Home Futebol Jardine justifica ausência de Lyanco e opção por convocar Ricardo Graça

Jardine justifica ausência de Lyanco e opção por convocar Ricardo Graça

Devido a lesão de Gabriel Magalhães, André Jardine optou por convocar o zagueiro do Vasco para disputar as Olimpíadas de Tóquio

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta sexta-feira (9), André Jardine participou de entrevista coletiva virtual na CBF. Dentre vários assuntos abordados, chamou atenção o fato de Ricardo Graça, zagueiro do Vasco, ter sido convocado para substituir Gabriel Magalhães, atleta do Arsenal. Existia a expectativa de que Lyanco pudesse ser convocado em seu lugar.

PUBLICIDADE

Jardine detalhou a situação, explicando os problemas de liberação por parte do Torino.

A situação do Lyanco envolve muito o Torino, que foi um clube que nesse processo olímpico, especialmente no Pré-Olímpico, dificultou bastante as situações, inclusive do Lyanco. A liberação dele foi muito discutida, foi muito difícil para o Pré-Olímpico. Ele também vinha de lesão, mas acredito que ele teria condições de se recuperar a tempo. Já naquele momento o Torino foi duro e não cedeu em momento nenhum. O Brenner, que é um zagueiro também do Torino, sempre esteve no nosso radar, mas sempre envolveu essa dificuldade com o clube, que é natural em alguns clubes. Infelizmente, eles não valorizam as Olimpíadas. Claro que estamos sempre avaliando as posturas dos jogadores em todos os cenários. Não só no campo, são só tecnicamente, mas tudo que envolve a postura que a gente acredita ser a ideal de um jogador para a Seleção. A gente leva tudo em consideração”.

PUBLICIDADE

Escolha por Ricardo Graça

Por outro lado, o treinador da seleção olímpica deixou claro os motivos que o fizeram convocar o zagueiro do Vasco.

“É uma felicidade poder premiar um jogador que foi em com a gente no Pré-Olímpico. Foi acionado talvez no período mais crítico da competição, no jogo mais importante que a gente teve, diante do nosso maior adversário, em um clássico que valia muito para a gente, e de uma grande resposta. Mostrou personalidade, se adaptou muito rápido à nossa maneira de jogar, é muito querido por todos os atletas. A convocação dele premia o trabalho que ele teve aqui com a gente, mas também o trabalho dele no Vasco. É um jogador que não tem sido titular o tempo todo, mas joga muito bem quando acionado. A gente nunca deixou de prestar atenção nele, e foi com muita satisfação que a gente o convocou. Temos certeza que vai dar conta do recado mais uma vez.”

Opção de Jardine por Bruno Fuchs

“Mesmo sabendo que ele vem desse tempo inativo, nós apostamos muito. E no caso dele, ele foi um jogador que já foi para a Europa negociando sua liberação para as Olimpíadas. Isso foi muito importante. Quando tivemos a possibilidade de convocar mais quatro jogadores, também tínhamos que agir rápido, sem muito tempo para negociações, e os jogadores que já tinham essa situação acordada, ajudaram. No caso do Fuchs, a gente pensa que vamos conseguir condicionar ele, já que foi um jogador que chegou rapidamente. Vamos ter 20 dias até a estreia, e acreditamos que vamos poder condicionar muito bem, porque é um jogador muito inteligente, com condição técnica muito grande, e a gente fica muito satisfeito com o quarteto de zagueiros que convocamos.”

Mais informações da seleção olímpica brasileira

Neste sábado (10), Jardine e os 18 atletas que estão com a delegação irão viajar para a Sérvia. Após mudança na logística o país foi escolhido para terminar a preparação para as Olimpíadas. Está prevista a realização de um amistoso contra os Emirados Árabes no dia 15. Em seguida, o próximo compromisso já será contra a Alemanha, no dia 22, na estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Goleiro Santos mira o ouro olímpico, mas admite que sonha com vaga na Copa do Mundo

Olimpíadas: Devido a pico de casos de Covid-19, COI irá vetar presença de público na competição