Home Futebol Southgate exorciza “fantasmas” para chegar à sua primeira final com a Inglaterra

Southgate exorciza “fantasmas” para chegar à sua primeira final com a Inglaterra

Enquanto jogador, técnico da seleção inglesa perdeu pênalti decisivo em semifinal da Eurocopa de 1996

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

A campanha da seleção da Inglaterra na Eurocopa tem sido motivo de orgulho do país. A equipe, afinal, chegou em sua primeira final de torneio em 51 anos, a ser disputada no “coração” do futebol inglês, o estádio de Wembley, justamente o palco da última decisão inglesa, a Copa do Mundo de 1966.

PUBLICIDADE

Entre ciclos, coincidências e emoções, a caminhada do English Team tem sido bastante simbólica para uma pessoa em especial, o técnico Gareth Southgate. Mais do que comprovação de seu bom trabalho no comando da Inglaterra, a disputa da final — que acontece domingo (11), as 16h — acerta algumas “pendências” do técnico com o futebol de seu país.

Foi Southgate que, em 1996, perdeu a cobrança decisiva da disputa de pênaltis da semifinal da Eurocopa daquele ano e que culminou na eliminação da Inglaterra pela Alemanha. Desde então, o ex-zagueiro e atual manager parece determinado a pagar pelo seu erro passado.

PUBLICIDADE

Southgate “exorcizou seus fantasmas” na Euro 2020

Nesse sentido, a Euro 2020 tem sido simbólica para o treinador. Primeiro porque a seleção inglesa bateu a seleção alemã, a algoz de 96, nas quartas de final. Depois, passou pela “barreira” das semifinais, que segurou a equipe não só em 1996 como nas Copas do Mundo de 1990 e de 2018.

Em 90, inclusive, também foi a Alemanha, no caso a Ocidental, a responsável pela queda, e também nos pênaltis. Já em 2018 a Croácia foi o grande algoz e, veja só, também foi derrotada na atual edição da Eurocopa pela Inglaterra.

Ainda que tenha exorcizado seus “fantasmas”, Gareth Southgate ainda não terminou seu trabalho, ou melhor, sua missão: trazer, enfim, o futebol de volta para a casa

LEIA MAIS

Final da Euro: Itália nunca perdeu para a Inglaterra em jogos de Copas

PUBLICIDADE

Euro: como a Sampdoria dos anos 90 ajuda a explicar o sucesso da Itália

Finais da Euro e da Copa América reforçam “renascimento” do Campeonato Italiano

Euro: antes reserva, Chiesa se consolida como herói da Itália