relação entre Chris Paul e James Harden, e o primeiro foi trocado para o Oklahoma City Thunder para, no ano seguinte, ir parar no Phoenix Suns.

A “pá de cal” se deu na temporada 2020-221, com a saída de Harden para o Brooklyn Nets, o que forçou uma reconstrução no Texas e a subsequente troca de PJ Tucker, que buscava uma equipe competitiva para seus anos finais de carreira, para o Milwaukee Bucks.

Chris Paul e PJ Tucker se enfrentam na final da NBA 2021

“Realocados”, Chris Paul e PJ Tucker tiveram grande sucesso em suas novas equipes e alcançaram suas primeiras NBA Finals. CP3 liderou a jovem e promissora equipe do Suns, enquanto Tuck se tornou titular e peça fundamental para o sistema defensivo do Bucks.

Seus bons desempenhos podem ser vistos em suas expressivas estatísticas nos playoffs deste ano. Paul tem média de 18 pontos, 8,7 assistências e 40% de aproveitamento nos arremessos de três pontos. PJ, por sua vez, tem 5,2 rebotes, 29,4% de aproveitamento nas bolas de 3 e um plus-minus de 5,8, este o maior de sua carreira em jogos de pós-temporada.

As finais da NBA 2021 começam nesta terça (6), as 22h, com transmissão na TV fechada, na ESPN. O jogo 7 (se houver), acontece no dia 22 de julho.

LEIA MAIS

Eliminado, Harden verá ex-Rockets serem campeões da NBA antes dele

James Harden é criticado por ex-companheiros de Houston Rockets: “Desrespeito começou muito antes”

Jogador dos Clippers é suspenso por uma partida pela NBA por causa de empurrão

Chris Paul: o caminho, o presente, e o futuro