Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: Devido a pico de casos de Covid-19, COI irá vetar presença de público na competição

Olimpíadas: Devido a pico de casos de Covid-19, COI irá vetar presença de público na competição

Japão vive um estado de emergência por conta do Covid-19 e entidade irá proibir que torcedores estejam presentes nos Jogos Olímpicos

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Faltando duas semanas para o início das Olimpíadas, o Comitê Olímpico Internacional (COI), em conjunto com os responsáveis no Japão, deverá realizar um importante anúncio nesta quinta-feira (8). Conforme informação do Sports Illustrated, a decisão será para minimizar o crescente número de casos positivos do Covid-19,

PUBLICIDADE

Parecer do governo japonês sobre a presença de público nas Olimpíadas

O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga informou que o Japão irá entrar em estado de emergência a partir da próxima segunda-feira (12), sendo encerrado no dia 22 de agosto. Dessa forma, os Jogos Olímpicos serão realizados inteiramente sob medidas emergenciais. Os Jogos Paralímpicos começam em 24 de agosto.

“Levando em consideração o impacto da cepa delta e para evitar que o ressurgimento de infecções se espalhe por todo o país, precisamos intensificar as medidas de prevenção do vírus”, disse Suga.

PUBLICIDADE

Suga, que há muito favorecia os fãs, sugeriu uma Olimpíada sem torcedores ao anunciar o estado de emergência.

Já disse que não hesitarei em não ter espectadores”, acrescentou.

Teremos que considerar a opção de não haver espectadores”, disse o ministro olímpico Tamayo Marukawa, em discurso de abertura com o COI e outros, durante as reuniões para discutir a proibição de torcedores.

Medidas de contenção do Covid-19 no Japão

O principal foco da emergência é a solicitação de fechamento de bares, restaurantes e karaokês que servem bebidas alcoólicas.

PUBLICIDADE

Como impedir que as pessoas que estão aproveitando as Olimpíadas saiam para beber é uma questão importante”, disse a ministra da Saúde, Norihisa Tamura.

O atual estado de emergência termina no domingo. Tóquio relatou 896 novos casos na quinta-feira. É o 19º dia consecutivo em que os casos ultrapassaram a marca estabelecida sete dias antes. Os novos casos na quarta-feira chegaram a 920, o maior total desde 1.010 registrados em 13 de maio.

O aumento nas infecções também forçou o governo da cidade de Tóquio a retirar o revezamento da tocha olímpica das ruas das capitais. Dessa forma, a autorização foi apenas da circulação nas ilhas remotas na costa de Tóquio. Não está claro como a tocha entrará no estádio para a cerimônia de abertura.

O Dr. Shigeru Omi, um importante consultor médico do governo, falou sobre esta questã0.

PUBLICIDADE

As infecções estão em sua fase de expansão e todos neste país devem entender firmemente a seriedade disso.”

Possível prejuízo para a organização

A atmosfera sem fãs pode incluir a cerimônia de abertura no Estádio Nacional de US $ 1,4 bilhão. Importante citar que este é o evento mais assistido durante as Olimpíadas.

As Olimpíadas estão avançando contra a maioria dos conselhos médicos. Parte disso porque o adiamento paralisou o fluxo de receita do COI. Ela obtém quase 75% de sua receita com a venda de direitos de transmissão, e as estimativas sugerem que ela perderia de US $ 3 bilhões a US $ 4 bilhões se as Olimpíadas fossem canceladas.

LEIA MAIS:

Seleção olímpica: Gabriel Magalhães sofre lesão e está fora das Olimpíadas

PUBLICIDADE

Olimpíadas: 5 atletas pra ficar de olho em Tóquio